O que esperar após o diagnóstico de câncer em seu pet

Published by
min read

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

O diagnóstico de câncer em seu pet pode ser assustador, esmagador e devastador. Seu veterinário entende essas emoções, bem como suas preocupações com o futuro e a ansiedade que você pode sentir em relação às opções de tratamento. A boa notícia é que os avanços na oncologia veterinária resultam na remissão do câncer para muitos animais de estimação e melhoram sua qualidade e quantidade de vida. Se o amigo peludo da sua família foi diagnosticado com câncer, este artigo pode ajudá-lo a percorrer essa jornada

Diagnóstico de câncer em animais de estimação

Para confirmar se o seu animal de estimação tem câncer, o veterinário avaliará a saúde geral dele e fará alguns testes. Os exames preliminares geralmente incluem exames de sangue e urina, avaliação microscópica de células ou amostras de tumores e estudos de imagem, como radiografias (raios X) e ultrassonografias abdominais. Esses exames fornecem informações básicas sobre a saúde do seu animal de estimação e ajudam a determinar se há câncer, o tipo de câncer e se ele se espalhou para outros órgãos. Essas informações permitem que o veterinário, ou um veterinário especializado em oncologia, forneça um prognóstico e recomende o tratamento.

Médico realizando um exame de ultrassom em um cão

Tratamento do câncer em animais de estimação

As opções disponíveis para o tratamento do câncer em animais de estimação são muito parecidas com os tratamentos de câncer para humanos. A principal diferença é que os animais de estimação tendem a ter menos efeitos colaterais negativos com a quimioterapia: Eles raramente ficam enjoados ou perdem o cabelo. É provável que seu animal de estimação tenha mais chances de sobreviver se você seguir o plano de tratamento estabelecido pelo veterinário, que pode incluir uma ou mais das seguintes terapias.

Cirurgia

A cirurgia é usada para remover tumores cancerígenos e pode ser curativa em alguns tipos de câncer, como na remoção completa de um tumor de mastócitos de baixo grau. A cirurgia também pode ser usada em conjunto com outros tratamentos para remover completamente o câncer do corpo do seu animal de estimação.

Quimioterapia

Esse método utiliza medicamentos para matar as células cancerígenas e faz parte da maioria dos planos de tratamento do câncer. Os medicamentos quimioterápicos podem ser tomados por via oral em forma de pílula ou administrados por via intravenosa por um profissional veterinário.

Radiação

A radiação é usada para reduzir os tumores antes da cirurgia, matar as células cancerígenas deixadas para trás após a cirurgia e retardar o crescimento do câncer em partes do corpo onde a cirurgia não é possível - no nariz, por exemplo. Os animais de estimação geralmente precisam de várias doses de radiação.

Imunoterapia

A imunoterapia utiliza uma vacina para estimular o sistema imunológico do animal de estimação a combater as células cancerígenas. Essa terapia é usada no melanoma canino e está sendo explorada como uma opção para tratar o osteossarcoma.

Cuidados paliativos

O câncer em animais de estimação nem sempre pode ser curado. Os cuidados paliativos se concentram em maximizar a qualidade de vida de seu animal de estimação durante o tempo que ele tem. Isso pode envolver o controle da dor, a minimização da náusea e a ajuda para que você entenda quando é hora de dizer adeus. A cirurgia paliativa pode ser usada para interromper a dor, especialmente em cães diagnosticados com câncer ósseo. Além disso, é importante conversar com seu veterinário sobre a nutrição e a alimentação sugeridas durante a fase paliativa. O lado bom é que os cuidados paliativos podem, muitas vezes, proporcionar semanas ou meses de tempo de qualidade e sem dor com seu animal de estimação, o que, de outra forma, você não teria - e isso é realmente precioso.

O que esperar quando seu animal de estimação tem câncer

Dependendo do tipo de câncer do seu animal de estimação, da saúde geral, da idade e dos tratamentos que ele está recebendo, pode haver algumas mudanças em casa. Por exemplo:

  • Se o seu animal de estimação tiver sido submetido a uma cirurgia, ele precisará de tempo e cuidados em casa para se recuperar.
  • Seu animal de estimação pode dormir mais e comer menos se tiver um tipo de câncer que cause perda de apetite ou de energia. Não o force a se exercitar e deixe-o autorregular sua atividade. Se você tiver um cão, continue a levá-lo para fora diariamente para tomar ar fresco e sol. Se o seu animal de estimação não estiver comendo, o veterinário poderá prescrever um estimulante de apetite ou mudar a alimentação dele.
  • Se o seu animal de estimação tiver câncer no cérebro, você poderá notar mudanças na cognição, como a perda de comportamentos aprendidos. Ele também pode desenvolver convulsões, que precisarão ser controladas com medicamentos.
  • O câncer ou os tratamentos contra o câncer podem, às vezes, causar problemas de controle da urina ou do intestino, exigindo intervalos mais frequentes para usar o penico ou fraldas.
  • Espere visitas frequentes ao veterinário. Se o seu animal de estimação estiver recebendo tratamento, o veterinário precisará fazer exames adicionais durante e após o tratamento para avaliar se ele está funcionando bem.

Quando seu animal de estimação está sob cuidados paliativos, pode ser difícil saber quando ele precisa de intervenção veterinária e quando é hora de dizer adeus.

O diagnóstico de câncer em um animal de estimação pode ser assustador, mas seu veterinário está aqui para ajudá-lo a navegar pelo processo. O luto também é uma parte normal do tratamento do câncer em animais de estimação. Se estiver com dificuldades, considere a possibilidade de procurar um terapeuta licenciado para ajudá-lo a lidar com a situação, de modo que possa aproveitar ao máximo o tempo que lhe resta com seu precioso amigo.

Related Articles

Related products