Um gato frenético, o Balinês também é amável e vai ficar sentado tranquilo no colo do dono, ronronando e recebendo carinho.
O Balinês Em um olhar
O Balinês vai transformar qualquer coisa alta no seu próprio poleiro especial; sua figura esbelta oculta a força de um saltador poderoso.
Faixa de peso:
Macho: grande: >5,5 kgs.
Fêmea: médio: 3,5-5,5 kgs.
Cor do olho:
Azul
Expectativas:
Faixa de Longevidade: 8-13 anos .
Necessidades Sociais/ de Atenção: Moderada
Tendência de Perder Pelo: Moderada
Pelagem:
Tamanho: Longa
Características: Sedosa, Lisa
Cores: Frost, Azul, Chocolate, Foca (Seal), Creme, Vermelho, Lilás, Fulvo (Fawn)
Padrão: Points (pontas coloridas)
Menos Alergênico: Não
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Alta
Reconhecimento de clubes:
Reconhecimento de Associações de Gatos:
CFA, ACFA , FIFe, TICA
Prevalência: Rara
O gracioso Balinês é um gato de porte médio com corpo comprido e tubular. Ele é definitivamente um gato esbelto com ossos finos, porém, não parece ser emaciado.
A cabeça é um triângulo comprido definido e as orelhas são bem distantes uma da outra que parecem continuar esse triângulo. Os olhos azuis profundo, oblíquos e as cores mais escuras nas extremidades, cauda, orelhas e rosto da raça dão ao Balinês um visual próprio todo especial.
O pelo do Balinês não é muito longo mas médio em extensão. Você consegue ver a extensão melhor ao olhar o pelo da cauda. A pelagem é bem macia e sedosa não tendo subpelagem.
Personalidade:
O Balinês é um gato ativo e vocal condizente com um descendente de Siamês. Árvores e poleiros altos para gatos são equipamentos necessários quando você convive com um Balinês. Se não forem providenciados, o Balinês vai transformar qualquer coisa alta no seu próprio poleiro especial; sua figura esbelta oculta a força de um saltador poderoso. Você poderá vê-lo pular sem dificuldades em cima da geladeira, estantes e até mesmo no topo de portas.
Convivência:
O Balinês é esbelto e tem estrutura óssea fina. Devido a essa constituição física, deve-se tomar cuidado para que ele não fique obeso. Se dado espaço suficiente para exercitar, o Balinês vai conseguir evitar ganhar peso em excesso.
O Balinês é frenético, porém um gato amável. Ele fica sentado tranquilo no colo do dono, ronronando e recebendo carinho. Eles são companhias amáveis.
História:
A raça Siamês (Balinês) sempre foi popular. No começo dos anos 50, alguns criadores de Siameses (Balineses) nos Estados Unidos descobriram que eles estavam vendo filhotes mais fofos do que um Siamês deveria ser. Eles sabiam que nenhuma outra raça foi inserida no programa de procriação e que o programa era irretocável, mesmo assim eles ainda viam filhotes com pelo que era longo demais para atender o padrão do Siamês. Apesar da beleza desses gatos ser reconhecida, esses filhotes eram tidos como animais de estimação ao invés de animais de cativeiro.
No entanto, dois criadores de Siameses, Helen Smith em Nova Iorque e Marion Dorsey na Califórnia, se apaixonaram pelo visual de pelo longo do Siamês (Balinês?) e achavam que esses gatos deveriam continuar a ser cruzados. Quando os criadores viram que ninhadas de pelo longo foram produzidas ao cruzar os gatos de pelo longo entre si, eles decidiram promover esses gatos como uma raça separada. Eles começaram a promover entregando esses filhotes a outros criadores que tinham interesses parecidos em mente.
Originalmente, o pensamento era nomear essa raça de “Siamês de Pelo Longo”, mas os criadores de Siameses se opuseram. Como o movimento naturalmente gracioso dessa raça fazia as pessoas lembrarem dos movimentos dos Dançarinos do Templo de Bali, o nome da raça se tornou Balinês.