Até o menor ruído de uma embalagem pode fazer os gatos correrem para a cozinha em busca de um petisco saboroso. Mas será que gatos podem comer queijo? Vamos te contar se gatos e queijo combinam.

Gatos e queijo: é uma boa ideia?

Gatos podem comer queijo? De acordo com especialistas, sim, mas com moderação. Se você der queijo ao seu gato, ofereça apenas um pequeno pedaço, do tamanho de um dado, ocasionalmente. Por exemplo, você pode limitar a ingestão de queijo apenas para quando precisar dar um comprimido.

No entanto, embora muitos gatos tolerem pequenas porções de queijo, se o seu gato tiver alergia ou intolerância à lactose, mesmo uma pequena quantidade de queijo pode causar danos significativos ao seu sistema digestivo.

Intolerância à lactose e alergia a laticínios em gatos

Apesar do mito de que os gatos adoram leite, a maioria não digere bem os laticínios. A Escola de Medicina Veterinária da Universidade Cornell enfatiza que muitos gatos são intolerantes à lactose e podem apresentar problemas gastrointestinais (como inchaço, diarreia, constipação e vômito) se consumirem laticínios.

Gatos com alergia a laticínios também podem reagir mal até mesmo a um pequeno pedaço de queijo. (Embora os gatos geralmente não tenham muitas alergias alimentares, as mais comuns são a laticínios, peixes e carne vermelha.) Assim como os gatos com intolerância à lactose, se o seu gato tem alergia a laticínios, comer queijo pode causar problemas digestivos e até enfraquecer o sistema imunológico.

Sinais comuns de que seu gato pode ter alergia a laticínios após consumir esses produtos incluem:

  • Vômito

  • Diarreia

  • Gases

  • Coceira ou manchas vermelhas na pele

  • Queda de pelo

Se o seu gato apresentar esses ou outros sinais incomuns, entre em contato com o veterinário o mais rápido possível para agendar uma consulta.

Quando você deve evitar queijo?

De acordo com o Cummings Center for Veterinary Medicine da Universidade Tufts, você deve evitar dar queijo ao seu gato se ele precisar reduzir a ingestão de sal ou se tiver algum problema cardíaco. Além do queijo, se o seu gato estiver seguindo uma dieta com baixo teor de sódio, ele deve evitar frios, fast food, batatas fritas e pão em qualquer circunstância.

Preste atenção especial às calorias.

gato come queijo

As calorias diárias provenientes de petiscos ou alimentos que não fazem parte da dieta regular do seu gato, conforme recomendado pelo veterinário, não devem exceder 8 a 10% da ingestão diária total. Por exemplo, o queijo, um alimento popular entre os humanos, pode ser excessivamente calórico. De fato, dar a um gato de cerca de 4,5 kg um cubo de 28 g de queijo cheddar equivale a uma pessoa comer dois cheeseburgers e meio de uma só vez.

Qual é a melhor estratégia para donos de gatos? Evitar dar muitos petiscos e, em vez disso, dar-lhes muito carinho e amor.

Tipos de Queijo: Os Bons e os Ruins

Se você quiser dar ao seu gato um pedacinho de queijo como um agrado ocasional, algumas variedades são melhores do que outras:

  • Cheddar: O queijo cheddar é um dos mais populares, um queijo semiduro que não contém muita lactose. No entanto, isso não significa que seu gato deva comer grandes quantidades desse tipo de queijo, pois pode causar desconforto intestinal.
  • Suíço: O queijo suíço, um dos favoritos entre os amantes de sanduíches, é considerado um queijo saudável para humanos porque é rico em proteínas e pobre em sódio e gordura. Assim como o cheddar, embora contenha pequenas quantidades de lactose, também pode causar problemas digestivos.
  • : Muitas pessoas já flagraram seus animais de estimação com o focinho na caixa de pizza. Mas será que todo esse queijo derretido faz bem para o seu gato? Não necessariamente. Queijos macios, como a mussarela, sejam cozidos ou crus, representam um risco à saúde dos gatos, pois contêm muita lactose. Queijo cottage e cream cheese apresentam riscos semelhantes, portanto, devem ser evitados.
  • Brie: O brie, feito com leite cru, é um queijo macio popular que pode conter Salmonella e Listeriose, patógenos que causam doenças graves. Outros queijos macios feitos com leite cru que devem ser evitados incluem o queijo azul e o Camembert
  • Queijo Azul: Você sabe o que deixa o queijo azul? Mofo. Esse tipo de queijo, incluindo o Stilton, é feito com culturas do fungo Penicillium, que pode ser tóxico para animais de estimação. Por esse motivo, evite dar ao seu gato esses tipos de queijo mofado.

Não se engane!

Dar um pouco de queijo ao seu gato de vez em quando não deve ser um problema, mas pergunte ao seu veterinário se é uma opção saudável para ele. Se você der queijo ao seu gato, faça isso apenas ocasionalmente e em pequenas quantidades. Assim, será motivo de comemoração!