Um gato de aparência moderada sem extremos, o amável Chantilly aprecia a sua companhia, ele a prefere ao invés de ficar sozinho. Também conhecido com Tiffany.
O Chantilly Em um olhar
O Chantilly deve ser cuidado diariamente para manter o pelo solto de sua pelagem e evitar nós e emaranhamentos.
Faixa de peso:
Macho: médio: 3,6-5,44 kgs.
Fêmea: médio: 3,5-5,5 kgs.
Cor do olho:
Ouro
Expectativas:
Faixa de Longevidade: 7-12 anos.
Necessidades Sociais/ de Atenção: Moderada
Tendência de Perder Pelo: Altah
Pelagem:
Tamanho: Média
Características: Sedosa
Cores: Preto, Azul, Chocolate, Lilás, Prata, Champagne, Platinum, Fulvo (Fawn)
Padrão: Cor Sólidar
Menos Alergênico: Nãoo
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Moderada, Altah
Reconhecimento de clubes:
Reconhecimento de Associações de Gatos:
ACFA
Prevalência: Rara
O Chantilly é um gato de porte médio. Ele tem aparência moderada sem extremos. A cabeça é larga, cunha modificada com maçã do rosto alta. As orelhas são bem espaçadas de porte médio, com pelo longo saindo de dentro.
Os olhos do Chantilly são de alguma forma ovais sendo posicionados em um ângulo. A cor dos olhos é dourada e se intensifica com a idade do gato.
Embora seja considerado de pelo longo, o pelo é semi longo, com pouca ou sem subpelagem. Essa pelagem lhe dá aparência de um gato de pelo longo, mas sem o efeito drapeado visto em outros gatos de pelo longo. A pelagem é ser macia e sedosa.
Personalidade:
O Chantilly é uma companhia devota e prefere companhia a ficar sozinho. Embora o Chantilly não seja exigente, ele vai “gorjear” e “falar” como se tivesse tendo uma conversa. Essa raça é carinhosa, com temperamento dócil.
Convivência:
O Chantilly deve ter a sua nutrição controlada para ter certeza de que não ficará muito acima do peso ou fora de condição. A pelagem de pelo semi longo pode facilmente esconder o começo de uma protuberância na barriga.
O Chantilly deve ter espaço para correr e brincar. Exercícios interativos também devem fazer parte de sua rotina diária. Esses gatos são apegados a pessoas e adoram brincar com elas.
Apesar do Chantilly possuir pouca ou nenhuma subpelagem, ele deve ser cuidado diariamente para manter o pelo solto de sua pelagem. Até mesmo esse tipo de pelo poderá formar nós ou emaranhar facilmente se negligenciado.
História:
Costuma-se acreditar que o amável Chantilly é um Burmês de pelo semi longo, apesar de não ser. A raça começou com um par de gatos cor chocolate de origem desconhecida. Hoje, se permite o intercruzamento com várias outras raças, porém o intercruzamento com o Burmês é estritamente proibido.
A primeira ninhada de gatos Chantilly nasceu em 1969 em Nova Iorque. Gostou-se tanto da raça que logo se deu início a programas de cruzamento adicionais de gatos Chantilly na Flórida e no Canadá.
Inicialmente, o Chantilly foi registrado com o termo “estrangeiro de pelo longo” mas os criadores sentiram que esse nome não era apropriado para um nome de raça. Então a raça foi chamada “Tiffany” e registrada como tal. No entanto, em um cartório de registro de gatos Britânico chamado GCCF, uma raça que é o cruzamento entre um Persa Chinchila e um Burmês já se chamava “Tiffanie”, Para evitar confusão, esse gato foi então renomeado como "Chantilly” e agora é geralmente referido como "Chantilly/Tiffany."