Informações e Traços de Personalidade do Gato Chartreux

 

Um gato companheiro prazeroso, o Chartreux é uma boa combinação para pessoas sozinhas já que ele brinca de vez em quando e se sente confortável sozinho ou com seu dono.

 

O Chartreux Em um olhar
The Chartreaux Cat Breed

O Chartreux requer escovação diária para evitar nós, principalmente quando as estações estão mudando.

Faixa de peso:

Macho: grande: >5,5 kgs
Fêmea: grande: >5,5 kgs.

Cor do olho:

Ouro, Cobre, Laranja

Expectativas:

Faixa de Longevidade: 8-13 anos.
Necessidades Sociais/ de Atenção: Moderada
Tendência de Perder Pelo: Moderada

Pelagem::

Tamanho: Média
Características: Lanoso
Cores: Azul
Menos Alergênico: Não
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Moderada

Reconhecimento de clubes:

Reconhecimento de Associações de Gatos:
CFA, TICA

O Chartreux é um gato de porte médio. Ele é extremamente musculoso e possui estrutura óssea forte. Ele possui aparência robusta e arredondada. Os machos são maiores do que as fêmeas..

Como um gato poderoso, todos os componentes devem ser bem desenvolvidos. Ele tem a caixa torácica larga, pescoço musculoso, mandíbulas forte e focinho bem desenvolvido. As pernas são relativamente finas porém fortes. Ele parece ser aquilo para o que foi originalmente programado, um gato feito para manter os roedores foram do celeiro e da casa.

A pelagem do Chartreux é espessa e densa. Ela fica muita mais longa e mais espessa durante o inverno. A textura da sua pelagem é relativamente sólida já que é para a proteção do gato.

Personalidade:

O Chartreux é um gato bastante prazeroso de se ter como companhia. Ele é calmo e pacato. O Chartreux é um gato amável, fervorosamente fiel e vai se apegar a todos os seus membros da família.

Embora o Chartreux ame brincar, ele não precisa de horas de atenção. Se ele estiver afim de brincar, ele vai trazer um brinquedo para alguém. O Chartreux também brinca bem sozinho. Ele é um bom companheiro para pessoas sozinhas já que ele brinca de vez em quando e se sente confortável sozinho ou com seu dono.

Convivência:

O Chartreux é um gato robusto e musculoso por isso sua nutrição deve ser controlada cuidadosamente. Apesar da estrutura óssea forte e da musculatura da raça, deve-se manter o peso ideal não devendo sair da sua forma.

O Chartreux vai brincar quando ele quer e vai encontrar um brinquedo ou vai criar um com qualquer coisa que encontre caso não tenha um brinquedo para gatos. Poderão ser necessários jogos interativos para mantê-lo em boa forma e ter certeza de que recebe quantidade adequada de exercício. O Chartreux gosta de jogos de caça onde ele consegue demonstrar a sua herança.

Escovação diária é importante para o Chartreux, principalmente durante a mudança de estações do ano quando a pelagem engrossa ou afina. Até mesmo esse gato de pelo curto pode ter nós se não for escovado regularmente.

História:

O Chartreux possui histórico religioso. Esse lindo gato azul foi provavelmente levado para a França do oriente médio no século XVI. Os Chartreux foram ativamente procriados por monges cartusianos perto de Paris e eram provavelmente gatos de trabalho.

Iniciou-se um programa de criação em cativeiro na França no final dos anos 20, que resultou em um gato Azul de Pelo Curto forte e saudável com um rosto adorável e um corpo forte. O Chartreux foi importado para a Grã-Bretanha, não apenas para cruzar com gatos da própria raça, mas também aperfeiçoar o corpo, o tipo e cor de pelagem do Inglês de Pelo Curto.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Chartreux foi quase aniquilado. Através do trabalho de criadores dedicados, ele foi trazido de volta como uma raça saudável e viável, apesar de ainda ser relativamente rara.

Artigos Relacionados