Informações e Traços de Personalidade do Gato Cymric

 

Um gato dócil, naturalmente sem cauda, o Cymric ama brincar e requer cuidados pessoais diários de sua pelagem dupla.

O Cymric Em um olhar
The Cymric Cat Breed

O Cymric possui um andar particular e parece uma bola quando está correndo pela a sala.

Faixa de peso:

Macho: grande: >5,5 kgs.
Fêmea: médio: 3,5-5,5 kgs.

Cor do olho:

Âmbar, Cobre, Verde, Avelã, Laranja, Amarelo

Expectativas:

Faixa de Longevidade: 9-13 anos.
Necessidades Sociais/ de Atenção: Moderada
Tendência de Perder Pelo: Alta

Pelagem:

Tamanho: Longa
Características: Lisa
Cores: Branco, Azul, Vermelho, Creme, Prateada, Escame de Tartaruga (Tortoiseshell), Azul Creme, Marrom
Padrão: Cor Sólida, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Bicolor, Tricolor/Cálico, Rajado, Ticking (marcação salpicada), Fumaça (Smoke), Sombreado (Shaded)
Menos Alergênico: Não
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Alta

Reconhecimento de clubes:

Reconhecimento de Associações de Gatos:
ACFA , TICA
Prevalência: Rara

O Cymric é um gato de porte médio, porém robusto e estrutura óssea forte O Cymric pode parecer maior do que realmente é ou você não vai conseguir perceber o quão pesado ele pode ficar quando está completamente maduro.

O Cymric é um gato arredondado com cabeça redonda, olhos redondos, arredondamento na base dos bigodes e base da calda redonda. A maneira como as orelhas se dispõem forma um formato de diamante quando vistas por trás. A sua extremidade traseira é mais alta do que a dianteira, que fica aparente quando ele está de pé.

Nem todos os os Cymric são completamente sem cauda. Não dá para sentir protuberância em um Cymric completamente sem cauda. Esses gatos são chamados de Rumpy/ies. Alguns Cymric são chamados de Stumpy/ies (toco de uma cauda pequena) pois esses gatos possuem um toco de cauda bem pequeno. Outros são chamados de rumpy riser/s (Pequeno relevo na base da cauda) quando sua mão desce pela base da cauda fazendo a pequena cauda levantar. À medida que o rumpy riser envelhece, a sua pequena cauda poderá ficar coberta por um coxim adiposo que não mais se levantará quando tocado. Alguns filhotes de Cymric nascem com caudas inteiras e alguns nascem com a metade da calda.

O Cymric possui pelo longo e pelagem dupla, o que o torna espesso e denso.

Personalidade:

O Cymric é um gato sossegado e dócil. Eles não se aborrecem com nada o que acontece no seu mundo. Eles são companhias amáveis e adoram pessoas.

Convivência:

Os gatos Cymric devem ter sua nutrição rigorosamente controlada para mantê-los em boas condições. Eles tendem a ter grande apetite podendo ficar acima do peso de maneira até rápida.

Apesar de ser meio sossegado, os gatos Cymric amam correr e brincar. Eles têm andar peculiar e parecem uma bola de boliche correndo pela casa toda.

A pelagem dupla deve ser cuidada diariamente. Uma boa escovação é importante para manter a pelagem macia pois a subpelagem se acumulará com o tempo se a escovação for negligenciada. Deve-se prestar atenção especial durante a temporada de soltura de pelos devido à espessura da pelagem.

História:

Os gatos Cymric são um Manx de pelo longo. O Manx é uma das raças de gato mais antiga conhecidas. Muitas lendas maravilhosas cercam a origem dessa raça. A mais interessante, porém a menos geneticamente precisa, é que o Manx estava tirando um soneca quando Noé convocou todos os animais para a arca. O gato despertou justo no momento em que Noé estava fechando a porta da arca. O gato conseguiu entrar na arca a tempo, mas Noé fechou a porta acidentalmente na cauda do gato, a cortando por inteiro. Outra lenda conta que o gato veio de um dos navios da Armada Espanhola que afundou na costa de Ilha de Man em 1588.

A origem verdadeira do Manx provavelmente tem mais a ver com navios comerciais que iam da Fenícia para o Japão. Talvez esses navegantes selecionaram alguns gatos japoneses com cauda em formato de saca-rolhas durante a jornada, os trazendo ao navio como caçadores de ratos ao invés de importá-los como uma nova raça de gato.

O primeiro Manx campeão recebeu o nome de Bonhaki. Esse rajado-prata alcançou essa honra em Londres por volta de 1900. O Manx tem sido criado nos Estados Unidos desde o começo dos anos 30 e o primeiro Manx Grande Campeão dos Estados Unidos foi coroado em 1951.

Os primeiros gatos Cymric foram relatados no Canadá nos anos 60. Alguns cartórios ainda os chamam de Manx de pelo longo; outros deram um nome de raça separado de Cymric, tirado da palavra celta para o galês.

Artigos Relacionados