Informações e Traços de Personalidade do Gato Exotic

 

Um gato divertido e fascinante, o Exotic não liga para mudanças na rotina e é de modo geral amigável com toda e qualquer pessoa.

O Exotic Em um olhar

The Exotic Cat Breed

O Exotic é uma raça de aparência extrema com pernas curtas, cauda curta, olhos grandes e redondos e pelagem exótica.

Faixa de peso:

Macho: grande: >5,5 kgs.
Fêmea: médio: 3,5-5,5 kgs.

Cor do olho:

Azul, Cobre, Avelã, Olho Ímpar

Expectativas:

Faixa de Longevidade: 8-10 anos.
Necessidades Sociais/ de Atenção: Moderada
Tendência de Perder Pelo: Alta

Pelagem:

Tamanho: Média, Longa
Características: Lisat
Cores: Branco, Vermelho, Creme, Preto, Azul, Chocolate, Lilás, Prata, Dourado, Cameo, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Azul Creme, Marrom, Lilás Creme, Cálico
Padrão: Cor sólida, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Bicolor, Tricolor/Cálico, Rajado, Fumaça (Smoke), Sombreado (Shaded), Points (pontas coloridas)
Menos Alergênico: Não
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Alta

Reconhecimento de clubes:

Reconhecimento de Associações de Gatos:
CFA, ACFA , FIFe, TICA
Prevalência: Comum

No geral, o Exotic é um gato de porte médio apesar de ser massivo e ter estrutura óssea forte. Ele tem caixa torácica larga e pode parecer maior do que realmente é.

O Exotic é uma raça de visual extremo. O corpo é pequeno porém bastante espesso com pernas espessas, pescoço curto e espesso. A estrutura óssea é forte mas a cauda é pequena e as orelhas são pequenas. A cabeça é redonda com olhos grandes e redondos. Quando visualizado de perfil, o rosto é achatado com o nariz mudando de direção, dessa forma, grande parte do couro do nariz é vista.

A pelagem do Exotic é espessa e felpuda. A pelagem parece meio fofa pois a subpelagem é muita espessa.

Personalidade:

O Exotic é um gato sossegado que apresenta surtos de atividade de filhote. Ele vai dormir sob o sol quando de repente surta, correndo e rolando pela casa toda.

O Exotic vai se espreguiçar próximo a você, dormir na sua cama e até mesmo sentar no seu colo quando ele estiver afim. Ele não liga para mudanças na rotina e é de modo geral amigável com toda e qualquer pessoa.

Convivência:

O Exotic precisa ter sua nutrição controlada se for para ficar em boas condições. Como a raça não é conhecida por seu alto nível de exercício, deve-se prestar atenção tanto na sua nutrição quanto em sua atividade física.

O Exotic precisa mesmo se exercitar para ficar em sua melhor condição. Os gatos Exotic gostam de brincar com o seu dono e vai brincar com brinquedos interativos, perseguir bolas e atacar ratos de pelúcia com catnip, mas pode ser que você precise incentivá-lo a se exercitar diariamente.

A pelagem do Exotic, tanto a variedade de pelo longo quanto de pelo curto, requer atenção diária. Ele deve ser penteado e escovado para manter a sua pelagem solta e remover a subpelagem. Se esses cuidados pessoais forem ignorados, a pelagem logo começará a se amontoar e pentear se tornará difícil. Além disso, o rosto achatado deve ser cuidadosamente higienizado já que marcas de lágrimas podem se depositar em seu rosto.

História:

A beleza do Persa tem por muito tempo encantado as pessoas, mas os cuidados com o Persa de pelo longo podem ser desmotivadores assim como demorados. Por isso, muitas pessoas desejavam ter uma versão de pelo curto do Persa que fosse mais fácil de cuidar ao mesmo tempo que mantivesse o visual extremo do popular Persa.

Para esse fim, um programa de procriação em cativeiro começou nos Estados Unidos nos anos 60. Para alcançar esse fim, o Persa foi cruzado com um Americano de Pelo Curto e, ocasionalmente, com o Burmês. O resultado desse programa de procriação foi o Exotic, que era exatamente o que os criadores previram.

Também existe a versão de pelo longo do Exotic, mas de modo geral a pelagem não é tão longa quanto a pelagem do Persa.

O Exotic pode ser conhecido como Exotic Shorthair (Exotic de Pelo Curto) ou Longhaired Exotic (Exotic de Pelo Longo), dependendo de onde ele foi registrado.

Artigos Relacionados