Um gato esperto e dócil, o Bobtail Japonês se sente mais feliz no meio de pessoas e apresenta uma voz suave e melosa que ganha o coração de quem ouve.
O Bobtail Japonês é inteligente o suficiente para aprender o próprio nome e responder por ele.
Faixa de peso:
Macho: médio: 3,6-5,44 kgs.
Fêmea: pequena: <3,62 kgs.
Cor do olho:
Âmbar, Ciano, Azul, Cobre, Verde, Ouro, Avelã, Olho Ímpar, Laranja, Amarelo
Expectativas:
Faixa de Longevidade: 9-13 anos.
Necessidades Sociais/ de Atenção: Alta
Tendência de Perder Pelo: Baixa
Pelagem:
Tamanho: Curta, Média, Longa
Características: Sedosa, Lisa
Cores: Branco, Preto, Vermelho, Marrom, Azul, Creme, Mi-Kê, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Prata, Escama de Tartaruga Diluída (Dilute Tortoiseshell)
Padrão: Cor Sólida, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Bicolor, Tricolor/Cálico, Rajado, Ticking (marcação salpicada), Fumaça (Smoke), Sombreado (Shaded)
Menos Alergênico: Não
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Baixa, moderada
Reconhecimento de clubes:
Reconhecimento de Associações de Gatos:
CFA, ACFA , FIFe, TICA
Prevalência: Rara
O Bobtail Japonês é um gato de porte médio que possui as variedades pelo curto e pelo longo. Os machos são maiores do que as fêmeas. Eles são gatos compridos e esbeltos com músculos altamente desenvolvidos que lhes permitem saltar a grandes alturas.
A cabeça do Bobtail é um triângulo equilátero com as orelhas altas apontando para cima e ligeiramente inclinadas para frente. A maçã do rosto é bem visível. Os olhos são arredondados quando vistos de frente, porém oblíquos quando vistos lateralmente. O nariz possui uma pequena ranhura. As pernas traseiras do bobtail são maiores do que as pernas dianteiras, mas ele se mantém em uma postura nivelada. A sua pequena cauda naturalmente torcida, é tão única quanto uma impressão digital, não existindo duas iguais. Essa cauda é inteira e completa com todas as vertebras encontradas na cauda dos gatos de cauda longa. Em suma, a cauda é menor do que de outras raças, porém ainda pode ser vista. A torção da cauda faz o pelo na cauda se espalhar ou se destacar criando um visual parecido com a cauda do coelho. No Bobtail Japonês de pelo longo, o comprimento extra do pelo na cauda pode fazer a cauda emplumar..
A pelagem do Bobtail Japonês é macia e sedosa com pouca subpelagem. O Bobtail de pelo curto possui pelagem curta e o Bobtail de pelo longo possui pelo maior do que o de pelo curto, mas ainda assim médio em comprimento. O tamanho do pelo no pelo longo tende a ser mais aparente na parte posterior das pernas onde o pelo forma “um calção” em volta do pescoço, da barriga e da cauda.
Personalidade:
O Bobtail Japonês é uma raça ativa, dócil, amável e extremamente inteligente. Eles adoram estar com pessoas e parecem brincar eternamente. Eles aprendem o próprio nome e respondem por ele. Eles trazem brinquedos para as pessoas e brincam de buscar com um brinquedo favorito por horas. Os Bobtails são sociáveis e se sentem melhor na companhia de pessoas. Eles tomam conta da casa e não ficam intimidados. Se houver um cachorro na casa, os Bobtails assumem que os Bobtails estão no comando. Embora eles se relacionem bem com outras raças de gatos, ele preferem a companhia de outros Bobtails. Eles tem sido chamados de irmandade por fazerem amizades duradouras com os companheiros de ninhada.
Os gatos Bobtail Japonês nunca superaram ser adorados pela família Imperial Japonesa e julgam que tudo na casa automaticamente pertence a eles. Eles possuem uma voz doce e melódica e tendem a usar sua voz musical para persuadir as pessoas a fazer todos os seus desejos.
Convivência:
Conviver com um Bobtail Japonês é fácil. Eles se adaptam bem a uma rotina desde que tenham um momento para brincar e tempo para serem mimados por seu dono. Embora não sejam gatos de colo, eles querem ficar por perto, sentarão próximo a você e dormirão na sua cama próximo a você. Por conseguirem pular alto, eles precisam de alguns poleiros para se exercitar. Eles gostam de brinquedos interativos como varinhas de plumas e saltarão alto para pegá-las.
De modo geral, os gatos Bobtail Japonês se exercitam o suficiente para se manter no peso ideal. Eles amam petiscos, seja petiscos para gatos ou belisco na comida para pessoas, é fácil agradá-los com alimentos ao ponto de ganharem peso.
História:
O Bobtail Japonês é conhecido no Japão desde o século 6. O Templo de Gotokuji e o Templo de Niko ainda exibem xilogravuras e pinturas japonesas da Antiguidade que retratam o amor do povo japonês por seu especial gato de cauda torta. O Bobtail Japonês é considerado uma raça que ocorreu naturalmente e não foi assertivamente criada.
O Bobtail Japonês foi originalmente mantido por pessoas que tinham campos de bicho-da-seda pois a raça foi considerada inestimável graças ao seu expertise em controle de roedores. No entanto, a família Imperial adorava tanto o Bobtail Japonês que foram concedidos aos gatos todos os privilégios das classes dominantes, eram paparicados e honrados igual a realeza. Existe uma lenda em que um dos grandes imperadores achou o Bobtail Japonês um gato tão amável que decretou que somente ele poderia se apoderar e criar esses gatos. Quando ele fazia um pronunciamento público no Jardim Imperial, ele trazia os seus gatos Bobtail Japonês com coleiras vermelhas de seda.
O Bobtail é considerado um gato da sorte e ter um assegura prosperidade e felicidade. O Bobtail Japonês tricolor, ou Mi-Kê (pronuncia-se “mi kei”), é a cor mais sortuda desse lindo gato, provavelmente por que a maioria dos gatos tricolores é fêmea e, por isso, produzem mais belos gatos Bobtail Japonês. A estátua japonesa de um gato com a pata para cima chama-se Maneki Neko ou gato que acena, e é uma interpretação artística do Bobtail. Essas estátuas são comumente encontradas em lojas japonesas onde acredita-se que elas atraem pessoas boas.