Informações e Traços de Personalidade do Gato Maine Coon

 

Um gato dócil e temperamental, o Maine Coon é extremamente adaptável a qualquer ambiente e apresenta uma pelagem densa, porém sedosa.


Maine Coon Em um olhar
The Maine Coon Cat Breed

O gato Maine Coon é considerado a única raça de pelo longo nativa dos EUA.

Faixa de peso:

Macho: grande: >5,5 kgs.
Fêmea: médio: 3,5-5,5 kgs.

Cor do olho:

Cobre, Verde, Ouro, Olho Ímpar

Expectativas:

Faixa de Longevidade: 9-13 anos.
Necessidades Sociais/ de Atenção: Moderada, Alta
Tendência de Perder Pelo: Alta

Pelagem::

Tamanho: Longa
Características: Lisa
Cores: Branco, Preto, Azul, Vermelho, Creme, Marrom, Prata, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Azul Creme, Dourado
Padrão: Cor sólida, Escama de Tartaruga (Tortoiseshell), Bicolor, Tricolor/Cálico, Rajado, Fumaça (Smoke), Sombreado (Shaded)
Menos Alergênico: Não
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Alta

Reconhecimento de clubes:

Reconhecimento de Associações de Gatos:
CFA, ACFA , FIFe, TICA
Prevalência: Comum

O Maine Coon é médio a grande sendo os machos maiores que as fêmeas. O corpo é comprido e retangular e a cauda também é comprida. Por essas razões, ele pode aparentar ser muito maior do que ele é.

O Maine Coon é um gato musculoso com estrutura óssea forte. Originalmente ele era um gato para ambientes externos e posteriormente se tornou uma raça de trabalho que matinha os celeiros e casas livres de roedores. A cabeça é grande com orelhas altas. O perfil exibe um pequena ranhura debaixo dos grandes olhos. A caixa torácica é larga e as pernas são espessas.

A pelagem do Maine Coon é densa porém sedosa. Uma características interessante é que a pelagem é esvoaçada e drapeja mais na barriga e atrás das pernas (calções) mas é mais curta nos ombros.

Personalidade:

Apesar do seu tamanho e história, o gato Maine Coon tem temperamento dócil e gentil. Ele adora os seus donos e se adapta a qualquer ambiente desde que lhe seja dado um bom espaço para se exercitar. Quando corre, ele pode pode parecer escandaloso, mas sua baixa e suave voz reafirma que esse leão é na verdade um cordeiro.

Convivência:

A nutrição do Maine Coon deve ser cuidadosamente controlada. Essa raça tem a tendência de ficar fraca ou acima do peso se não monitorada cuidadosamente.

O Maine Coon deve se exercitar adequadamente. Deve-se providenciar árvores e poleiros para gatos e ele precisa de espaço suficiente para correr. Ele ama jogos interativos, ela vai brincar com todos os membros da família. Sendo um gato grande e pesado, ele pode tropeçar nas coisas sem querer.

O Maine Coon precisa de atenção diária. Ele deve ser escovado para assegurar que seu pelo não emaranhe e deve também ser penteado para suavizar a sua pelagem. De modo geral, é fácil dar esses cuidados se ele for treinado desde muito novo que essas atividades são divertidas.

História:

O Maine Coon é considerado a única raça de pelo longo nativa dos Estados Unidos. Essa raça provavelmente foi introduzida por marinheiros que navegaram até a Nova Inglaterra. Os gatos que eles levaram em seus navios muito provavelmente abandonaram o navio em definitivo e ou saíram para um pequeno passeio na margem, cruzaram com os gatos nativos existentes e por fim criaram sua própria raça.

A carreira em concursos de beleza do gato Maine Coon começou em Nova Iorque em 1895 quando o prêmio de melhor gato foi dado a um Maine Coon rajado chamado Leo. Leo continuou ganhando os concursos de beleza para gatos de Boston até 1900 quando foi derrotado pelo próprio filho.

Após esse episódio, começou o love affair pelo Persa e o gato Maine Coon caiu para segundo lugar em popularidade. O posicionamento mudou novamente no passado recente e o Maine Coon é agora mais uma vez o “Gato da América.”

Artigos Relacionados