Um gato ativo e brincalhão, o Somali é super sociável e gosta de interagir com pessoas e outros gatos.
No geral os Somalis são ativos o suficiente para manter o peso sob controle se dado espaço suficiente para saltar e escalar.
Faixa de peso:
Macho: médio: 3,6-5,44 kgs.
Fêmea: médio: 3,5-5,5 kgs.
Cor do olho:
Verde, Ouro
Expectativas:
Faixa de Longevidade: 9-13 anos.
Necessidades Sociais/ de Atenção: Moderada, Alta
Tendência de Perder Pelo: Moderada, Alta
Pelagem:
Tamanho: Longa
Características: Macia
Cores: Vermelho, Lebre (Ruddy), Fulvo (Fawn), Canela (Sorrel)
Padrão: Ticking (marcação salpicada)
Menos Alergênico: Não
Necessidades de Cuidado Pessoal Geral: Moderada, Alta
Reconhecimento de clubes:
Reconhecimento de Associações de Gatos:
CFA, ACFA , TICA
O Somali é um gato de porte médio com corpo comprido e musculosos harmoniosamente desenvolvidos.
O Somali tem um visual moderado em todos os aspectos com partes planas macias em sua cabeça. Ele possui uma pequena ranhura em sua cabeça triangular. Suas orelhas levemente inclinadas para frente lhe dá um ar de alerta e vigilância como se ele estivesse prestando atenção a tudo. Os olhos, que parecem grande no rosto, mostram um ar de alerta e inteligência inerente à raça.
A pelagem no Somali é cheia com tufos exagerados de pelo nas orelhas. O pelo é macio sem ser lanoso e a cauda é fofa como a cauda de uma raposa. A coloração do Somali é especial. A maior parte do pelo possui bandas de cor em cada fio individual, com a pelagem aparentando mais escura na linha da coluna vertebral. A cor no corpo suaviza e clareia embaixo do pescoço, na lateral inferior do gato e no interior das pernas. O olhar dele parece selvagem, porém o gato não é extremo de forma alguma exceto na cor do pelo, que carrega bandas de cores lhe dando uma riqueza e profundidade não vistas em outras raças.
Personalidade:
O Somali é um gato ativo que ama pular e brincar. Apesar disso, ele é um gato fácil de se ter em casa. Os Somalis amam pessoas e outros animais. Os Somalis são gatos sociáveis e gostam de ter companhia. Essa companhia pode ser oferecida por outro gato ou quando as pessoas não estão em casa.
Eles vão brincar com os brinquedos por horas, mas também gostam de uma sessão de jogos interativos com os seus donos. Os Somalis vão falar com sua voz suave e baixa.
Convivência:
O Somali é amável e carinhoso, ama passar o tempo com o seu dono. Embora o Somali seja um gato de pelo longo, é fácil cuidar de sua pelagem uma vez que não é lanosa. Uma escovação diária como parte da hora e brincar vai manter a pelagem do Somali macia e sedosa. Ele vai recompensar o seu cuidador com um amável ronronar.
Os Somalis são gatos ativos e de modo geral manterão o seu peso sob controle com exercícios compensatórios. Alguns poleiros e árvores para gatos altos deverão ser disponibilizados para que possam pular e escalar.
História:
O Somali é essencialmente uma versão de pelo longo do gato Abissínio . O Abissínio foi desenvolvido na Grã-Bretanha um gato trazido para o país pelo Lorde Robert Napier, após uma expedição militar à Abissínia (atual Etiópia). O gato trazido pelo Lorde Napier se chamava Zulu e foi a base da bela raça hoje conhecida como Abissínio, assim com a raça Somali.
O padrão ticking único na pelagem do Abissínio fazia as pessoas lembrarem do padrão de camuflagem na pelagem do coelho selvagem. Para que isso fosse perpetuado, o Zulu foi cruzado com gatos de raças aleatórias que tinham visual de pelagem parecido e assim foi criada a raça Abissínia.
Alguns dos filhotes nascidos nas ninhadas do Abissínio pareciam ter pelo longo. Como o pelo longo não era um traço desejável nos Abissínios, os filhotes de pelo longo foram alterados e postos como animais domésticos. No entanto, muitos criadores adoraram o jeito que o pelo longo ficou nos gatos Abissínios e, no final dos anos 60, esses criadores criaram uma versão de pelo longo do Abissínio o chamando de Somali. A bela pelagem com marcação salpicada pode ser vista tanto no Somali quanto no Abissínio. Graças ao seu visual único, personalidade amável e os fáceis cuidados, o Somali rapidamente se tornou popular.