Formas Simples de Ajudar o seu Gato a Perder Peso

$authorText
Tempo de leitura

CUIDADO DO GATO ADULTO

Cat Eating
Formas Fáceis para o seu Gato Perder Peso

Os nossos gatos estão ficando mais gordinhos, segundo Kerri Marshall, médica veterinária e vice-presidente executiva de experiência do cliente da Trupanion - empresa que oferece e administra seguros para cães e gatos nos EUA, Canadá e Porto Rico. E isso tem acontecido em grande parte pela mudança de estilo de vida dos nossos animais. Antes os gatos ficavam tanto dentro como fora de casa, mas agora eles permanecem exclusivamente dentro das residências. Assim, eles passaram a ter uma rotina menos intensa de atividade física, segundo ela.

Para ajudar o seu gato gordinho a voltar ao peso ideal, você precisa instituir um programa de atividade física e, com a ajuda de um médico-veterinário, poderá também ser necessário fazer mudanças na dieta do animal. A seguir algumas outras dicas úteis da Dra. Marshal.

Primeiro, confira como está o escore corporal do seu gato. Vários sites fornecem imagens de animais vistos de cima e de perfil para ajudar os tutores a identificarem se o seu bichinho está acima do peso (e quão acima do peso). Em geral, segundo a Dra. Marshall, “você deve conseguir sentir as costelas e a espinha dorsal do seu gato quando fizer carinho no corpo dele. Além disso, confira sempre a região inferior da barriga, pois é a área mais comum de acúmulo de gordura.”

Em seguida, tenha certeza que o seu animal está recebendo um alimento de alta qualidade. Estudos mostram que não é somente a quantidade de alimento ingerida que interfere no ganho de peso, mas também a qualidade do que está sendo oferecido. Dietas de alta qualidade com rações para perda de peso possuem melhores fontes proteicas e teores adequados de nutrientes para este objetivo, além de serem mais digestíveis.

Um veterinário de confiança pode oferecer grande apoio na recomendação de boas marcas de rações para gatos obesos, além de fazer o cálculo das porções corretas do alimento para que o seu gatinho não coma além da quantidade necessária. Normalmente os alimentos também fornecem, na própria embalagem, as recomendações diárias, baseadas no peso do animal.

Não esqueça de fazer exercício! “Gatos adoram brincar, além de possuírem um instinto natural para brincadeiras de caça - o instinto predador,” segundo a Dra. Marshall. Tente entreter o seu gato com brincadeiras que ele goste. E faça o bichano se mover e correr, pelo menos 10 minutos por dia.

Christine O'Brien

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados