Preocupações Comuns com a saúde de um gato com excesso de peso

Published by
minuto ler

É fácil para as pessoas perceberem que ganharam muito peso quando suas calças ficam um pouco apertadas. Quando se trata de um amigo felino, no entanto, cabe a você ficar atento aos sinais de que ele pode estar um pouco fofo demais. Se o seu gato precisa lutar contra uma barriga grande, siga estas dicas de alimentação e cuidados.

Sinais de obesidade

Alguns gatos são obviamente obesos ao olhar para sua constituição, enquanto outros estão a caminho de ganhar excesso de peso. Para manter a saúde do gato, é preciso prestar atenção aos principais sinais de alerta. O primeiro? Grandes flutuações de peso. Acredite ou não, a perda de peso do seu gato também deve ser uma preocupação, especialmente se ele desenvolver um problema de saúde após o excesso de peso. Se seu gato mostrar sinais de que não está bem, converse com seu veterinário. É ele quem vai determinar se o seu gato precisa ou não perder alguns quilos para melhorar sua saúde geral.


Outro sinal de que seu gato está caminhando para a obesidade é se ele estiver comendo além do necessário. A alimentação do gato deve conter as quantidades corretas e fornecer uma dieta rica em fibras e adequada em proteínas para estimular seu metabolismo e, ao mesmo tempo, fazer com que ele se sinta saciado por mais tempo. Ao dar ao seu gato gordinho os nutrientes adequados, ele se sentirá mais ativo e terá uma chance maior de manter um peso saudável.

Falta de Atividade

Outro sinal de obesidade felina é quando seu gato se torna menos ativo do que costumava ser. Depois que um felino é castrado, ele pode apresentar sinais de uma taxa metabólica menor, resultado de uma menor atividade física, e, portanto, precisar de menos calorias. Se essa ingestão calórica não for ajustada adequadamente, ele pode continuar a ganhar peso e se tornar obeso. Pergunte ao seu veterinário sobre um alimento especialmente formulado para gatos castrados; estes tipos de alimentos podem reduzir a chance do seu gato engordar.

Você está superalimentando o seu gato?

O primeiro passo para ajudar um gato a perder peso de maneira adequada é controlar a quantidade de comida que você está colocando em sua tigela. Com a ajuda do seu veterinário, escolha um alimento que corresponda à idade atual e às necessidades dietéticas do seu gato. Uma ração para gatos obesos deve incluir todos os nutrientes que ele precisa para manter uma vida saudável. Os gatos também devem evitar alimentos humanos e produtos com sabores e aditivos artificiais. Não tem certeza sobre qual tipo de alimento rico em nutrientes ou quanto dar ao seu gato? Comece procurando sugestões no verso da embalagem (lembre-se, uma xícara não significa uma xícara cheia de comida). Pode ser uma boa ideia obter um copo medidor para controlar a quantidade total de comida que você está dando a ele todos os dias. Em geral, os gatos que são alimentados com duas ou três refeições menores (e medidas) por dia tendem a manter um peso saudável.

Depois de saber exatamente quanto alimento seu gato está recebendo por dia, discuta a quantidade e a frequência com o veterinário. Embora a parte de trás das embalagens de alimento dê uma ideia geral de quanto seu gato deve comer, seu veterinário pessoal é, em última análise, a melhor pessoa para determinar o tipo de alimento e a quantidade que seu gato deve comer para perder ou manter um peso saudável. Depois de definir as quantidades e um cronograma de alimentação correta, o próximo passo é incorporar exercícios para gatos adequados (mas divertidos) em sua rotina interna.

Ajude-os a exercitar o peso

Os ajustes alimentares por si só podem ajudar os gatos a evitar a obesidade, mas, para a maioria, deve ser uma combinação de dieta e exercícios. Levar seu gato para passear ou correr não é a melhor ideia, mas existem muitas maneiras de se moverem no conforto da sua própria casa. Os gatos são predadores naturais - graças aos seus ancestrais - e é importante para o seu gato encontrar maneiras lúdicas de explorar esse instinto. Pode ser divertido para os gatos e seus tutores criar jogos novos e criativos, como esconde-esconde ou uma pista de obstáculos em miniatura dentro de casa. Se você não tem itens simples em sua casa com os quais seu gato esteja interessado em brincar, alguns brinquedos novos podem ajudá-lo a ficar mais engajado e pronto para ser mais ativo. Confira nossa lista de jogos para gato que você pode jogar com ele para colocá-lo em movimento.

Comece fazendo seu gato brincar por cerca de cinco minutos por dia. Depois de algumas semanas, tente levá-lo ao ponto de perder peso, ao mesmo tempo, encorajando-o a se mover pelo menos dez minutos todos os dias. Qualquer aumento na atividade pode ajudar seu gato gordinho a ficar mais magro e até mesmo manter um peso saudável de forma consistente. Depois de comer bem e manter uma rotina mais ativa, ele realmente desfrutará de uma qualidade de vida melhor - e isso é algo que todos os donos de animais desejam para seus companheiros.

Tomando medidas para mantê-lo no peso ideal

Manter seu gato em uma faixa de peso saudável não melhora apenas a qualidade de vida do seu animal de estimação; mas também pode trazer muita economia para você. De acordo com o PetMD (site em inglês), os donos de animais de estimação gastam muito dinheiro todos os anos lutando contra problemas de saúde causados ​​pela obesidade. Assim, tomar medidas para melhorar a ingestão de alimentos e o nível de atividade do seu gato beneficia toda a família. Para manter seu gato com um peso saudável, certifique-se de monitorar continuamente seu nível de atividade e faça com que o veterinário avalie regularmente seu peso e suas necessidades dietéticas.

Mesmo os gatos mais robustos podem ter a chance de uma vida mais saudável com a ajuda de seus donos. Se você tiver um gato com sobrepeso, não desanime! Experimente algumas dessas idéias nutricionais e fisiológicas e continue a trabalhar com seu veterinário para manter seu gato sempre em forma.

Contributor Bio

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é uma mãe de pet que gosta de compartilhar sua casa com seus fourkids, dois de seus próprios filhos e seu marido. Chrissie gosta de passar o tempo com todos os membros da família quando não está ensinando, escrevendo ou blogando. Ela se esforça para escrever artigos que ajudem os donos de animais a viverem uma vida mais ativa e significativa com seus animais de estimação.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados