Entendendo o Comportamento do Seu Cãozinho

Published by
minuto ler

Dog imageProvavelmente, a coisa mais importante que você pode fazer pelo seu cãozinho é aprender algo sobre sua psicologia. Uma compreensão da psicologia do cão pode ajudá-lo a viver feliz e em harmonia com o seu cão. Não esperamos que você se torne um especialista em psicologia canina, nem é necessário. Mas um pouco de compreensão será boa parte do caminho e se você precisar de ajuda e conselhos antes que um pequeno problema se torne grande, seu primeiro ponto de partida deve ser seu veterinário.

 

Lendo a linguagem corporal do seu cãozinho

Os cães sempre se comunicaram entre si usando a linguagem corporal. Isso envolve expressões faciais, posturas corporais, ruídos e cheiros. Os cães usarão sua boca, olhos, orelhas e cauda para expressar emoções. E um dos motivos pelos quais eles são bons animais de estimação é o modo como eles conseguem se comunicar com humanos. Seu cãozinho o verá como uma extensão de sua própria família canina e será extremamente rápido em interpretar seus humores e intenções. Então, ao aprender a interpretar sua linguagem corporal, você pode, por sua vez, interpretar as intenções do seu cãozinho.

Cão grande: Se o seu cão estiver se sentindo corajoso ou agressivo, ele tentará se tornar maior ficando de pé, com as orelhas e a cauda na vertical. Ele também vai empurrar o peito e levantar o pelo em seu pescoço e nas costas (sua penugem). Ele também pode rosnar e agitar a cauda lentamente.

Cão pequeno: Por outro lado, um cão submisso tentará parecer pequeno e agir como um cãozinho; isso porque um cão adulto irá “repreender” um cãozinho, mas não o atacará. Assim, a submissão assumirá a forma de um agachamento lateral próximo ao chão, com a cauda para baixo, mas abanando. Ele também pode tentar lamber o rosto do cão dominante ou humano. Ele pode até rolar de costas.

A cauda do seu cãozinho: agora temos um conto. A maioria de nós reconhece que abanar o rabo é um sinal de amizade e prazer. No entanto, o abanar de cauda exagerado, como já mencionamos, pode ser visto em cães submissos, bem como naqueles com caudas muito curtas. Mas a cauda também pode indicar outros humores. Se ela é agitada de forma lenta e rígida, isso é uma expressão de raiva; presa entre as patas traseiras significa que seu animal está com medo. Um cão ansioso ou nervoso pode abaixar a cauda, mas abaná-la rigidamente.

A maneira normal como um cão mantém a cauda varia de raça para raça, mas, de um modo geral, uma cauda mantida a mais de 45 graus às costas expressa alerta e interesse.

Lendo o rosto do seu cãozinho: O rosto do seu cãozinho lhe dirá muito sobre o humor dele; se ele está assustado ou ansioso, animado ou brincalhão.

As orelhas pontudas para cima indicam alerta ou escuta; orelhas achatadas, por outro lado, podem indicar prazer ou medo. Então, para ler seu humor corretamente, você deve procurar outra linguagem corporal. Se os olhos do seu cão estiverem meio fechados, isso é um sinal de prazer ou submissão; quando estão bem abertos, isso é um sinal de agressão.

Vamos olhar nos olhos do seu cãozinho: Na natureza, os cães olham um para o outro até que um deles recue ou faça um desafio. Então você nunca deve tentar superar seu cãozinho, especialmente se ele estiver nervoso, mas o contato visual regular reforçará seu relacionamento e o tranquilizará.

Isso é um sorriso? Cães submissos e algumas raças, como os Labradores, geralmente abrem a boca em uma espécie de “sorriso forçado” e, de fato, é um sinal de amizade. Mas quando os lábios estão puxados para trás para mostrar os dentes, isso é agressão, não se engane.

Brinque, por favor: Se o seu cãozinho quer brincar, ele levantará uma pata ou se curvará e latirá para atrair a atenção. Ou ele pode oferecer um brinquedo, ou se unirá a outro cachorro para que um corra atrás do outro em uma perseguição.

Sua linguagem corporal: Se você quer aprimorar a comunicação com o seu cãozinho, você pode melhorar sua própria linguagem corporal. Por exemplo, agachar-se com os braços abertos é um sinal de boas-vindas. Mas elevar-se sobre ele e encará-lo é um sinal de ameaça. Seu cãozinho o observará para ler seus sinais corporais mais do que ele te escutará e ele aprenderá rapidamente o que você está sentindo mesmo sem você falar.

Artigos Relacionados

  • O que Seu Cão Está Tentando Lhe Dizer

    As palavras podem ser importantes para os humanos se comunicarem, mas os cães transmitem emoções por meio da linguagem corporal e dos sons. Embora seu cão pareça entender suas palavras, especialmente se você se esforçar para adestrá-lo com comandos simples como “sente”, “venha” e “fique”, você também precisa trabalhar para entender e traduzir a linguagem corporal canina.
  • Ansiedade de Separação e Seu Cão

    180680638 Aprender sobre o comportamento do seu cão e por isso a ansiedade de separação em cães adultos podem tornar-se um sério problema para os proprietários de animais de estimação.
  • Why Does My Dog Eat Grass?

    If you
  • How to Handle Your Puppy in Season

    180680638 If your female puppy hasn