Por Que Meu Cão Come Cocô?

Published by
minuto ler

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

“Por que meu cão come cocô?” Não é uma pergunta incomum para tutores de animais de estimação.

Se o seu cão vê seu lixo como uma refeição, é natural ficar confuso (a) - e um pouco perturbado (a) ao se perguntar o que despertou seu interesse. Por mais estranho que esse comportamento possa parecer para você, é bem normal. “Coprofagia” é o ato de comer fezes e é um comportamento comum para muitos animais, principalmente cães. Aqui estão algumas explicações:

Cães em Crescimento São Curiosos

Embora não saibamos exatamente por que seu cão quer tentar comer o excremento de outro animal, isso poderia ser apenas uma questão de descoberta. Seu cãozinho comedor de cocô pode ser atraído pelo cheiro forte. Talvez ele possa sentir o cheiro da comida previamente ingerida. Pode não haver nenhuma razão específica pela qual seu cão esteja se alimentando de fezes além de pura curiosidade e os cães exploram o mundo ao seu redor com seus focinhos e bocas.

As Mamães Limpam Seus Bebês

Uma cadela que acaba de dar à luz uma nova ninhada de filhotes vai lamber seus filhotes para limpá-los e nutri-los à medida que se ajustam ao ambiente. Enquanto lambe, a mãe inevitavelmente ingerirá as fezes de seus filhotes. Este comportamento é normal e deve ser corrigido quando os filhotes começarem a cuidar de si mesmos

Deficiências na Dieta

“Ele não é especialmente curioso nem é pai de um filhote, então por que meu cão come cocô?” Dependendo das circunstâncias, pode ser por causa da desnutrição. Acredita-se que os cães que têm dietas inadequadas, deficientes em vitaminas e minerais, comem as fezes de outro animal para compensar. Mas se o seu cão estiver comendo uma ração bem equilibrada como a Hill's Ideal Balance e seu veterinário tiver dado a ele um atestado de boa saúde, desnutrição provavelmente não é a causa do interesse do seu cão em cocô. Ainda é uma boa ideia manter seu veterinário informado sobre o que está acontecendo com seu cãozinho, por isso, caso seja um novo comportamento, vale a pena ligar para seu veterinário para fazer um exame.

O Medo Pode Fazer Com Que Seu Cão Faça Coisas Estranhas

Você já puniu seu cão muitas vezes por fazer cocô em um lugar que ele não deveria, como no seu quarto? Se o seu cão tem medo das consequências depois do número dois, ele pode começar a comer seu cocô para esconder as evidências. De fato, se isso acontece regularmente, seu cão pode desenvolver uma compulsão por continuar procurando por fezes para ingerir. A melhor maneira de restringir esse comportamento é com adestramento para usar o banheiro adequado. Além disso, cães que tenham acidentes domésticos devido a doença ou mau tempo lá fora devem ter as fezes removidas antes que ele tenha a chance de comê-las.

Como Parar

A maneira mais simples de ter certeza de que seu cão pare de comer fezes é garantir que qualquer cocô seja descartado imediatamente. Se você tem um gato, coloque a caixa de areia onde seu cão não consiga alcançar. Se você tem um bebê (humano) em casa, todas as fraldas usadas devem ser descartadas em uma lixeira lacrada que ele não consiga alcançar. Seu cão tem acidentes na casa? Restrinja o seu acesso a certas áreas da sua casa para que você saiba onde isso pode acontecer e você possa observá-lo mais de perto.

É claro que ele é mais propenso a comer fezes quando você o leva para passear; apenas certifique-se de que ele esteja sempre na coleira. Se você notar ele cheirando as fezes de outros animais deixadas para trás, mantenha-o perto de você. Quando o seu cão fizer cocô, pegue o cocô imediatamente.

Lembre-se, assim como muitos outros comportamentos indesejáveis, é importante nunca punir seu cão por esse comportamento, pois nem sempre associam o mau comportamento à punição. Em vez disso, usar o adestramento de comando dizendo coisas como “deixe isso” o ajudará a entender melhor que esse comportamento é inaceitável e aprende a não fazê-lo no futuro. No entanto, se você ainda está no meio de adestrá-lo para evitar esse comportamento, vale a pena ter petiscos refrescantes para o hálito disponíveis - especialmente se o seu cão é um daqueles que gosta de dar beijos babados. Você não achou que adestrar seu cão incluiria ensinamentos para parar de comer cocô, mas esse relacionamento é cheio de todo tipo de aventura!

Contributor Bio

Erin Ollila Contributor Photo

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode informar - e até mesmo transformar - seu público-alvo. Seus textos podem ser encontrados impressos e em toda a internet, e incluem entrevistas, ghostwriting, posts em blogs e não-ficção criativa. Erin é uma nerd por SEO e todas as mídias sociais. Graduada na Fairfield University com M.F.A. em Escrita Criativa. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

Artigos Relacionados

  • Ansiedade de Separação e Seu Cão

    Dogs running Aprender sobre o comportamento do seu cão e por isso a ansiedade de separação em cães adultos podem tornar-se um sério problema para os proprietários de animais de estimação.
  • O que Seu Cão Está Tentando Lhe Dizer

    As palavras podem ser importantes para os humanos se comunicarem, mas os cães transmitem emoções por meio da linguagem corporal e dos sons. Embora seu cão pareça entender suas palavras, especialmente se você se esforçar para adestrá-lo com comandos simples como “sente”, “venha” e “fique”, você também precisa trabalhar para entender e traduzir a linguagem corporal canina.
  • Cães heróis: Ben resgata crianças de incêndio em casa

    Todo mundo enxerga seus filhotes como cães heróis. Mas, especialmente para Collen, Ben será para sempre o cão super herói da família. Ben é o amado cão dos Rauschenbergs, e ele define o padrão para cães ajudarem as pessoas quando elas realmente precisam.
  • Identificando e Prevenindo a Ansiedade de Separação em Seu Cão

    Aprenda a identificar a ansiedade de separação em cães, o que você pode fazer para ajudá-lo a lidar com esse estresse, e quais são as formas de prevenir essa ansiedade, para começar.

Produtos Relacionados