Cães Podem Pegar um Resfriado ou Pegar Gripe?

Published by
minuto ler

É aquela época do ano em que as fungadas se transformam em espirros e uma coceirinha na garganta vira uma tosse persistente. Você fará de tudo para manter sua família saudável, incluindo seu cãozinho. Então, agora talvez você esteja se perguntando: “Cães podem pegar resfriado?” Se você está se sentindo mal, os pensamentos persistentes de “Cães podem pegar gripe de humanos como eu?” vai te estressar ainda mais. Claro, você ama seu animal de estimação e quer mantê-lo saudável, mas precisa manter seu cão longe de você enquanto se recupera? Aqui está um resumo rápido sobre se um resfriado ou gripe humana pode deixar seu cãozinho doente, assim como o que você pode fazer para que ele se sinta melhor.

Cães Podem Pegar um Resfriado de Humanos?

Atchim! Você está espirrando? Você está com o nariz entupido ou com dor de garganta? Nos seres humanos, os resfriados aparecem depois que uma pessoa entra em contato com outro ser humano infectado com um vírus. Outros sintomas, além de espirros, dor de garganta ou nariz entupido, incluem olhos lacrimejantes ou excesso de muco no nariz e na garganta. Então, você pode passar resfriado para um cão?

Eis algumas ótimas notícias: se você está doente e seu cãozinho quer lhe dar um beijo e carinho para melhorar seu humor, você não precisa afastá-lo. Algumas infecções, vírus ou até mesmo bactérias são específicas de cada espécie e é por isso que você não precisa se preocupar em transmitir um resfriado comum. Um resfriado humano só pode afetar os humanos. Não pode ser transmitido para animais, diz o PetMD.

Um cão pode pegar um resfriado de outro cão? Infelizmente, a resposta para isso é sim. Embora você não possa passar seu resfriado para seu animal de estimação, isso não significa que o espirro de outro cão não pode deixar seu cãozinho doente. De fato, muitos dos sintomas do seu cão se parecem com os de um humano. De acordo com o PetMD, “Embora existam diferenças nos tipos de vírus que infectam humanos versus cães, os sintomas são basicamente os mesmos: espirros, tosse, nariz escorrendo ou entupido, olhos lacrimejantes”. Existem muitos tipos de vírus que os cães podem espalhar uns aos outros. Vamos dar uma olhada em um dos resfriados de cães mais comuns:

Tosse de Canil

Uma doença respiratória altamente contagiosa, a tosse de canil geralmente é contraída quando os cães são hospedados ou passam algum tempo em um local com vários cães, como um show de cães ou aulas de adestramento. A pior parte é que o seu cão nem precisa entrar em contato direto com um cão infectado. O vírus consegue sobreviver em itens, como em tigelas de água ou em brinquedos favoritos nos quais o cão pode ter deixado alguma saliva. De acordo com o Vetstreet, “Uma tosse estridente e seca como um ganso é o sinal mais comum [da tosse de canil]. Os cães afetados muitas vezes vomitam e engasgam, como se estivessem tentando tirar algo de suas gargantas”. Cães que entram em contato com a tosse de canil geralmente apresentarão sintomas dentro de quatro a dez dias. O tratamento inclui qualquer coisa entre observar e esperar até uma prescrição de antibióticos.

Black dog sleeps in dog bed and snuggles with yellow stuffed dog.Os Cães Podem Pegar Gripe de Humanos?

Enquanto a gripe humana compartilha sintomas semelhantes com o resfriado comum, se você está sentindo dor no corpo e está com febre, há uma chance de você ter uma condição mais séria - gripe. O vírus da gripe é transmitido de uma pessoa para outra, portanto, certifique-se de cobrir a boca e o nariz ao espirrar e ao tossir. Ao contrário de um resfriado comum, que se resolve rapidamente, a gripe dura mais tempo e pode evoluir para condições mais graves, como a pneumonia, diz a American Lung Association.

Você ficará feliz em saber que, assim como o resfriado comum, seu cão não ficará gripado se um membro humano de sua família estiver doente. No entanto, há uma gripe específica canina que você deve conhecer.

Gripe Canina

A gripe canina, também conhecida como influenza canina, é uma infecção respiratória como a condição humana. De acordo com a American Veterinary Medical Association (AVMA), “A primeira cepa relatada nos Estados Unidos, a partir de 2004, foi um vírus influenza A H3N8 ... Em 2015, um surto que começou em Chicago foi causado por um vírus da influenza canina separado, o H3N2”. Os sintomas da gripe canina são semelhantes aos da gripe humana. Seu cão pode apresentar tosse persistente que dura de dez a trinta dias. Ele pode começar a espirrar, ficar febril ou pode aparecer secreção dos olhos ou do focinho do seu cão. Provavelmente um antibiótico ou outro medicamento para tratar a gripe canina será prescrito para seu animal de estimação. Esteja ciente: Existem medidas necessárias para garantir que outros animais em sua casa não fiquem doentes também. A AVMA diz: “Os cães com gripe canina devem ser isolados para evitar a transmissão do vírus para outros cães ou, no caso do H3N2, gatos”.

Uma Visita ao Veterinário

Você obviamente quer proteger seu cão como protegeria seus filhos humanos. No entanto, se o seu cãozinho estiver se sentindo mal, talvez você não saiba como cuidar dele. Cuidar de um cão doente é parecido com cuidar de uma criança doente.

Primeiro, se você suspeitar que seu cão está doente de alguma forma, entre em contato com seu veterinário para obter conselhos sobre como proceder. Os animais doentes devem sempre ser examinados por um veterinário para determinar a causa e iniciar um tratamento. Uma recomendação que seu veterinário provavelmente dará é para o seu cão descansar bastante. O repouso é vital para a recuperação do seu cãozinho. Isso é algo com o qual ele provavelmente não terá muito problema, pois ele não estará se sentindo bem, mas é algo que deve ser informado ao resto da família, especialmente crianças. Até que ele esteja se sentindo melhor, ele não vai sentir vontade de brincar ou fazer caminhadas. Felizmente, como o vírus não passa dos cães para os humanos, você pode dar a ele todo o amor e carinho de que ele precisa para saber que você está lá para ajudá-lo a melhorar. Embora seu animal de estimação não se sinta bem, é importante mantê-lo hidratado também. Então, mantenha a tigela de água cheia e incentive-o a beber.

Se o seu cão passa algum tempo em uma creche canina ou precisa ser hospedado em um futuro próximo, trabalhe com seu veterinário e com a pessoa responsável pela hospedagem para garantir que seu animal de estimação esteja saudável o suficiente para ficar perto de outros animais. Você não gostaria que um animal de estimação doente entrasse intencionalmente em contato com seu cão saudável, por isso é importante ajudar a proteger outros cães se ele estiver doente. Isso também significa que não há visitas à tarde ao parque dos cães.

Com um pouco de descanso, relaxamento, refeições saudáveis, muita água e talvez um pouco de remédio, seu cão logo voltará ao seu estado normal e brincalhão!

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar - e até mesmo transformar - o seu público-alvo. Sua escrita pode ser encontrada em toda a internet e impressa. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Artigos Relacionados