Motivos para Adotar um Cão Idoso

Published by
minuto ler

A adoção de um cão mais velho é uma opção tentadora quando você está procurando seu próximo amigo por causa dos benefícios que vêm com ele. Seria ótimo ver mais tutores dando aos cães idosos uma casa para sempre. Quando você está pensando no seu próximo companheiro canino, existem vários motivos pelos quais você deveria procurar por cães idosos em vez de filhotes exuberantes. Claro, os filhotes são muito fofos, muito divertidos e provavelmente estarão por aí muitos anos a mais do que um veterano. Não há como negar as grandes aventuras que surgem ao trazer para casa um filhote. No entanto, os cães idosos têm suas próprias características especiais para oferecer e eles não devem ser ignorados.

Temperamento

Um dos maiores atributos dos cães mais velhos é que eles já tiveram um crescimento físico e mental. Embora possa haver algumas mudanças no comportamento visto em um abrigo, a maioria dos cães mais velhos será avaliada com precisão e você sabe exatamente que tipo de cão está adotando. Você saberá se ele gosta de gatos, se dá bem com crianças, se prefere ficar sozinho às vezes, quanta atividade ele precisa e muito mais. Um dos principais motivos pelos quais os filhotes e cães jovens são devolvidos aos abrigos é porque seus tutores não entendiam exatamente o que estavam fazendo. Ao adotar um cão mais velho, você tem uma boa ideia do animal de estimação que você tem a sorte de levar para casa.

Adestramento

A maioria dos cães mais velhos já está adestrada ou precisa de muito pouco adestramento para seguir o caminho certo em suas novas casas. A maioria destes cães já morou em outra casa e se foi parar em um abrigo por vários motivos. Infelizmente, muitas pessoas não têm recursos para encontrar novos lares para seus cães mais velhos, por exemplo, e muitos destes cães idosos acabam em abrigos. No entanto, esses cães geralmente já têm algum adestramento e só precisam se ajustar aos ritmos de sua casa.

Por exemplo, muitos são adestrados para usar o banheiro corretamente, andar bem na coleira e não roubar comida ou subir no balcão. Cães adultos geralmente são muito bem socializados também. Embora ainda terão um período de adaptação quando chegarem à sua casa durante as primeiras semanas, a maior parte do trabalho árduo já passou. O tempo necessário para se ajustar a um cão mais velho é muito menor do que para um filhote. Lembre-se, os filhotes precisarão de adestramento para tudo, assim como os cuidados gerais que não se aplicam aos mais velhos. Eles não têm boas maneiras, precisam de adestramento para usar o banheiro, vão morder e precisam de brinquedos adequados para mastigar, e só precisam de uma compreensão básica de como compartilhar uma casa com sua nova família humana.

Como os cães mais velhos geralmente já são adestrados e estão aptos para a vida doméstica, eles tendem a ser ótimos cães para seres adotados por tutores que nunca tiveram um cão antes. Você pode começar com o adestramento básico, para as habilidades que ele talvez não possua, mas a quantidade não será tão rigorosa como para os filhotes. Adotar um cão adulto facilita a sua tarefa de ser um tutor sem todos os cuidados e maior atenção que um filhote precisa.

German Shepherd running with a tennis ball in his mouth at the park.

Exercício

Adotar um cão adulto não tira você do exercício. Todos os cães precisam de atividade física. O exercício mantém seus corpos e mentes saudáveis e limita muito o comportamento indesejável que é provocado pela subestimulação. Dito isto, os cães mais velhos precisam de muito menos exercício do que os filhotes e cães jovens. Filhotes são sempre ir, ir, ir, mesmo quando não for a hora de brincar! Muitos tutores precisam adestrar seus filhotes com caixas de transporte ou gaiolas quando não estão em casa, para que os pequenos fiquem longe de problemas. (e adestramento com caixa ou gaiola para seu filhote é outra habilidade a ser ensinada a ele também!)

Porém, isso definitivamente não significa que os cães adultos não se divirtam! A maioria dos cães mais velhos ama atividade. De fato, muitos são surpreendentemente ativos e ágeis em sua idade madura e simplesmente não precisam de tanto exercício. Um passeio por dia, um jogo de busca com seu brinquedo favorito, ou um mergulho rápido é muitas vezes suficiente para mantê-los fisicamente e mentalmente estimulados. O PetMD aconselha que a hora de brincar pode precisar ser mais curta, uma vez que cães maduros podem não ter a resistência que já tiveram no passado.

Os cães mais velhos querem estar com seu pessoal e eles se contentam em se estabelecer em seu local favorito na casa, assim como quando estão lá fora no sol. Uma vez que eles não exigem tanta atenção e cuidado de sua família humana como acontece com os filhotes, os cães mais velhos são uma excelente opção para alguém que é um pouco mais descontraído e está à procura de um amigo de abraço no sofá. Adotar um cão mais velho dá aos tutores exatamente o nível de energia que eles estão procurando em um amigo peludo.

Cuidados Veterinários

Pode parecer que um cão mais velho precise de mais cuidados veterinários do que um filhote ou um cão jovem, mas na verdade não é esse o caso. A menos que você esteja procurando especificamente levar para casa um cão com necessidades especiais, a maioria dos cães mais velhos que se encontram em abrigos são saudáveis e só precisam de um lugar para chamar de lar. Eles já são esterilizados ou castrados, estão em dia com suas vacinas e são menos suscetíveis às muitas doenças que representam um perigo para os filhotes. De acordo com a American Veterinary  Medical  Association, os  filhotes precisam de vários conjuntos de vacinas para evitar infecções e doenças, o que é muito improvável que os cães adultos contraiam. Um cão adulto está crescido, estabelecido e pronto para encontrar uma casa que ele pode ficar para sempre.

Cuidado Nutricional

Se você está pensando em adotar um cão mais velho, lembre-se também de considerar com o que vai alimentá-lo. Os cães maduros têm necessidades nutricionais diferentes de seus amigos mais jovens. Por este motivo, pegar um saco de ração genérico para cães em sua mercearia local pode não ser o melhor ajuste.

Você deve procurar uma ração que seja formulada especificamente para atender às necessidades de seu cão que está envelhecendo; incluindo função cerebral, energia e vitalidade, sistema imunológico e digestivo e suporte de pelagem. Considere uma ração como a Hill's® Science Diet® Youthful Vitality, especialmente formulada com as necessidades de cães adultos e idosos para ajudar a apoiar a sua vitalidade contínua através do aumento da atividade, interação e mobilidade.

Não tem certeza se seu cão já é considerado adulto? Use esta ferramenta útil para determinar quantos anos seu cão tem em anos humanos.

Amor para a Vida Toda

 adoção de um cão mais velho lhe dá a oportunidade de escolher a personalidade que se encaixa perfeitamente com o seu estilo de vida. Não só há enormes benefícios para levar para casa um cão adulto como você pode se sentir ótimo em dar-lhe um lar para sempre em seus anos dourados.

Contributor Bio

Katie Finlay

Katie Finlay

Katie Finlay é uma adestradora de cães e escritora de Los Angeles, Califórnia. Ela tem trabalhado com cães e seus tutores tanto pessoalmente como através de seus artigos por mais de seis anos.

 

Artigos Relacionados

  • Os Prós e Contras de Adotar Dois Cães

    Você sempre quis um animal de estimação e como está preparando sua casa para receber um cão em sua vida, você não consegue decidir se deve adotar um ou dois cães.
  • Cercados para Cães: Como Manter Seu Cão em Uma Área Segura

    Você está procurando uma maneira de manter seu cão seguro e protegido? Há muitas opções de cercos para cães e é importante saber o que procurar antes de investir em um sistema de contenção de cães em sua casa.
  • Transporte e Viagens

    180680638 Como um membro bem comportado da sua família, seu cãozinho pode ser convidado a participar de reuniões de família ou a participar de um churrasco na casa do vizinho.
  • Evitando Devolver um Cão ao Abrigo de Animais

    Levar para casa um cão de um abrigo é sempre um dia emocionante. Afinal, você quer que o cão seja um companheiro íntimo por muitos anos. Mas, infelizmente, para alguns cães e donos adotivos, o relacionamento não dura.