O abacaxi é seguro para cães?
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
É um saboroso complemento para bebidas tropicais e fica uma delícia quando adicionado na salada de frutas, mas o abacaxi é seguro para cães? Se você hesitou em dar ao seu cachorro pedaços dessa fruta deliciosa, talvez não tenha nada a temer. O abacaxi fresco pode ser um petisco nutritivo para cães, desde que seja consumido com moderação.
Os cães podem comer abacaxi?
O abacaxi fresco é rico em vitaminas do complexo B e vitamina C. Ele também contém grandes quantidades de minerais e eletrólitos, incluindo potássio, magnésio, ferro e zinco. Muitos dos nutrientes do abacaxi podem ajudar a apoiar o sistema imunológico do seu cão e são bons para a saúde digestiva, de acordo com o American Kennel Club.
O abacaxi cru pode ser uma guloseima saudável para seu cachorro quando dado em pequenas quantidades. Entretanto, o abacaxi enlatado e seco às vezes contém açúcares adicionados e fornece calorias extras que seu cão não precisa.
O abacaxi é seguro para cães?
Por mais nutritivo que o abacaxi possa ser para os cães, ele também tem algumas desvantagens. Embora o alto teor de fibras possa ser benéfico em pequenas quantidades, o excesso pode causar problemas digestivos, incluindo diarreia e constipação. Para cães com estômagos sensíveis, até mesmo uma pequena quantidade de abacaxi pode causar problemas estomacais.
O abacaxi também contém açúcar natural, o que pode representar um risco para cães com diabetes ou aqueles com risco de desenvolver diabetes, explicou o The Labrador Site. E o alto teor de ácido do abacaxi pode desgastar o esmalte dos dentes do cão e acelerar a cárie dentária.
Você deve evitar alimentar seu cão com a casca externa espinhosa e o núcleo central duro do abacaxi. Eles podem causar bloqueios intestinais, portanto, ligue para o veterinário se o seu cachorro invadir o lixo e devorar qualquer uma dessas partes do abacaxi. Ele poderá aconselhá-lo sobre a necessidade de levar seu cão para um exame ou aguardar e observar seu cão.
Como preparar abacaxi para seu cão
Como os cães podem comer abacaxi? Siga estas diretrizes para dar abacaxi com segurança ao seu cão:
- Consulte seu veterinário antes de alimentá-lo, caso haja alguma doença subjacente com a qual o abacaxi não funcione bem, inclusive diabetes.
- Descasque e retire o caroço do abacaxi, descartando a casca e o caroço em um local fora do alcance do cão.
- Corte o abacaxi em pedaços pequenos para cães grandes ou em cubos para cães pequenos.
- Se estiver dando abacaxi pela primeira vez, dê ao cão uma mordida e espere uma hora para ver se ele apresenta algum sinal de problema digestivo. Pare de dar abacaxi se ele não parecer estar de acordo com o alimento. Lembre-se de que não mais do que 10% das calorias de seu cão devem vir de outra coisa que não seja a ração normal.
- Dê ao seu cão não mais do que duas ou três pequenas mordidas de abacaxi por dia.
Um pouco de abacaxi com moderação pode ser um lanche delicioso que seu cão pode adorar. Apenas tome cuidado para não exagerar e não deixe que o entusiasmo de seu cão por essa guloseima se sobreponha ao que é melhor para a saúde geral dele.