Necessidades Nutricionais desde Filhote até Cão Idoso

Published by
min read

Quando você adotou seu primeiro cão pela primeira vez, você se dedicou a pesquisar e conversar com seu veterinário sobre as necessidades nutricionais dos cães antes de decidir com o que o alimentaria. Você sabe que nunca deve compartilhar os restos de comida com seu animal de estimação, mas você sabia que, à medida que seu cão envelhece, suas necessidades nutricionais mudam? Uma ração para cães de acordo com a idade vai crescer com o seu cão, mas é importante que você entenda o que o seu membro peludo da família precisa desde filhote até os últimos anos.

Quais São as Necessidades Nutricionais do Cão?

Nutrientes são substâncias que são obtidas a partir dos alimentos e usadas como fonte de energia. Os cães adoram brincar com seus donos e precisam de energia para isso! Os nutrientes são essenciais para o crescimento de um animal e podem ser considerados ferramentas de manutenção para manter seu cão em ótima saúde. Assim como seu carro precisa de gasolina (e outros tipos de manutenção) para funcionar, seu cão precisa de alimento para mantê-lo funcionando também.

Existem diferentes classes de nutrientes de que seu cão precisa na dieta: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais e água. Escolher uma ração balanceada que inclua esses nutrientes é o que ajudará os cães jovens a crescerem e os cães mais velhos a ficarem saudáveis.

Filhotes Recém-Nascidos

Quando os cães nascem e pelas semanas seguintes, sua nutrição completa é proveniente do leite materno. No entanto, se a mãe estiver doente ou os cães ficarem órfãos, será necessário dar uma substituição com leite comercial aos filhotes jovens. Seu veterinário pode orientá-lo sobre como escolher um substituto e também como alimentar filhotes recém-nascidos que não recebem leite da mãe.

Finalmente, eles começarão a desmamar do leite materno - ou um líquido substituto - e começarão a digerir sólidos. Para iniciar o processo de desmame, comece a remover a mãe da ninhada por curtos períodos de tempo. Enquanto a mãe estiver fora, introduza-os à ração para filhotes em um prato. Aumente gradualmente a quantidade de tempo que a ninhada fica exposta à sua própria ração, seja um incentivador, mas não force a ração neles.

Filhotes Jovens

Uma vez que os filhotes sejam desmamados, eles receberão toda a nutrição da ração para cães, então certifique-se de escolher algo que não seja apenas saboroso, mas também saudável. Os filhotes necessitam e gastam muita energia, então os requisitos nutricionais dos cães jovens incluem mais proteína para mantê-los abastecidos e sentindo-se melhor. Além disso, se possível, os filhotes podem necessitar de três a quatro refeições menores por dia para começar e, então, fazer a transição lentamente para duas refeições maiores por dia. Converse com seu veterinário sobre o melhor regime de alimentação para seu filhote para garantir que ele esteja recebendo uma nutrição diária adequada.

Espere que os filhotes brinquem com sua ração primeiro. Embora comer possa começar como um jogo, os cães jovens irão apreciar o sabor e aguardarão os sabores e sensações da mastigação. Pode ser útil umedecer levemente a ração seca para que seu cão fique confortável ao mastigar.

Cães Adultos

Para a maioria dos cães, eles atingem a idade adulta em torno de seu primeiro ano, por isso é importante a transição para uma ração para cães adultos. A ração de um cão adulto é baseada no seu tamanho e nível de atividade. Se você tiver alguma dúvida sobre o quanto você deve alimentar seu cão, é melhor verificar com seu veterinário, mas nunca alimente seu amigo peludo em excesso. Nesta fase da vida, os cães precisam de nutrição para manutenção. Assim, um animal de estimação extremamente ativo teria diferentes necessidades nutricionais de um cão de colo menos ativo. Além disso, um cão grande requer mais ração em sua dieta do que uma raça pequena precisa ingerir. Depois de escolher o tipo de ração para oferecer ao seu cão,Jack Russell Terrier puppy eating out of a silver dog food bowl.

lembre-se de que outros elementos, como a temperatura, influenciarão as mudanças na dieta do seu cão. Calor e frio extremos queimarão mais energia do seu cão e ele precisará compensar isso em sua dieta. Além disso, uma mudança de atividade, como iniciar um regime de exercícios, mudará a quantidade ou o tipo de ração que você oferece ao seu animal de estimação.

Uma vez que os cães adultos não precisam dos mesmos nutrientes que os filhotes para ajudá-los a crescer, a melhor ração para seu cão adulto é aquela que é especialmente formulada para suas necessidades adultas. Por exemplo, a Hill's® Science Diet® Adult Advanced Fitness é formulada especificamente para atender às necessidades de um cão adulto ativo. Continuar alimentando seu cão adulto com uma ração para filhotes, uma vez que ele tenha atingido seu tamanho normal, pode levar a problemas de peso, já que as rações para filhotes tendem a ser ricas em nutrientes baseados no crescimento.

Cães com 7+ Anos

Um segmento frequentemente negligenciado no ciclo de vida de um cão é o seu estágio de vida mais maduro, tipicamente entre 7 e 12 anos. Embora o seu cão ainda tenha muita vida dentro dele e provavelmente não tenha problemas em brincar e se exercitar com você, você pode notar que ele está começando a desacelerar um pouco e suas sessões de brincadeiras não são tão longas quanto costumavam ser. Os cães não são diferentes dos humanos nesse aspecto. Assim como nós desaceleramos com a idade, o mesmo acontece com eles, por isso é vital alimentá-lo com uma ração para cães que atenda às suas necessidades adultas maduras. Seu cão desacelera nesta fase da vida, por isso ele precisa de mais nutrientes dedicados à manutenção de órgãos, ossos e músculos saudáveis. Uma ração formulada para suas necessidades neste estágio de vida o manterá se sentindo jovem e ativo. Só porque ele diminui um pouco o ritmo, não significa que o fim esteja próximo; ele ainda tem muita vida e amor, só precisa de uma dieta que o ajude a manter-se em forma.

Mesmo que seu cão ainda não tenha começado a desacelerar, seu corpo ainda precisa de nutrientes essenciais para mantê-lo se sentindo jovem e ativo. Considere uma ração como a ração Hill's® Science Diet® Youthful Vitality, formulada especialmente para combater os efeitos do envelhecimento. Escolher a nutrição certa pode ajudar a aumentar sua atividade, interação e mobilidade à medida que ele envelhece.

A Youthful Vitality foi criada especificamente para cães mais maduros e idosos acima de 7 anos. Se você não tem certeza do ponto em que seu cão está em seu ciclo de vida, confira estas informações úteis relacionadas ao envelhecimento dos animais de estimação. Aqui você pode comparar a idade do seu cão aos anos humanos, bem como entender melhor os sinais de envelhecimento que você precisa observar enquanto seu cão envelhece. Converse com seu veterinário para ver se a Hill's® Science Diet® Youthful Vitality seria uma boa escolha para o seu cão.

Cães Idosos

Um cão atingirá uma idade avançada normalmente por volta dos 11 anos, mas novamente pode diferir entre tamanho e raça do cão. Cães maiores tendem a atingir uma idade avançada mais rapidamente do que cães menores, devido ao estresse que é colocado em seu corpo por serem de uma raça grande. À medida que seu cão envelhece, seu corpo e necessidades nutricionais mudam mais uma vez. Haverá alterações metabólicas e imunológicas que exigem alterar a dieta do seu cão. Cada cão é diferente, por isso não deixe de perguntar, durante o exame anual do seu cão, se ele chegou ou está chegando a uma idade avançada.

Uma ração para cães idosos será formulada para ajudar a manter as funções normais do corpo. Com frequência, o metabolismo fica significativamente mais lento, por isso os cães mais velhos não precisam de uma ração rica em calorias. Problemas com articulações e mobilidade também são comuns entre os cães que estão envelhecendo, por isso a Hill's produz rações especialmente formuladas para a mobilidade, ajudando a promover a saúde dos ossos e das articulações. Se você tem alguma preocupação com a saúde do seu cão à medida que ele envelhece, não se esqueça de consultar seu veterinário para ajudá-lo a escolher a melhor ração para atender às necessidades do seu cão idoso.

Atendendo a Necessidades Especiais

Lembre-se, os requisitos nutricionais do cão podem mudar a qualquer momento na vida do seu animal de estimação, independentemente da idade, em especial se algo acontecer que mude sua dieta, como uma deficiência de vitaminas ou minerais ou doença física. Se o seu veterinário recomendar alterar a dieta do seu animal de estimação, certifique-se de seguir as instruções e lembre-se sempre de fazer a transição gradual de cada ração do seu cão para evitar problemas digestivos.

Escolhendo a Ração para Cães para Cada Estágio da Vida

Não se esqueça de manter água limpa e fresca disponível para o seu cão, além de sua ração, em todos os momentos.

Mais uma nota rápida sobre alimentar o seu cão com uma dieta nutritiva. Quando você ama tanto seu cão, é fácil querer mimá-lo com petiscos e guloseimas. Apenas lembre-se de compartilhar petiscos saudáveis para cães ao treinar seu filhote. Petiscos para cães não devem corresponder a mais de cinco por cento da dieta do seu cão.

Decidir sobre com o que alimentar o seu cão não deve ser uma escolha difícil. Se você precisar de ajuda para decidir entre as muitas opções disponíveis para você, primeiro, reduza as opções para a faixa etária do seu cão. Em seguida, consulte o seu veterinário para quaisquer considerações nutricionais para o seu cão. O veterinário irá considerar a raça, o tamanho e a produção de energia do seu cão ao ajudá-lo a fazer a escolha. Considere a Hill's® Science Diet®, uma marca completa para todos os estágios de vida que fará a transição com o seu cão a cada marco de crescimento.

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. Sua escrita pode ser encontrada em toda a internet e impressa. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Artigos Relacionados