Alimento Úmido vs. Seco para Cão: Qual é a Certa para seu Animal de Estimação?

Publicado por
minutos de leitura

Como escolher ração para cachorro? Parece uma coisa simples, mas com tantas opções disponíveis, pode ser difícil decidir o que seu amigo deve comer. Uma das comparações que você enfrentará logo no início é a do alimento úmido vs. alimento seco.

Primeiro, considere a saúde geral, a idade e as necessidades comportamentais do seu cão. Ambos os tipos de alimento são boas escolhas, mas é importante observar os benefícios de cada uma para decidir qual a opção ideal para ele.

Os benefícios da ração úmida para cães

O alimento úmido para cães, frequentemente chamado de alimento enlatado, é uma grande fonte de coisas que você não obtém na mesma quantidade quando se trata de alimentos secos. Isso inclui:

  • Maior quantidade de água: o alimento úmido para cães é particularmente valioso para a hidratação. Se seu cão não bebe o suficiente ou você vive em um clima quente e seco, um alimento úmido pode mantê-lo hidratado adequadamente, de acordo com o PetMD. Mesmo assim, você ainda deve ter certeza de que há água potável disponível todo o tempo.
  • Ajudar cães com problemas para mastigar: os cães podem ter problemas para mastigar pedaços duros por vários motivos, como perda de dentes, mandíbulas desalinhadas ou até mesmo uma boca excepcionalmente pequena. Nestes casos, um alimento úmido pode ser muito mais fácil de administrar.Brown dog eating food out of a blue bowl in the backyard.
  • O cheiro: os cães mais velhos perdem o sentido do olfato e, portanto, podem não comer o alimento seco com o mesmo gosto ou interesse de antes. Alimentos úmidos têm um aroma e sabor mais ricos que podem estimular um aumento no apetite.
  • Saciedade: o maior teor de umidade no alimento geralmente ajuda o cão a se sentir satisfeito. Isso pode ser útil em um programa de controle de peso para cães que parecem ter um apetite infinito.

Os benefícios da ração seca para cães

O alimento seco para cães é repleto de nutrientes e é conhecido por ser:

  • Conveniente: porções medidas de alimento seco podem ser deixadas no pote durante um período para o cão comer em seu próprio ritmo.
  • Econômico: o alimento seco para cães pode ser mais barato e mais fácil de armazenar do que o alimento úmido.
  • Ambiente enriquecedor: os alimentos secos são geralmente mais fáceis de usar em brinquedos comedouros e comedouros lentos, o que pode ser benéfico para entreter seu cão, enquanto você está no trabalho, e controlar a ingestão de alimentos, caso ele seja um “animal guloso”. Uma vez que seu cachorro não está caçando para jantar, o estímulo mental para melhorar a qualidade de vida é muito importante.

O melhor dos dois

Uma terceira opção é escolher alimentos úmidos e secos. Você pode fazer isso misturando os alimentos na mesma tigela, dando-lhe alimentos secos pela manhã e úmidos à noite (ou vice-versa) ou dando-lhe alimento úmido como um "petisco" para um comportamento excepcional. Apenas certifique-se de não aumentar a ingestão calórica de seu cão ao misturar esses alimentos, especialmente se ele estiver em um plano de controle de peso.

Você deve evitar misturar marcas diferentes, especialmente se seu cão estiver se alimentando com uma ração terapêutica. Os alimentos Hill's Pet Nutrition são especialmente formulados para atender às necessidades do seu animal de estimação e, ao misturar diferentes marcas, você pode diluir o equilíbrio preciso da nutrição Hill's.

Fale com seu veterinário

Se você tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu cão ou se ele deve comer alimento seco ou úmido, pergunte ao seu veterinário.

Seja qual for a escolha, certifique-se de seguir estas diretrizes ao mudar sua alimentação, proporcionando uma transição mais suave. Também não há problema em deixar seu companheiro lhe dizer que tipo de alimento ele gosta mais. Quando você iniciar um novo regime alimentar para o seu pet, monitore seus hábitos para ver qual a sua preferência. Lembre-se de que mudar os alimentos muito rapidamente ou com muita frequência pode perturbar o seu sistema digestivo. Além disso, cuide para que o alimento escolhido seja balanceado e atenda às necessidades de nutrientes para a saúde do seu amigo.

Contributor Bio

Kara Murphy

Kara Murphy

 

Kara Murphy é uma mãe de estimação e escritora freelancer em Erie, Pensilvânia. Seu cão, Maddie, adora alimento seco.

 

Artigos Relacionados

Produtos relacionados