Transforme um Cão Entediado em um Cão Brincalhão com Estas 6 Brincadeiras

Published by
min read

Você está preocupado que possa ter um cão entediado? Cães são criaturas energéticas com um profundo desejo de brincar e se socializar. Quando ficam estagnados por muito tempo, os cães ficam entediados, e um cão entediado é infeliz. Reconhecer o tédio no seu cão é uma parte importante de ser seu tutor, e brincar com o seu cão é uma ótima maneira de reenergizá-lo.

Crie um Ambiente Enriquecedor

Manter os animais estimulados é importante, e ninguém reconhece a importância tanto quanto os zoológicos. Proporcionar um ambiente estimulante em zoológicos é chamado de “enriquecimento”, e os cães precisam de um ambiente enriquecedor em sua casa também.

Smithsonian Conservation Biology Institute afirma: “O enriquecimento inclui o desenho de recintos estimulantes e naturalistas, o alojamento de grupos sociais apropriados em jardins zoológicos e a introdução de objetos, sons, cheiros ou outros estímulos no ambiente do animal. O enriquecimento ambiental é tão importante para o bem-estar animal quanto a nutrição e a medicina veterinária. No Zoológico Nacional, o enriquecimento é parte integrante do cuidado diário das espécies em nossa coleção”.

Você introduz novos estímulos para o seu cão? Que tal misturar as brincadeiras de vocês? Mesmo cães ativos podem ficar entediados se a rotina deles se tornar rotineira demais. Aqui estão cinco sinais de que seu cão está entediado, além de uma lista de brincadeiras para reenergizá-lo.

Sinais de um cão entediado e brincadeiras para mantê-lo enriquecido e entretido

Aumento nos Latidos

Se você notou que seu cão tem latido com mais frequência que o normal, há uma boa chance de você ter um cão entediado em suas mãos. O latido inesperado é uma das maneiras pelas quais um cão pode chamar a atenção de seu tutor, mesmo que ele não pareça estar latindo para você. Pense nisso como uma maneira suave de agir.

O adestramento é uma ótima maneira de brincar com seu cão. Você pode achar que seu cão não gosta do adestramento, mas isso não é verdade. Cães gostam de estar ocupados e de ter um trabalho a fazer. Dê ao seu cão minimissões. Primeiro, ensine seu cão a ficar. Em seguida, enquanto permanecer na posição, jogue um brinquedo e deixe-o cair. Depois de esperar, deixe o seu cão sair da posição de permanência, com qualquer comando que você usar ("ok" ou "vá"). Quando ele chegar ao brinquedo, mande-o entregar de volta para você. Pratique isso repetidamente, e seu cão entediado de repente se tornará um cão sonolento.

Aumento na Mastigação

Cães entediados tendem a se tornar destrutivos. Se o seu cãozinho antes angélico está mastigando seu sofá ou sapatos, ou qualquer outra coisa, é hora de agir para interromper o comportamento antes que se torne um problema comum.

Cabo de guerra é uma ótima brincadeira para um cão que gosta de ter algo em sua boca. No entanto, antes de brincar com qualquer coisa que envolva mastigar ou usar um focinho, certifique-se de adestrar o seu cão sobre o que ele pode comer e o que não pode.

Além disso, brincadeiras relacionadas à comida são ótimas para brincar com mastigadores, desde que você tenha cuidado para não alimentar seu animal de estimação em excesso. Há muitas maneiras de usar comida para brincar com seu cão. Primeiro, você pode comprar um alimentador de quebra-cabeça para fazer seu cão trabalhar duro para obter seus petiscos. Além disso, tente esconder pequenos pedaços de ração em uma sala e depois deixe seu cão brincar de detetive. Se ele encontrar um petisco, é seu para comer!

Correr em Círculos

Jack Russell terrier chases tail from an overhead view.

Seu cão de repente começou a perseguir sua cauda? Você o encontra andando de um lado para o outro em movimentos circulares? Um corredor em círculos tem muita energia para queimar.

O exercício é a melhor forma de brincar para um cão altamente energético. Um jogo de Frisbee® ou lançamento de bola é uma ótima brincadeira. Outras formas de queimar energia são longas caminhadas ou mesmo corridas rápidas. Contanto que você permaneça ativo, qualquer brincadeira que exija atividade física funcionará.

Ganir

Assim como os bebês, os cães choramingam quando precisam de um pouco mais de atenção de você. E também, como os bebês, a choradeira pode ser esmagadora e até irritante para os tutores. Antes de brincar, dê um passo para trás por um segundo e analise a situação. Sim, um cão chorão pode ser frustrante, mas por que seu cão está ganindo? É simples: ele precisa de você. Quando você muda sua perspectiva, o ganido de repente se torna muito menos irritante e você fará de tudo para ajudar a aliviar o tédio do seu cão.

Eis algo importante sobre um cão ganir: qualquer coisa que você fizer para brincar vai entretê-lo! Esconde-esconde é uma brincadeira divertida para brincar com o seu cão. Se você tiver filhos, incentive-os a participar da diversão. Peça para uma pessoa se esconder e depois encoraje seu cão a encontrá-la.

Seguir Você

Você sabia que era popular, mas não achava que fosse tão popular que seria seguido a noite toda. Seu cão quer ser seu ajudante. Ele é um animal de matilha, e você é o líder dele. Isso significa que ele estará seguindo você até que você dê a ele algo mais para fazer.

Para um cão que literalmente passa horas em seus calcanhares, por que você não tenta a brincadeira “O Mestre Mandou”? Comece com o seu cão em um lado do seu quintal em uma posição de "ficar". Em seguida, atravesse o quintal e peça ao seu cão que siga um comando. Os comandos fáceis são "sentar" ou "para baixo", mas se você quiser torná-lo mais difícil, tente chamar "venha" para o seu cão vir até você e, em seguida, "pare" para fazer seu cão parar em suas trilhas. Semelhante a outras brincadeiras para cães, certifique-se de recompensar seu cão com elogios quando ele seguir as instruções do Mestre Mandou corretamente. Se ele falhar em qualquer comando, faça-o voltar para o lado inicial do seu quintal.

Alguns dos comportamentos mencionados acima também podem ser sinais de problemas de saúde subjacentes. Se você tiver dúvidas sobre as novas ações do seu cão, entre em contato com seu veterinário para descartar qualquer problema de saúde.

Se você não tem tempo para brincar com seu cãozinho, certifique-se de ter muitos brinquedos que possa compartilhar com ele quando estiver muito ocupado. Apesar de que nem sempre você precisa ter um novo brinquedo, é melhor alternar os brinquedos, escondendo alguns, assim até os brinquedos antigos parecem novos depois de algum tempo.

E lembre-se, a maneira mais fácil de evitar um cão entediado é mantê-lo ocupado. Passear e brincar regularmente com o seu cão irá mantê-lo feliz e contente e você também vai se divertir.

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar e até mesmo transformar seu público-alvo. Seus textos podem ser encontrados em toda a internet e impressos. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados