Como Fazer a Visita ao Veterinário Menos Estressante Para Seu Cão

Published by
min read

Levar seu cachorro ao veterinário pode ser desafiador mesmo nas melhores circunstâncias. Se você está lidando com um cão que tem medo dessas visitas, os exames podem ser estressantes tanto para você quanto para seu animal. Por isso, pode ser tentador pular a consulta anual e só ir ao veterinário em casos de emergência, porém, as consultas anuais são uma parte importante dos cuidados de saúde que você deve ter com seu pet. Caso seu cachorro tenha stress e não goste de ir ao veterinário, continue lendo este artigo e descubra algumas dicas de como tornar essas visitas muito mais tranquilas para você e seu cão.

Socialize seu cão

Male nurse in blue scrubs writes on clipboard while woman holds dachshund in waiting room.O ideal é que os filhotes se socializem entre sete e quatro meses de idade, pois este é o período de desenvolvimento da personalidade dos cães. Quanto mais o animal vê, ouve, cheira e vivência durante esse período, menos medroso será quando adulto. Cães mais velhos podem apresentar medo das consultas veterinárias por não terem sido socializados adequadamente durante esse período crítico ou por associarem o veterinário a experiências negativas que ocorreram quando eram filhotes. De qualquer maneira, nunca é tarde para começar a acostumar seu cão com novos ambientes, sons e situações. Aproveite todas as oportunidades para apresentá-lo a novas pessoas, pets e experiências. Converse com seu veterinário sobre stress em cachorros para verificar se ele tem algum método para deixar seu cão mais confortável durante as consultas.



Desensibilize seu cão ao toque

É inevitável que seu pet seja contido e manipulado durante a consulta veterinária e isso pode ser assustador caso ele não esteja acostumado. A Universidade de Comportamento Animal recomenda passar um tempo manipulando seu animal e acostumando-o a ser tocado por todo o corpo. Quando estiver relaxado, comece mexendo delicadamente suas orelhas e patas, tocando seus lábios e abrindo sua boca. Recompense-o com petiscos e muitos elogios para que ele crie associações positivas ao ser manejado.

Torne passeios de   agradáveis e habituais

Dog With Sticking Out Tongue Sitting In A Car SeatPara muitos cachorros, o stress causado pela visita ao veterinário começa com a entrada no carro. Isso ocorre porque esses trajetos costumam ser as únicas vezes em que ele entra no veículo. Então, você pode ajudar seu cão a ficar mais relaxado no veterinário tornando seus passeios de carro agradáveis e corriqueiros. Comece com passeios rápidos ao redor do quarteirão e depois, passe para lugares mais divertidos, como parques e pet shop. Certifique-se de fornecer bastante reforço positivo ao longo do caminho. Quando as viagens forem associadas a experiências divertidas para seu cão, ele provavelmente ficará alegre e ansioso para o próximo passeio. Mas não se esqueça de garantir a segurança adequada para seu pet, para deixá-lo confortável e seguro. Isso pode ajudar a aliviar qualquer tensão extra que ele possa ter.


Faça a consulta veterinária divertida

Assim como você aprendeu a associar passeios de carros agradáveis para seu cão no tópico acima, você pode fazer o mesmo com a ida à clínica veterinária, levando-o até lá apenas para socialização entre as consultas anuais. Ligue com antecedência e combine com a equipe antes de visitar o local, e tente ir em um horário que normalmente os veterinários não estejam ocupados e possam dar atenção para seu animal. O American Kennel Club (site em inglês) acrescenta que é uma boa ideia passar alguns minutos na sala de espera, permitindo que seu cão observe outros pets chegando e saindo e acostumando-se aos sons e cheiros. Certifique-se de recompensá-lo quando ele estiver calmo e relaxado, e ignore qualquer comportamento ansioso ou manhoso.

Vamos ser sinceros: existem alguns aspectos de ir ao veterinário que nunca serão divertidos para seu cão. Mas, se você estiver disposto a trabalhar cuidadosamente para ajudá-lo a superar o medo, ele se sentirá mais seguro e relaxado, tornando as visitas ao veterinário uma experiência mais agradável para os dois.

Author

Jean Marie Bauhaus

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados