Seu Cão Está Pronto para o Adestramento?

Published by
minuto ler

Se você tem um filhote ou um cão mais velho precisando de novas maneiras, o adestramento de obediência não apenas ajudará seu cãozinho a se adaptar melhor a você e sua família, mas também lhe ensinará habilidades que podem ser cruciais para sua segurança. Aqui estão todas as respostas para a sua pergunta: "O que esperar ao adestrar meu cão?"

Currículo Padrão da Escola de Obediência

Normalmente, os cursos de obediência ocorrem uma hora por semana durante um período de seis semanas. De acordo com o American Kennel Club (AKC), as aulas são normalmente divididas entre aulas para filhotes, para cães com menos de cinco meses de idade, e aulas para cães adultos ou de nível avançado, para cães com cinco meses ou mais. As aulas para filhotes podem se concentrar em habilidades como socialização com pessoas e outros cães, adestramento para usar o banheiro, a maneira correta de cumprimentar as pessoas sem saltar sobre elas e aprender a andar na coleira, além de comandos básicos como sentar, vir e deixar.

Para os cães mais velhos, as aulas de obediência podem se concentrar mais nas boas maneiras e aprender as regras da casa. Além de aprender os comandos sentar, vir e deixar, os comandos mais avançados incluem ficar, deitar-se e saltar enquanto caminha na coleira.

Benefícios de Adestrar um Cão

A group of dogs sitting near their trainers in a dog school.O adestramento de obediência oferece uma série de benefícios para você e seu cão. Por um lado, seu filhote aprenderá a se comportar de uma maneira que agrade a você e a outros membros da família. O adestramento de obediência desde tenra idade pode ajudá-lo a evitar hábitos irritantes, como pular sobre as pessoas ou latir ou mastigar inadequadamente. Aprender boas maneiras pode ajudar a conter hábitos semelhantes em cães mais velhos, diz o AKC. Mais importante, aprender a vir quando chamado e ficar ou soltar um objeto ao seu comando são habilidades que poderiam ajudar a evitar danos ou lesões ao seu cão.

Claro, seu cão não está sozinho em seu adestramento. Ao trabalhar com ele para ensinar-lhe essas habilidades, se for feito corretamente, você fortalecerá e reforçará o vínculo de confiança e companheirismo. Não só isso, mas participar de aulas de obediência é uma ótima maneira de conhecer outros tutores de cães, proporcionando-lhe oportunidades para trocar histórias loucas de tutores e fazer novos amigos humanos.

O Adestramento de Obediência Funciona?

A eficácia do adestramento de obediência depende de vários fatores. A raça e o temperamento de seu animal de estimação desempenham um papel em quão bem ele levará para o adestramento e com que rapidez. Por exemplo, um cão obstinado ou hiperativo exigirá mais tempo, esforço e paciência do que um cão mais descontraído e ansioso por agradar. A idade também pode desempenhar um papel no adestramento. Se o seu filhote for distraído com muita facilidade, por exemplo, pode ser necessário tentar novamente quando ele estiver mais velho e mais calmo.

O fator número um em como o adestramento de obediência será eficaz, entretanto, é você. Para que as aulas de obediência funcionem, você precisa ir além da aula de uma hora por semana e praticar regularmente com seu cão em casa. Também é importante que toda a família esteja no mesmo barco e que todos sejam consistentes com as regras. Se a Mamãe diz que o sofá está fora dos limites, por exemplo, ele precisa estar fora dos limites o tempo todo. Se o Papai ou uma das crianças convidar seu filhote para o sofá, mesmo que seja uma única vez, isso só vai confundir o seu cão e prejudicar o seu adestramento. Além disso, tenha cuidado para não reforçar comportamentos problemáticos, ressalta o Petfinder. Você pode estar encorajando-o sem nem perceber. Um exemplo é confortar o seu cão quando ele está choramingando ou lhe dá atenção quando ele late de forma inadequada. A aplicação de técnicas de adestramento adequadas consistentemente fora da sala de aula é a única maneira de reforçar adequadamente seu adestramento e garantir que ele seja aplicado.

Adestrar Meu Cão: Posso Fazer Isso Sozinho?

Girl holding a treat in her hand as her husky looks up in anticipation.

As aulas de obediência formais não são a única opção de adestramento para ensinar seu cão a se comportar. Você sempre pode adotar a abordagem do tipo "faça você mesmo" para ensinar as mesmas habilidades que aprenderia na escola de obediência. Inúmeros livros, sites e vídeos estão disponíveis para ajudá-lo a adestrar seu filhote em casa. Uma vantagem disso é que você pode desenvolver seu próprio curso misturando e combinando abordagens e estilos de adestramento para ver o que funciona melhor. O adestramento “faça você mesmo” pode ser a melhor abordagem se o seu horário ou local não facilitar a participação em aulas regulares ou se o seu cão precisar de uma abordagem mais personalizada.

Se você acha que a escola de obediência não se encaixa ao seu estilo de vida, mas ainda precisa da ajuda de um profissional, muitos adestradores de cães profissionais vão à sua casa e trabalharão com você e com o seu cão individualmente. Alguns programas de adestramento oferecidos por grandes cadeias de pet shops também oferecem aulas particulares de adestramento que se encaixam mais facilmente à sua agenda

Meu Cão Está Muito Velho para a Escola de Obediência?

Ao contrário do ditado popular sobre cães velhos e truques novos, os cães nunca estão velhos demais para aprender novos comandos e novas habilidades. Cães velhos indisciplinados podem se beneficiar das aulas de obediência tanto quanto os filhotes mais novos. É melhor conversar com seu veterinário sobre o que seu cão idoso poderá lidar.

Outro desafio quando se trata do adestramento de cães idosos é que os comportamentos indesejáveis ocorrem há anos, se não uma década ou mais, de reforço. Isso não significa que o adestramento não pode ser feito, mas pode exigir muito tempo e paciência para ser realizado. É importante lembrar que no adestramento de cães idosos, você pode precisar ajustar suas expectativas para corresponder às capacidades dele.

Qualquer que seja a idade, raça ou temperamento do seu cão, se ele não tiver boas maneiras ou se a segurança dele puder ser comprometida por sua desobediência, este é um bom momento para pensar em matriculá-lo na escola de obediência. Este adestramento também tornará a vida mais fácil para você, pois ele responderá melhor a você. Cães acham o adestramento divertido, pois é um momento de ligação com você. Então, quanto mais vocês treinam, mais bem-comportado ele pode ser, assim como fortalecer seu vínculo.

Biografia da Colaboradora

Jean Marie Bauhaus Contributor Photo

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus é tutora, blogueira de estimação e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de uma colônia cheia de bebês peludos.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados