Controlando o Comportamento Noturno do Seu Gato

Published by
minuto ler

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Encontre o alimento certo para o seu pet

Não é segredo nenhum que donos de animais quase nunca conseguem ter uma boa noite de sono. Donos de felinos, em especial, são vulneráveis a noites em claro devido ao comportamento noturno dos gatos.

Por que os gatos são noturnos? O relógio biológico do gato está programando no modo “ativo” durante a noite inteira e o seu instinto manifesta-se de várias maneiras, incluindo querer brincar, pedir o lanche da meia noite ou lhe empurrar para conseguir um lugar melhor na cama, geralmente no travesseiro.

Entretanto, existem algumas maneiras de controlar as traquinagens noturnas do seu gato, o que é uma boa notícia para a toda família com sono perdido!

Hora de Brincar é Igual Hora de Dormir

Se você é um dono novato de gato, poderá ficar surpreso com o tanto que os gatinhos dormem durante o dia. É verdade que a maioria dos gatos passa a maior parte do dia dormindo, seja com os humanos em casa ou não. A PetMD orienta ajudar o seu gato a perder a energia que acumulou durante o dia fazendo o seu gato se exercitar por cerca de 20 a 30 minutos assim que chegar em casa. Ele irá adorar a atenção e você terá uma atividade de boas-vindas bem legal. No entanto, tenha em mente que ele poderá tirar aquela super soneca e ficar pronto para detonar de novo justamente quando você acabou de se aconchegar em sua confortável cama. Neste caso, seria uma boa ideia passar outros 20 a 30 minutos antes de dormir ajudando o seu gato a esgotar suas travessuras.

Cat on floor playing with toy

Outra maneira de deixar o seu gato feliz é fornecer meios para brincadeiras independentes. Por exemplo, abrir as cortinas ou persianas em um cômodo desocupado para que ele possa vigiar a vida noturna da sua vizinhança. A Animal Humane Society ressalta que você pode até mesmo incorporar a hora de brincar na sua sessão noturna de televisão. Você se sairá melhor evitando brinquedos que façam barulho, do contrário, você ouvirá aquela bola com sino rolando para cima e para baixo a noite toda, sabotando assim suas tentativas de ter um sono profundo.

Jantar na Hora de Dormir

Os donos veteranos de animais lhe dirão que se você levanta para alimentar o seu gato de madrugada uma vez, a expectativa dele é que você fará o mesmo todas as noites. Não faça isso. Se você já começou a alimentar o seu gato às 2 da madrugada para aquietá-lo, não se desespere, você poderá encerrar esta rotina aos poucos com o passar do tempo.

Uma maneira de fazer isso é dar a janta ao seu gato perto da hora de dormir, de preferência antes das habituais brincadeiras antes de ir para cama. Para evitar superalimentar o seu gato, certifique-se de dividir suas refeições de maneira apropriada durante o dia. Siga as instruções fornecidas na embalagem da ração do seu gato e caso tenha dúvidas sobre o cronograma de alimentação e comportamento do seu gato, pergunte ao seu veterinário.

A Ignorância é uma Benção

Você já fechou a porta do quarto com a esperança de que seu amigo felino buscasse outras maneiras de queimar a energia da meia noite? Caso sim, você já descobriu que os gatos veem uma porta fechada como um desafio e se lançarão contra ela até que se abra. (Uma observação aos donos novatos de animais: Os gatos não desistem. Eles passarão horas tentando abrir a porta). Os gatos extremamente determinados correrão a toda velocidade e se atirarão contra a porta.

Você poderá ficar tentando a mandar seu companheiro peludo ir embora, mas a resistência será em vão. Para um gato, qualquer atenção é uma boa atenção. Qualquer reação sua significa que você está pronto para brincar. Nunca, jamais discipline o seu bebê por seu comportamento noturno. Ele está apenas fazendo o que já é natural dele. A sua aposta mais segura é ignorar completamente o seu gato. Não é fácil, mas no final ele buscará outro entretenimento.

Poderá levar algumas noites para o seu gatinho perceber que você não reagirá às suas exigências noturnas. Com paciência e dedicação, você e seu bebê peludo poderão esperar por noites tranquilas e tanto você quanto ele terão energia para brincar durante o dia!

Image source: Flickr

Biografia do colaborador

Christine O'Brien

Christine O'Brien

 

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Nascido para se limpar

    Seu gato não só sabe como se limpar como também foi feito para isto. A higiene é uma característica marcante da maioria dos gatos. Nós até podemos lhes dar uma ajudinha de tempos em tempos, mas os gatos, sozinhos, fazem um excelente trabalho.
  • Os cinco sentidos favoritos do seu felino

    A natureza equipou seu gato com poderes especiais refinados por incontáveis gerações de perseguições, caçadas e sobrevivência. Cinco sentidos definem seu animal como um gato. Cada um deles desempenha um papel importante na forma como os gatos percebem o mundo.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.

Produtos Relacionados