Benefícios de se Castrar um Gato

Published by
minuto ler

Castrar oferece benefícios para você e seu amado companheiro. O benefício de se castrar um gato? Menos ninhadas indesejadas e menos preocupações para você.

Castrar (ou esterilizar) é o processo pelo qual o veterinário torna o seu gato estéril. Quando os gatos machos são esterilizados, o processo é chamado castração. Quando as fêmeas recebem o mesmo tratamento, é chamado esterilização (de qualquer forma, você pode referir a ambos como castrar).

É difícil aceitar, mas não há lares suficientes para gatos atualmente necessitando adoção. De acordo com a Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais (ASPCA), 3,4 milhões de gatos ingressam em abrigos por ano. Ao castrar seu gato, você ajudará a reduzir a superpopulação da comunidade felina. O mais importante é que castrar e esterilizar ajuda o seu gato a viver com mais saúde e por mais tempo.

Os Benefícios da Castração e Esterilização

Previne Doenças

Esterilizar a sua gata antes do seu primeiro ciclo estral (entrar no cio ou estar pronta para procriar) reduz drasticamente o risco de câncer cervical e elimina o risco de câncer de ovário. Uma vez que a retirada dos ovários reduz os níveis de hormônios que estimulam o crescimento de tumores cancerígenos, a castração ainda reduz o risco de câncer de mama da sua gata.

Tenha em mente que há outras doenças resultantes do comportamento natural felino quando eles acasalam. A leucemia felina e a AIDS felina são duas doenças disseminadas através da mordida de gatos infectados em outros gatos, de acordo com o VCA Hospitals (essas doenças são diferentes da leucemia e AIDS humana, não podendo ser transmitidas de gatos para pessoas). Ao reduzir a vontade do seu gato em brigar por parceiras e território, você também reduzirá suas chances de contrair essas doenças incuráveis de outros gatos.

Diminui as Brigas

Gatos não esterilizados são impulsionados por hormônios à procurar companheiras e defender o território contra invasores. Por isso, dois ou mais gatos não esterilizados na mesma casa pode significar confusão. As brigas tendem a começar, principalmente, se houver uma gata no cio por perto. Ao castrar os seus gatos, você reduzirá seus instintos agressivos.two cats, one mad,(some noise at full size)

Diminui o Risco de Perambulação

Quando as fêmeas entram no cio, seus hormônios e instintos estão estimulando-a a encontrar um parceiro. E, se ela for seu único gato, ela tentará fugir toda vez que você abrir a porta, dessa forma, ela poderá encontrar um parceiro. Lembre-se que os machos também são impulsionados por seus hormônios e instinto de acasalamento e farão de tudo para fugir pelo mesmo motivo. Tanto os machos quanto as fêmeas correm o risco de se machucarem quando estão fora de casa, já que atravessam ruas, avenidas ou estradas para acasalarem. Ao castrar o seu gato, você reduzirá esse desejo de viajar e verá que eles estão felizes por estar em um local seguro e confortável, como ao seu lado no sofá.

Casa Mais Limpa

Os machos borrifam a urina em superfícies verticais para marcar território. Além do odor acre da urina de um gato não castrado alertar outros machos que tem outro cara na redondeza que tomou conta do pedaço, também diz para as fêmeas que ele está esperando a oportunidade para acasalar com ela. Um gato não castrado em casa pode ser sinônimo de bagunça. Castrar um gato diminui ou elimina a vontade de borrifar, e se fizerem, o cheiro deverá ser bem mais suave.

As fêmeas também passam fluído corporal quando entram no cio. Esses fluídos também contêm cheiros que alertam os machos que uma fêmea fértil está por perto. Ao esterilizar a sua gata, você eliminará o mesmo problema.

Quando Deve Acontecer

O seu veterinário recomendará a melhor idade para a esterilização. No geral, a maioria dos veterinários prefere castrar um gato perto da idade de maturidade sexual.

O Que Pode Ser Esperado

O procedimento de castração cirúrgica é feito no consultório veterinário com anestesia geral. O veterinário explicará a cirurgia e dará instruções específicas quanto a cuidados pré e pós-operatório. Ele provavelmente pedirá para suspender comida e água na noite anterior à cirurgia e para trazer o gato ao consultório em um horário determinado.

Durante a cirurgia, o seu gato receberá anestesia, portanto, ele não sentirá ou saberá o que está acontecendo. Nos machos, é feita uma pequena incisão nos testículos e eles então são retirados. A incisão é fechada com sutura absorvível ou cola cirúrgica. Geralmente, os machos podem ir para casa com você na mesma noite, a não ser que haja complicações ou preocupações especiais. Caso ocorram, o seu veterinário dirá se você pode buscar o gato na mesma noite.

As fêmeas fazem uma incisão maior para retirar os ovários e/ou útero. Como essa é uma incisão maior na cavidade abdominal, ela geralmente passa a noite em observação. A sua gata geralmente vai para casa no próximo dia.

Alguns veterinários colocam um cone ou colar elisabetano, uma conexão de papel ou plástico que fica em volta do pescoço como se fosse um funil. Isso evita que o seu animalzinho arranhe, morda ou lamba o local da cirurgia enquanto está cicatrizando. A maioria dos gatos não precisa de medicação especial ou pós-cuidados. Caso o seu veterinário queira ver o seu gato novamente após a cirurgia, certifique-se de trazê-lo na data prevista.

Meu Gato Vai Ficar Diferente?

Provavelmente não. Após a castração, o seu gato rapidamente voltará a ser o mesmo brincalhão de sempre. Pode ter certeza que ele será o mesmo gato que você sempre conheceu e amou.

Alimentando Gatos Após a Castração

Alguns gatos ganham peso rapidamente após a castração, por isso, é importante manter o seu gato ativo e bem alimentado. A Hill's® Science Diet® Adult Perfect Weight contém a mistura certa de nutrientes e calorias que ajudam o seu gato a se manter em seu peso ideal.

Os benefícios de se castrar um gato de longe superam todas as desvantagens. Sim, pode parecer assustador levar o seu amado animalzinho para uma cirurgia, mas as suas preocupações ficam pequenas ao considerar o risco de filhotes indesejados, fugas e encrencas com outros animais. Se já não o fez, converse com o seu veterinário sobre castrar o seu gato.

Biografia do Colaborador

Jeanne Grunert

Jeanne Grunert

 

Jeanne Grunert é autora de livros, blogueira e escritora freelance de Virgínia. Ela cuida de seis gatos resgatados e um cachorro resgatado chamado Shadow em sua fazenda de 17 acres na Virgínia.

 

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados