Métodos Caseiros de Cuidados Dentários para o Seu Gato

Published by
minuto ler

Escovar os dentes do seu gato regularmente é um componente essencial para manter um estilo de vida saudável para ele. Aproximadamente 90% dos gatos desenvolvem problemas dentários durante sua vida. Assim como nós, eles podem desenvolver problemas de gengiva, tártaro e acúmulo de placas, mau hálito e abscessos, todos eles podendo causar infecção e perda de dente. Com cuidados dentários felinos adequados e o tipo certo de alimentação, você poderá ajudar a tomar medidas contra esses problemas.

Como um carnívoro, o seu gato precisa de dentes limpos, fortes e afiados. Infelizmente, muitos gatos não recebem alimentação adequada para condicionar seus dentes. A ração Hill's® Science Diet® Adult Oral Care contém fibras para reduzir as placas e o acúmulo de tártaro, tecnologia de kibble exclusiva para obter dentes limpos, hálito fresco e outros nutrientes essenciais à saúde geral do seu gato.

Se o seu gato tem problemas dentários, poderá levar um tempo até você descobrir. Um dos motivos é que os gatos escondem a dor instintivamente como resposta para não parecer vulnerável aos predadores, portanto, poderá levar um tempo até descobrir que ele está com dor. Se ele se esconde mais do que de costume, não dorme ou fica mais agressivo, isto poderá indicar que ele está tendo dor nos dentes.

O Problema Com Placa nos Dentes do Seu Gato

A placa é uma película que você sente nos dentes quando acorda de manhã, formada por saliva, bactérias e partículas de comida. A placa poderá rapidamente se tornar em tártaro, um depósito amarelado em seus dentes. Poderá também causar infecção na gengiva (gengivite), que é o primeiro estágio da doença periodontal. Cerca de 70% dos gatos têm doença periodontal quando atingem dois anos de idade, mas outros tipos de doença da gengiva poderão ocorrer mais precocemente. As bactérias do acúmulo de placas poderão causar infecção nos pulmões, rim, fígado e coração.

Verifique Sinais Precoce de Preocupações Dentárias Felinas

Entre as visitas veterinárias, certifique-se de verificar o seu gato quanto a estes importantes sinas de alerta:

  • Halitose: um odor forte incomum poderá sugerir problemas digestivos ou condição dentária
  • Sangramento ou linha vermelha escura ao longo das gengivas
  • Inflamação da gengiva: gengivas inchadas podem levar à doença das gengivas, perda de dentes, incapacidade de ingerir, podendo ser um sinal de doença renal ou vírus da imunodeficiência felina
  • Úlceras nas gengivas
  • Hipersalivação ou dar patadas na região da boca.
  • Dificuldade em mastigar alimentos ou negar-se a comer

Leve o seu gato imediatamente ao veterinário caso note algum desses sinais de alerta. O seu veterinário poderá recomendar uma limpeza dentária profissional, que começa com um exame de sangue para determinar se ele está saudável o suficiente para ser submetido à anestesia. Caso esteja, o seu veterinário administrará a anestesia e iniciará uma limpeza abrangente. Isto inclui:

  • Um exame oral completo e radiografias para identificar problemas abaixo da linha da gengiva.
  • Uma limpeza completa abaixo da linha de gengiva para prevenir a doença periodontal
  • Limpeza profissional para remover a placa e acúmulo de tártaro na coroa dentária
  • Polir os dentes para prevenir placas e bactérias.

Como Escovar os Dentes do Gato em Casa

A regra de ouro para cuidado oral felino em casa é escovar. Aqui estão algumas dicas para você começar:

  • Acostume o seu gato com a ideia de escovar os dentes. Mantenha as sessões curtas e positivas. Massageie suas gengivas suavemente com o seu dedo ou um cotonete.
  • Utilize uma escova de dentes elaborada especialmente para gatos; ela é geralmente menor do que uma escova de dentes humana e possui cerdas mais macias. Escovas de dente que você pode colocar nos dedos também estão disponíveis.
  • Utilize creme dental elaborado para gatos; utilizar o seu próprio creme dental poderá causar desconforto e irritar o estômago do seu gato.
  • Se as gengivas do seu gato estiverem inflamadas, escovar seus dentes com força poderá ser doloroso. Visite o seu veterinário para uma rápida avaliação antes de começar a escovar.

Além disso, certifique-se de recompensar o seu gato com um petisco ou brincadeira por ser tão paciente enquanto você escova seus dentes. Dessa forma, ele saberá que fez um bom trabalho, além de tornar as escovações futuras mais fáceis tanto para você quanto para ele.

Alternativas para Escovar os Dentes do Seu Gato

Além de escovar os dentes do seu gato, você pode tomar outras medidas para assegurar que ele mantenha seus dentes lustrosos e limpos. Brinquedos de mastigar e géis, juntamente com petiscos e rações dentais especificamente formuladas poderão retardar a formação de tártaro, além de evitar o início de doença dentária.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados