Fezes De Gato: Um Guia Geral

Published by
minuto ler

Como um tutor de gato, limpar a caixinha de areia pode não ser uma de suas atividades favoritas (caso seja, temos muitas caixinhas por aqui para você!). Mas, você sabia que checar as fezes de seu gato para garantir que estão com coloração e formas normais é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter seu amigo felino saudável?

A maioria dos gatos defeca pelo menos uma vez ao dia, e suas fezes são um ótimo indicador de seu estado de saúde. Podem dizer se seu pet está enfrentando doenças ou se seu alimento não está colaborando com sua saúde intestinal. 

Familiarizar-se com a aparência de um “bom cocô de gato” pode garantir que você estará preparado para reconhecer quando as fezes de seu pet não parecerem normais. 

Fezes de gato saudáveis vs. doentes: o que você deve procurar

Fezes saudáveis são, geralmente, maleáveis (como massa de modelar: nem muito mole, nem muito dura) e de formato cilíndrico. Essas características são consideradas o padrão ouro. Fezes saudáveis têm coloração marrom escura, mas não extremamente escura, pois fezes enegrecidas podem indicar presença de sangue digerido. Fezes muito claras também podem ser consequência de enfermidades mais graves, como doença hepática, pois pode ser uma manifestação de que há obstrução completa do ducto biliar.

Fezes duras e com formato de pequenas bolas são consideradas anormais e prejudiciais à saúde, e podem ser um indicador de constipação ou fezes ressecadas. Esta é uma séria condição para os gatos e pode ser um sinal de doenças mais graves, como por exemplo, enfermidades neurológicas ou metabólicas, ou ainda, obstrução de cólon, observa a International Cat Care (site em Inglês). De acordo com a Wag! (site em Inglês), a constipação também pode indicar desidratação. Você deve consultar seu veterinário no caso dessas anormalidades fecais. 

Gray cat sleeping on the edge of a brown leather sofa.

Você também deve estar alerta para fezes de consistência mole ou líquida, sem formato definido. A diarreia em gatos pode indicar uma variedade de condições, de infecções bacterianas a parasitas intestinais e intolerância alimentar. Mas, cuidado para não confundir a urina com fezes líquidas. Certifique-se de sempre olhar com atenção para aquilo que você está recolhendo e, se necessário, utilize um par de luvas descartáveis para analisar a textura.

Nem todas fezes anormais de gato são sinal de pânico, mas é importante uma observação cuidadosa. Seu animal pode apresentar diarreia por um ou dois dias após uma mudança na alimentação ou viagem de carro estressante. Mas, se as fezes permanecerem com essas características por mais de dois dias, ou for acompanhada de “falta de apetite, letargia e vômitos”, leve seu pet imediatamente ao veterinário, diz o Dr. Richard Goldstein. É o caminho mais seguro a se fazer.

Preparação de amostras de fezes 

Em cada check-up anual, o veterinário solicitará uma amostra das fezes para que o laboratório possa realizar exames. Devem ser coletadas em recipientes plásticos específicos, oferecidos pela clínica veterinária. Mas, você ainda pode comprá-lo em farmácias ou pet shops. Lembre-se: o laboratório precisará de uma amostra nova, por isso é importante não coletar as fezes da caixa de areia até o dia em que você irá levá-la ao veterinário. Uma vez que você coleta a amostra no recipiente, refrigere e anote a data e horário da coleta para que o laboratório tenha informações mais precisas. 

Vários gatos, vários exames 

Caso você tenha mais de um gato, não é necessário que colete uma amostra de fezes para cada indivíduo, a menos que o veterinário solicite. No entanto, se você encontrar fezes com sangue, provavelmente terá que fazer uma patrulha na caixa de areia para identificar qual animal pode estar doente. Claro, se um gato está doente, outros também podem estar. Se você notar um problema sério com um gato, tente isolá-lo com sua própria caixinha de areia até que você possa levá-lo ao veterinário. 

Acredite ou não, as fezes de seu gato podem dizer muito sobre sua saúde. Adicionar uma checagem diária de sua caixinha de areia em sua rotina pode ajudá-los a manter sua ótima forma, além de oferecer um ambiente limpo e saudável.

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O’ Brien é escritora, mãe e tutora de dois gatos Russian Blues que comandam a casa. Seu trabalho também aparece em Care.com, O que esperar, e Gravidez Fit, onde ela escreve sobre pets, gravidez e vida em família. Siga no Instragram e Twitter @brovelliobrien.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados