Parece que seu gato está perdendo tanto pelo que você poderia pegar os pelos dele e tricotar um suéter para você? As bolas de pelo estão pela casa  exigindo aspiração diária? Escovar regularmente é a melhor maneira de lidar com a perda excessiva de pelo do seu gato. Ajudá-lo com a higiene controla a perda excessiva de pelo, removendo os pelos mortos, e também dispersa os óleos naturais que melhoram a condição do pelo e da pele do seu gatinho. Escovar seu gato também pode reduzir o número de bolas de pelo.

Woman combing cat with brush on couch, close up

Saber a razão por trás da queda de pelos também é importante. Aqui estão seis causas comuns pelas quais seu gato pode estar perdendo mais pelos do que o normal, juntamente com possíveis soluções.

1. Alimentos de baixa qualidade

Se o seu gato não estiver tendo uma alimentação equilibrada, você poderá notar uma pelagem que cai constantemente e não é tão brilhante como deveria.

Solução: escolha um alimento de alta qualidade que ajude a promover uma pele e pelagem saudáveis. 

A Hill’s desenvolveu a Hill's Science Diet Sensitive Stomach & Skin, feita especialmente para gatos com pele sensível, que nutre a pele e promove a beleza da pelagem.

2. Problemas de saúde

Existem vários problemas de saúde que podem causar queda excessiva de pelos em gatos, como alergias e parasitas. Por outro lado, alguns medicamentos podem causar coceira ou descamação, o que pode fazer com que seu gato se coce e leve à queda excessiva de pelos. Algumas condições de saúde também podem fazer com que o seu gato se limpe excessivamente, causando falhas no pelo. 

Solução: Se a alimentação não resolveu e você suspeita de um problema de saúde, consulte um veterinário, é importante marcar uma consulta para investigar a causa raíz. Se o seu gato estiver tomando algum medicamento, pergunte ao seu veterinário se pode ser um efeito colateral.

3. Época do ano

Os gatos trocam de pelo durante todo o ano, mas pode aumentar em épocas mais quentes. Isso significa que você provavelmente verá uma quantidade maior de pelos durante o verão e a primavera. 

Solução: dedique alguns minutos todos os dias para escovar seu gato e diminuir a quantidade de pelos espalhados pela casa.

4. Estresse

Alguns gatos perdem mais pelo quando estão nervosos, assustados ou sob algum tipo de estresse. 

Solução: procure sinais de estresse, como se esconder, tremer ou problemas com a caixa de areia. Pense no que pode ter mudado recentemente em sua casa (um novo animal de estimação, ruídos altos) e tente adaptar o ambiente para diminuir o estresse do seu gato. Certifique-se de que ele tenha alguns lugares próprios para escalar, se esconder e se sentir seguro.

5. Idade

Um gato mais velho pode não conseguir cuidar da higiene tão bem quanto quando era mais jovem, resultando em pelos emaranhados ou aumento da queda de pelos. Se você tiver outro gato mais velho, eles podem cuidar um do outro, mas ainda assim podem precisar da sua ajuda.

Solução: escove seu gato idoso todos os dias para ajudar a manter o pelo macio e sedoso. Ela provavelmente ficará grata pela atenção e carinho extra.

6. Gravidez

As alterações hormonais durante a gravidez podem fazer com que uma gata perca mais pelo do que o normal. Uma gata mãe perderá pelo principalmente na barriga, onde os gatinhos mamam. Solução: esta perda excessiva de pelo termina assim que a lactação acaba. Basta ter paciência e cuidar bem dela!

Alguns gatos também simplesmente perdem mais pelos do que outros. Gatos com pelo mais longo exigem maior escovação. Você pode até mesmo perceber que o seu gato de pelo curto perde muitos pelos se ele tiver uma pelagem excepcionalmente espessa.

Não ignore se você tiver um gato que perde muito pelo. Depois de garantir que a saúde e alimentação dele estão em dia, uma boa escova e pente pode ajudar muito a manter o aspirador no armário.

Kara Murphy Kara Murphy

Kara Murphy é uma escritora freelancer e dona de animal de estimação que mora em Erie, Pensilvânia. Ela tem uma goldendoodle chamada Maddie.