Meu gato está acima do peso?

Publicado por Jean Marie Bauhaus
minuto ler

Meu gato está acima do peso? Você pode estar fazendo essa pergunta depois de perceber que seu amado Fluffy está parecendo um pouco, bem, fofo. O ganho de peso é um problema comum com gatos, especialmente à medida que envelhecem e seu metabolismo desacelera. Na verdade, a Association for Pet Obesity Prevention estima que quase 60 por cento dos gatos nos Estados Unidos estão acima do peso. O excesso de peso pode causar e agravar problemas de saúde em seu gato, por isso é importante ser capaz de reconhecer quando seu gatinho está ficando gordinho para que você possa tomar medidas para reduzir o impacto em sua saúde. Continue lendo para saber como saber se seu gato está acima do peso.

Meu gato está acima do peso?

White cat with black spots lays on a weight scale
Um método para saber se seu gato está acima do peso é apalpar as costelas. Para um gato saudável, o acolchoamento não deve ser mais espesso do que o acolchoamento das costas da mão, diz o Cummings Veterinary Medical Center da Tufts University. Se você tiver que pressionar com firmeza para sentir as costelas, ele pode estar acima do peso. Se você não consegue sentir as costelas dele, então seu gatinho pode ser obeso.

Outra forma de saber é usar a pontuação de condição corporal de 1 a 5. Fique de pé e olhe para o seu gato enquanto ele está de pé. Se ele tiver um peso saudável, você deverá ver um leve recuo sobre os quadris que se assemelha a uma cintura, embora isso possa ser difícil de ver se o seu gatinho tiver cabelo comprido. Se, em vez disso, seus lados ficarem salientes, seu gato pode estar do lado rechonchudo. Se você tentar esses métodos e ainda estiver se perguntando: "Meu gato está acima do peso?" então, você deve levá-lo ao veterinário, que pode pesá-lo e examinar sua condição corporal geral. Perguntar ao médico é a maneira mais confiável de verificar se o seu gato precisa perder peso.

Como o excesso de peso afeta seu gato

O excesso de peso tem um efeito psicológico nos humanos e não é diferente com os gatos. Enquanto os gatos não passam tempo olhando no espelho desejando ficar melhor em um maiô, os gatos com excesso de peso podem evitar se envolver em atividades normais do gato, como brincar e higiene pessoal. Isso pode não apenas levar a problemas de pele e possíveis infecções do trato urinário, avisa Catster, mas também pode ser um sinal de que seu gatinho está deprimido ou ansioso. Um estudo publicado no Journal of Veterinary Behavior relatado pelo The Telegraph conclui que cães e gatos às vezes podem comer demais para combater o estresse ou sentimentos negativos. Além disso, gatos com sobrepeso também são mais propensos a doenças, como diabetes, artrite e dores nas articulações, destaca o Cummings Center. O Cummings Center também observa que o excesso de peso pode causar inflamação crônica, uma condição que afeta negativamente a saúde geral dos animais de estimação de uma forma que os veterinários e os pais dos animais estão apenas começando a descobrir.

Causas do ganho de peso do gato

As causas mais comuns de ganho de peso em gatos são a superalimentação e a falta de exercícios, diz Wag !. Isso às vezes acontece sem que os pais dos animais percebam, especialmente à medida que os gatos envelhecem e seu metabolismo e seus níveis de atividade diminuem. Um gato mais velho tem necessidades nutricionais diferentes de quando era mais jovem, e continuar a alimentá-lo com a mesma quantidade e tipo de alimento que você sempre faz quando ele atinge a meia-idade é uma receita para ganhar peso. Este é outro motivo pelo qual é uma boa ideia visitar o seu veterinário se notar que o seu gato engordou.

Gatos em risco de ganhar peso

Alguns gatos correm maior risco de se tornarem obesos ou com sobrepeso, diz o Cummings Center. Gatos machos castrados têm maior probabilidade de ficar acima do peso. Os gatos que vivem dentro de casa estão em risco, assim como os gatos que são menos ativos por outros motivos. Gatos que são alimentados com livre escolha - isto é, que podem comer em uma tigela de ração ao longo do dia - também têm maior probabilidade de estar acima do peso.

Como ajudar seu gatinho a perder peso

Persian cat playing toy on cat tower
Gato persa brincando na torre do gato Reconhecer que seu gato está acima do peso é apenas metade da batalha. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para retornar seu gatinho a um peso saudável.

Leve seu gato ao veterinário

Seu veterinário deve consultar seu gatinho para identificar ou descartar quaisquer problemas de saúde subjacentes que possam estar causando seu ganho de peso. Uma vez que a doença seja descartada, seu veterinário pode fornecer orientações sobre quanto seu gato deve pesar e um plano de alimentação saudável para ajudá-lo a voltar ao seu peso saudável.

Controle a ingestão de alimentos

Embora possa parecer uma boa ideia reduzir drasticamente a quantidade de comida que você dá ao seu gato com excesso de peso, fazer isso pode ser perigoso para a saúde dele. Pet Health Network® escreve que, para um gato gordo, não comer por dois ou três dias, seja por estresse, fome ou recusa em comer um novo alimento, pode levar a uma forma séria de doença hepática. É mais seguro ajudar seu animal de estimação a perder peso gradualmente, alimentando-o com uma fórmula nutritiva de comida para gatos para controle de peso. Se ele for muito obeso, seu veterinário pode recomendar um alimento terapêutico para perda de peso que exija uma receita. De qualquer forma, é melhor discutir as necessidades do seu gato com o seu veterinário antes de colocá-lo em qualquer tipo de regime de perda de peso. Sempre faça a transição gradualmente para acostumá-lo a um novo tipo de comida de gato.

Aumente o nível de atividade dele

Nem sempre é fácil fazer os gatos se exercitarem. Afinal, você não pode simplesmente levá-lo para passear como faz com um cachorro. A boa notícia é que os gatos não precisam de muito exercício para se manterem saudáveis, embora a quantidade varie de acordo com a idade e a raça do gato. Cat Behavior Associates sugere ter como objetivo duas sessões de quinze minutos por dia de brincadeiras interativas com seu gatinho, envolvendo-o em atividades como correr atrás de seu brinquedo favorito. É uma boa ideia investir em uma árvore para gatos que tenha a oportunidade de pular e escalar. Combinar o tempo de jogo com uma árvore de gato é basicamente o equivalente a fornecer ao seu gatinho uma academia em casa.

Se você já se perguntou: "Meu gato está acima do peso?" você deu um grande passo na direção certa para controlar a saúde do seu animal de estimação. O simples fato de que você não está fazendo vista grossa para o tamanho crescente do seu gatinho mostra o quanto você se importa. Agindo para interromper e reverter o ganho de peso do seu gato não apenas melhorará sua qualidade de vida, mas também ajudará a garantir que ela estará por perto para ficar abraçada a você por muito tempo.

Contributor Bio

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma mãe de pet, blogueira e romancista de animais de estimação de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de um amontoado de bebês peludos.

Artigos Relacionados

  • A Importância de Beber Água para o Seu Gato

    154502253 Assim como os humanos, aproximadamente dois terços do organismo de um gato são compostos de água. Os gatos precisam de uma quantidade saudável de água para sobrevier e manter a saúde.
  • Seu Gato com Excesso de Peso: Quando maior não é melhor

    Cat playing with ownerw O excesso de peso eleva a predisposição de seu gato a vários problemas graves de saúde. O ganho de peso indica um aumento da massa adiposa corporal e geralmente é o resultado do consumo excessivo de alimento associado a níveis insuficientes de exercício.
  • O Significado Por Trás do Nariz Seco do Seu Gato

    Os donos de gatos geralmente perguntam se um nariz seco e quente significa que seu gato está doente. A resposta curta é não. O nariz de um gato saudável pode variar entre úmido e seco por diversas vezes durante o dia.
  • Sujando a Casa. Problemas que Vão Além da Caixa de Areia

    Chegar em casa com uma “surpresa” desagradável no chão é um fato inevitável para qualquer dono de gato. Infelizmente, nem sempre os gatos se relacionam bem com a caixa de areia.

Produtos Relacionados