O que Esperar na Avaliação de Saúde de 6 Meses do Seu Gato Filhote

Published by
minuto ler

Quando o seu gatinho filhote tiver completado seis meses de idade, você já deverá estar bem familiarizado com seu veterinário. Levar o seu gatinho ao veterinário é uma das primeiras coisas que você deve fazer após a adoção. Ele deve também continuar a visitar o veterinário durante os seus primeiros meses de vida para avaliações físicas e vacinas. Ele já deverá ter recebido as principais vacinas quando tiver completado 16 semanas de idade.Female veterinarian holding a black kitten.

A avaliação de saúde de seis meses é muito importante. Este é o momento de você assegurar que a saúde do seu gato é compatível com seu crescimento e desenvolvimento. Agende uma consulta com o veterinário para uma avaliação de saúde minuciosa.

O que Esperar no Veterinário

Na visita veterinária do seu gatinho filhote, você pode esperar o seu veterinário realizar as seguintes avaliações de saúde:

  • O seu gato será pesado para assegurar que está crescendo no ritmo correto para sua raça. Caso não esteja, o seu veterinário aconselhará você a trocar a alimentação do seu gato. Um alimento para gatos filhotes de alta qualidade consegue oferecer os nutrientes que ele precisa para crescer e ser saudável.
  • Espere um exame minucioso dos seus olhos, ouvidos, patas e dentes. A esta altura, os dentes adultos do seu gato filhote já deverão estar surgindo. Os seus dentes de leite geralmente caem naturalmente para ceder espaço; porém, o seu veterinário poderá fazer recomendações se não for o caso.
  • O seu veterinário recomendará um esquema de desparasitação e controle de pulgas, caso já não tenha um. A ASPCA recomenda que você castre ou esterilize o seu gato filhote entre oito semanas a cinco meses de idade. Caso já não o tenha feito, o seu veterinário poderá discutir com você sobre os benefícios e determinar quando o seu gato deve ser submetido à cirurgia.
  • Dicas para uma Visita Veterinária Produtiva

    Ter o tipo certo de caixa de transporte para o seu gatinho o fará sentir em casa durante a viagem ao veterinário. As caixas de transporte vêm em tamanhos diferentes, sendo feitas de materiais diferentes como tecido ou plástico resistente. Determine qual delas deixa o seu gato mais confortável e a use para levá-lo às visitas veterinárias. Limpeza regular, juntamente com um brinquedo ou cobertor favorito o ajudarão a se adaptar ao ambiente. Se ele parecer agitado, familiarize-o com a caixa de transporte, trazendo-a para casa antes da visita, transformando-a em um lugar divertido, aconchegante e seguro para o seu gatinho. Deixe a porta aberta e coloque petiscos e brinquedos no interior da caixa de transporte. Leve o seu gato para andar de carro para que se acostume a passar o tempo dentro da caixa.

    Um borrifador tranquilizante em sua caixa de transporte conseguirá também fazer milagres. Estes borrifadores liberam feromônios que reduzem o estresse do gato e estão disponíveis em sua clínica veterinária, na internet pet shops.

    Quando chegar ao veterinário, é importante reassegurar ao seu gatinho que esta visita ao veterinário é uma experiência positiva. Embora o seu veterinário seja especialmente treinado para lidar com seu gato filhote, ele/ela poderá lhe pedir para acalmá-lo durante a visita. Para mantê-lo calmo, faça carinho delicadamente e reconforte-o com uma voz calma e cordial. Quando ele começar a sentir-se confortável com o veterinário, cada visita à clínica veterinária se tornará em uma experiência mais fácil e mais prazerosa para você e para o seu gatinho. Leve alguns petiscos saborosos durante a ida para reconfortá-lo e tornar a visita positiva.

    O seu veterinário será sua principal fonte de orientação sobre a saúde, alimentação e comportamento do seu gato filhote à medida que se torna adulto. Certifique-se que ele visite o veterinário semestral ou anualmente para avaliações regulares. Além disso, é de grande utilidade monitorar comportamentos comuns que seu gato exibe em casa, caso o seu veterinário tenha perguntas relacionadas à saúde do seu gato. E por último, nunca tenha medo de fazer perguntas ao seu veterinário sobre o seu gatinho, isto poderá contribuir em muito para que ele tenha uma vida feliz e saudável por muitos e mitos anos.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados