Causas de Vômitos em Gatos

Publicado por Chrissie Klinger
Tempo de leitura

Nenhum tutor de pet gosta de ouvir esse som: o barulho do seu pet engasgando no outro cômodo, o que indica que você terá uma bagunça para limpar. Quando seu gato começa a engasgar, o primeiro pensamento que pode passar por sua cabeça é: "Ah, não, no que ele se meteu agora?" Existem muitos motivos pelos quais seu gato pode vomitar, alguns deles mais graves do que outros. Como um novo tutor de pet, é importante saber os tipos de vômito do gato e quando um vômito justifica uma visita ao veterinário.

Long haired cat with open mouth nibbling on grass

Bolas De Pelo: Uma Causa Comum De Vômito Em Gatos

Mesmo sendo um tutor experiente, é importante entender as razões por trás do vômito do gato. Conforme os gatos envelhecem, seus corpos mudam e seu vômito pode ser uma maneira de dizer se essas alterações são normais ou anormais.

Embora o vômito do gato possa ser devido a comer uma parte de uma planta de casa ou ingerir um pedaço de um brinquedo, seu gato pode apresentar este sintoma por excesso de limpeza (lambedura). Isso geralmente se deve a uma bola de pelo.

Embora um gato vomite uma bola de pelos de vez em quando, às vezes você precisa se preocupar. As bolas de pelo não devem ser dolorosas, frequentes ou difíceis de passar pela garganta do seu gato. As bolas de pelo não tratadas também podem ir para o outro lado e causar bloqueios intestinais dolorosos em casos extremos, de acordo com o The Nest (site em Inglês), portanto, mantenha a rotina normal do seu gato e esteja atento a sinais de constipação, letargia e anorexia se ele não estiver expelindo nenhuma bola de pelos há algum tempo. Se o seu gato tem um problema consistente com bolas de pelo, você pode querer dar uma olhada em um alimento para gatos que seja formulado para bolas de pelo .

Diagnosticando Vômitos em Gatos

Uma bola de pelo de vez em quando (geralmente com um líquido espumoso ou amarelo) pode não ser um motivo para chamar o seu veterinário, mas se o seu gato começar a ter com frequência, como uma vez por semana, ou se as bolas de pelo forem grandes e parecerem estar causando desconforto a ele, convém convidar seu amigo felino para um check up.

De acordo com o Cornell Feline Health Center (site em Inglês), a maioria dos veterinários começa determinando se o problema de vômito está relacionado ou não a bolas de pelo. Em seguida, passam a discutir a possível ingestão de objetos ou substâncias nocivas em sua casa e, finalmente, se necessário, passam para os raios X ou ultrassons para descobrir o problema.

É útil saber que a maioria dos veterinários abordará o vômito de gatos dessa maneira, para que você possa obter informações úteis antes de agendar uma consulta. Quando você ligar para o veterinário, esteja preparado para descrever o ambiente, as atividades e a frequência e aparência dos vômitos do seu gato.


Outras Razões Para O Vômito Do Gato

Se o seu gato vomita, mas retoma as atividades regulares e continua a comer e parece saudável, você (e ele) pode não ter muito com que se preocupar. No entanto, em alguns casos, gato vomitando com frequência ou em excesso pode ser o resultado de algo sério.

Vômito é vômito, mas a cor e o conteúdo dele podem dizer muito sobre o que está fazendo seu gato vomitar. Por exemplo, gato vomitando amarelo e espumoso pode significar bolas de pelos, mas a bile amarela espessa pode ser um sinal de um sério problema renal ou infecção, diz a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Washington . Se este vômito amarelo for acompanhado por letargia, perda de apetite, aumento do apetite ou comportamento anormal, você deve procurar atendimento médico imediatamente.

Um outro cenário em que seu gato pode vomitar é comida não digerida. Às vezes, seu gato pode simplesmente comer muito rápido e expelir toda a refeição. Isso é conhecido como regurgitação - acontece com muitos gatos e geralmente não é um problema alarmante. Você pode simplesmente precisar alimentá-lo com refeições menores e mais frequentes para convencê-lo a ir mais devagar.

Em casos raros, parasitas internos podem causar vômito. Seu veterinário pode precisar fazer exames complementares para descartar a presença de parasitas.


Alergias ao Alimento

Some cats can also experience digestive turmoil from food sensitivities and allergies. Pay close attention to any behaviors your cat exhibits before and after eating. Besides vomiting, does she have diarrhea, bald patches or itchy skin? Discuss these observations with your vet and take your vet's advice on food changes.

Alguns gatos podem precisar de um alimento especial ou coadjuvante para resolver o problema. Outros podem precisar de exames ou medicamentos mais intensivos para resolver o problema e reduzir o vômito. Não tente diagnosticar a alergia do seu gato em casa, uma vez que mudar o alimento por conta própria pode acabar incomodando mais o estômago do seu gato se não for feito corretamente.

Sempre erre por excesso de cautela e, se algo não parecer certo, leve seu gato ao veterinário imediatamente. Embora o vômito do gato seja causado por esses problemas facilmente resolvidos, cada gato é diferente e seu veterinário é a pessoa mais qualificada para diagnosticar o problema que está fazendo seu gato vomitar.

Maneiras De Prevenir O Vômito Em Gatos

Todos os tutores de pets não adorariam saber o segredo para eliminar o vômito de seus animais? Ou mesmo uma forma de treinar seu gato para não fazer isso na cama ou no carpete? Infelizmente, não há palavra mágica. Mas existem algumas coisas que você pode tentar para aliviar sua limpeza e o desconforto do seu gatinho.

A causa de vômito mais fácil de parar é acabando com as bolas de pelo. Escovando seu gato regularmente, mantendo-o ativo e alimentando-o com nutrição balanceada, você pode reduzir o número de bolas de pelo.

Quando se trata de regurgitar, certifique-se de alimentar seu gato no mesmo horário todos os dias. Dê a ele a quantidade de alimento recomendada pelo seu veterinário e tenha água limpa e fresca disponível o tempo todo. Um gato que está tendo problemas frequentes pode ficar desidratado. Embora a maioria dos gatos consuma a maior parte da água da comida, vomitar pode resultar em perda de água, portanto, certifique-se de dar a ele bastante acesso à água e incentivá-lo a beber quando possível. Essas três ações simples podem ajudar muito na prevenção de comer demais ou comer muito rápido. Para um gato que ainda engole a comida, você pode tentar um comedouro lento.

Alimentos especiais ou medicamentos prescritos pelo seu veterinário também podem ajudar a aliviar problemas de saúde ou alergias que levam ao vômito do gato. Certifique-se de que seu gato vá ao veterinário regularmente e discuta suas preocupações.

Embora limpar sujeira e fluidos corporais seja algo que todos os tutores de pets terão que fazer em algum momento, seguir essas dicas e saber quando procurar a ajuda de um profissional pode fazer com que essas experiências sejam raras.

Contributor Bio

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é uma mãe de pet que gosta de compartilhar sua casa com seus filhos peludos, dois de seus próprios filhos e seu marido. Chrissie gosta de passar o tempo com todos os membros da família quando não está ensinando, escrevendo ou blogando. Ela se esforça para escrever artigos que ajudem os donos de animais a viver uma vida mais ativa e significativa com seus animais de estimação.

Artigos Relacionados

  • A Importância de Beber Água para o Seu Gato

    154502253 Assim como os humanos, aproximadamente dois terços do organismo de um gato são compostos de água. Os gatos precisam de uma quantidade saudável de água para sobrevier e manter a saúde.
  • Seu Gato com Excesso de Peso: Quando maior não é melhor

    Cat playing with ownerw O excesso de peso eleva a predisposição de seu gato a vários problemas graves de saúde. O ganho de peso indica um aumento da massa adiposa corporal e geralmente é o resultado do consumo excessivo de alimento associado a níveis insuficientes de exercício.
  • O Significado Por Trás do Nariz Seco do Seu Gato

    Os donos de gatos geralmente perguntam se um nariz seco e quente significa que seu gato está doente. A resposta curta é não. O nariz de um gato saudável pode variar entre úmido e seco por diversas vezes durante o dia.
  • Sujando a Casa. Problemas que Vão Além da Caixa de Areia

    Chegar em casa com uma “surpresa” desagradável no chão é um fato inevitável para qualquer dono de gato. Infelizmente, nem sempre os gatos se relacionam bem com a caixa de areia.