
Removendo o Fedor de Gato da Sua Casa
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Encontre o alimento certo para o seu pet
Sua casa parece estar cheirando à caixa de areia? Livrar-se de odores de gatos em carpetes e móveis é o segredo para fazer sua casa ficar com cheiro agradável e refrescante. Como fazer para remover de verdade odores de gato e não apenas disfarçá-los? O segredo é saber um pouco a ciência por trás do cheiro.
Por que a Urina do Gato é Tão Potente
A urina do gato contém ácido úrico, que pode ficar em carpetes, tecidos e madeira por anos! Apesar do bicarbonato de sódio, vinagre, sabão e água oxigenada poderem neutralizar os odores temporariamente, um dia úmido poderá fazer com que o ácido úrico recristalize e o infame odor de gato voltará. A única maneira de destruir o ácido úrico é utilizando um limpador enzimático, de acordo com TheCatSite.com. As áreas afetadas sobre o carpete e tecidos precisam ser molhadas com limpador enzimático, devendo ser secados por completo ao ar livre. As enzimas dividem o ácido úrico em gases e, ao secarem naturalmente, os gases evaporam, deixando o seu carpete e tecidos com cheiro refrescante. Os limpadores enzimáticos podem ser encontrados na internet e na maioria dos mercados.
Como limpar
Se o seu gato urinou recentemente em uma superfície na sua casa ou possui odores e manchas velhas, é importante tratar a sujeira com alguma estratégia. Aqui seguem algumas orientações básicas para você começar:
- Utilize uma toalha velha para remover e absorver o máximo de urina possível, assim que você encontrar uma mancha.
- Deixe um limpador enzimático descansar sobre a área manchada por algumas horas, deixando-a secar naturalmente.
- Coloque um cesto de roupa sobre a área enquanto ela está sendo tratada para manter o gatinho longe do limpador.
- Abra as janelas e ligue ventiladores para fazer o ar circular, ajudando os odores a sair da sua casa.
- Tente identificar o porquê seu gato está tendo acidentes (problema urinário, estresse, mudança de rotina).
Limpar a área completamente primeiro com vinagre e depois aplicar um tratamento enzimático que quebrará e evaporará o ácido úrico e sua casa ficará livre de odores de gato. Vinagre e limpadores enzimáticos funcionam em todas as superfícies: pisos de madeira, carpetes, colchões. Mas lembre-se, os limpadores poderão afetar todos os tipos de pisos e tecidos de maneira diferente, por isso, sempre faça um teste em uma área pequena antes de aplicar qualquer tratamento.
Entretanto, um ponto principal a se lembrar é nunca usar um limpador à vapor ou calor sobre manchas e marcas de urina, alerta a petMD. Isto poderá reestabelecer a mancha, dificultando a remoção. Caso já tenha limpado tapetes e colchões com vapor, assegure-se de aplicar o tratamento enzimático por algumas vezes. Odores fortes geralmente ficam em tecidos e carpetes por mais tempo, podendo precisar de vários tratamentos.
Prevenindo Odores de Gato
A melhor maneira para fazer com que os cheiros de gato não dominem a casa é evitá-los em primeiro lugar. Mantenha a caixa de areia limpa e adicione bicarbonato de sódio para ajudar a absorver os odores. Se o seu gato parece estar tendo problemas de estresse urinário (o que poderá fazê-lo ter acidentes) ou está constantemente vomitando bolas de pelos pela casa toda, considere mudá-lo para uma ração que ajude a reduzir as bolas de pelos e problemas urinários.
A maioria dos cheiros de animais em sua casa pode ser causada por fluídos corpóreos, mas também é importante não deixar acumular pelos de gato em sua casa, isto poderá também causar odor de gato. Para remover facilmente pelos de gato do estofado, misture um pouco de amaciante de roupas com água em um borrifador e borrife um pouco. Após borrifar a superfície, utilize luvas de borracha molhadas para recolher e remover os pelos do gato.
Quando sua casa estiver com cheiro refrescante e limpo, você poderá mantê-la assim ao dar para o seu gato uma ração saudável, uma caixa de areia limpa e escovação regular. Caso precise de soluções temporárias e rápidas como ambientadores, certifique-se de que são seguros para animais domésticos, para não criar mais problemas do que quando você começou.
Biografia do Contribuidor

Chrissie Klinger
Chrissie Klinger é educadora, escritora e mãe de dois filhos, três cães e três gatos. Ela gosta de um estilo de vida agitado e ecologicamente correto.