Interpretando Comportamentos Comuns dos Cães e o Significado por Trás de Seus Humores

Published by
minuto ler

As ações do seu cãozinho dizem muito sobre o humor dele. E apesar de você não ser fluente na língua canina - como o que significa quando ele saliva - você precisa aprender a interpretar o comportamento do seu cão. Você já testemunhou seu cão lambendo certas texturas ou circulando no mesmo lugar na sua frente? Há muitos motivos pelos quais um estado mental ou problema de saúde específico de um cão pode levá-lo a fazer essas coisas. Depois de prestar atenção ao comportamento dele, você poderá ajudá-lo.

1. Mau Hálito

Os cães não são conhecidos por seu maravilhoso hálito de menta, mas se você notar uma mudança marcante com até mesmo um pouco de halitose, talvez seja hora de fazer uma visita ao veterinário. Pode haver algo de errado com a saúde bucal do seu cão.

Uma mudança no cheiro do hálito do seu cão também pode ser motivo de preocupação com relação ao seu trato gastrointestinal, fígado ou rins. Se o hálito do seu cão cheirar a urina, por exemplo, ele pode ter um problema nos rins. O hálito com cheiro doce é um sinal para os veterinários de que seu cão pode ter diabetes (especialmente se ele estiver bebendo mais água e urinando com mais frequência). Seu humor canino em geral pode parecer feliz, mas se seu hálito mudou, preste atenção - informe seu veterinário.

2. Morder

Os cãozinhos podem beliscá-lo enquanto aprendem a se comunicar com seus tutores. Isso geralmente acontece durante as brincadeiras, já que os cães jovens costumam se comunicar com a boca quando interagem. Também pode acontecer durante o treinamento, ou simplesmente por motivo nenhum que você consiga identificar. Se o seu jovem está beliscando regularmente, é importante pará-lo antes que isso se desenvolva em um comportamento mais problemático.

Os cães mordem por ansiedade, medo ou agressão. Você consegue identificar qual é a motivação do seu animal para fazer isso? Seu humor está influenciando suas ações? Se você está tendo problemas para ensinar seu cão a não morder, considere trabalhar com um adestrador profissional, ou melhor ainda, um especialista em comportamento veterinário. Seu veterinário deve poder recomendar um para você.

3. Andar em círculos

Cães que não conseguem parar de andar em círculos podem ter um problema de saúde. Sim, às vezes é divertido perseguir a cauda, mas se o seu cão não consegue controlar a compulsão, há um problema mais a fundo. Infecções de ouvido podem fazer com que andem em círculos, mas a perseguição compulsiva da cauda pode ocorrer com bull terriers.

Claro que pode haver outros motivos pelos quais seu amigo está andando em círculos. Cães mais velhos podem sofrer de síndrome vestibular idiopática e, não queremos assustá-lo, mas todos os cães correm risco de envenenamento ou tumor cerebral. Apenas o seu veterinário pode determinar a causa do seu cão estar andando em círculos, então leve-o para um exame.

4. Cavar

Os cães cavam no chão por muitos motivos: para escapar, para rastrear animais, para preparar um local fresco para se deitar, ou para esconder algo importante para eles. No entanto, alguns cães “cavam” dentro de casa também. Você já notou seu cão arranhando os cobertores ou o sofá para encontrar o lugar perfeito para se deitar? Este comportamento canino acontece mais frequentemente à noite e durante os períodos de soneca e é completamente normal.

Se a escavação do seu cão começar a incomodá-lo ou danificar sua mobília, considere trabalhar com um adestrador profissional para reduzir esse hábito teimoso.

5. Comer fezes

Cães comem fezes por muitos motivos; pode ser um comportamento normal (embora desagradável para nós) do cão. Cães jovens podem observar a mãe limpá-los (a qual consequentemente acaba ingerindo fezes) e a imitam. O temor pode até fazer com que o seu cão coma fezes se tem medo das repercussões. Então, novamente, o seu cão pode estar apenas curioso. Ele pode sentir o cheiro de certas fragrâncias nas fezes e imaginar o gosto.

Comer fezes também pode ser uma solução instintiva para uma deficiência nutricional. Certifique-se de que alimenta o seu cão com uma ração equilibrada como a Hill's® Ideal Balance®, para que possa descartar completamente a desnutrição como um motivo para ele comer excrementos. Entre em contato com seu veterinário, especialmente se o seu cão também está perdendo peso.

6. Pressionar a Cabeça

Se você observar seu cão pressionando a cabeça contra a parede ou outro objeto firme, há necessidade de sua atenção imediata. Pressionar a cabeça é um sinal comum de vários problemas sérios, como envenenamento tóxico ou doença cerebral. Marque uma consulta com o veterinário do seu cão imediatamente.

7. Arfar

Os cães expelem a maior parte do calor do corpo através de suas bocas. Quando o seu cão arfa, ele provavelmente está sentindo-se muito quente, então ele está regulando sua temperatura corporal. No entanto, é importante prestar atenção ao arfar, pois ele também pode estar com dor. Ajude seu amigo a regular sua temperatura e certifique-se de que ele esteja bem hidratado antes de qualquer atividade física - especialmente à medida que o tempo esquenta. Se o seu cão foi ferido, leve-o ao veterinário imediatamente. Alguns outros problemas de saúde também podem mostrar um aumento do arfar como um sinal, por isso, se tiver alguma dúvida, não hesite em contatar o seu veterinário.

8. Sentar-se Sobre Seus Pés ou Entre Suas Pernas

Isso é muitas vezes confundido com comportamento possessivo, mas na maioria das vezes é um sinal de ansiedade ou nervosismo. “Dominância” raramente é o problema; é provável que seu cão esteja tentando se sentir mais seguro ficando perto.

Yellow lab puppy sitting at owner's feet on a leash

Muitas vezes, a ansiedade vai além do que um adestrador de cães está qualificado para ajudar, então discuta o comportamento com seu veterinário e veja se o seu cão se beneficiaria de um encaminhamento para um especialista em comportamento veterinário.

9. Se Arrastar na Posição Sentada

Você já viu seu cão se arrastar pelo chão... com seu traseiro no chão? Pode parecer engraçado (ou meio nojento). Mas também é chamado de se arrastar na posição sentada e isso significa que há algo irritando o ânus do seu cão. É possível que as glândulas anais do seu cãozinho estejam cheias e precisem ser espremidas.

Se as glândulas anais do seu cão não estiverem cheias, o problema pode ser irritação por algum outro motivo. Alergias podem aparecer apenas como uma coceira na parte traseira. Embora seja comum culpar os vermes, é um motivo incomum para o comportamento. Verifique com seu veterinário para ter certeza de que seu amigo está em um programa adequado de prevenção de parasitas.

Finalmente, um cão que é um comedor de grama, ou gosta de ficar lambendo pela casa, pode ter fios de grama ou cabelo preso em seu ânus que ele está esfregando no chão para sair. Este é o motivo menos grave para este comportamento, mas o mais fácil para você ajudá-lo a resolver.

10. Urinar

Se o seu cão for treinado em casa, pode ser uma surpresa se você o vir urinar em sua casa. O comportamento do cão geralmente não muda sem motivo. Cães anteriormente confiáveis que de repente começam a urinar dentro de casa precisam da sua atenção! Este é um sinal de que algo pode estar muito errado com o seu amigo peludo e quando ele se alivia com frequência - mesmo que seja no local correto - pode ser um sinal de infecção do trato urinário, da bexiga ou dos rins. Em um cão mais velho, pode até ser um sinal de demência.

11. Bocejar

American Staffordshire terrier puppy, white with black eye patch, yawns sitting on wooden boardsEmbora você possa achar que ele precisa dormir um pouco, um bocejo de cão geralmente não significa que ele está cansado. Ele pode estar interessado em cochilar, mas ele também pode estar mostrando um sinal de medo ou estresse. Se o seu cão parece bocejar com uma frequência maior em torno de uma pessoa nova, não apresse a apresentação. Ele está pegando vibrações com as quais não se sente confortável, ou tem medo por algum motivo menos óbvio. Não importa qual seja o caso, uma apresentação forçada não é uma boa ideia.

12. A Ansiedade se Mostra de Muitas Maneiras

Sinais de ansiedade incluem agitação, abanar a cauda, comportamento escapista, defecar em casa, morder ou ferir a si mesmo, latir e muito mais, de acordo com o PetMD.

Por serem tecnicamente animais de carga, seu cão pode ficar com medo quando é deixado sozinho. Se a ansiedade de separação é um problema crônico para o seu cão, ambos terão de aprender a criar um ambiente relaxante quando você sair de casa. Considere levar seu cão para uma longa caminhada ou fazer um jogo vigoroso de busca em seu quintal para cansá-lo antes de você ir. Não faça da sua partida grande coisa também. Se você ainda está tendo problemas com a ansiedade de separação, considere envolver um profissional que possa trabalhar com adestramento comportamental.

Se o seu cão estiver apresentando algum desses comportamentos e isso não for normal para ele, não hesite em marcar uma consulta com seu veterinário para descartar quaisquer problemas médicos sistêmicos. Seu cão social, extremamente energético, de repente não se tornará letárgico e isolado. Se ele fizer isso, está pedindo alguma ajuda.

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila Contributor Photo

Erin Ollila

 

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode informar e até transformar seu público-alvo. Seus textos podem ser encontrados em toda a internet e impressos e incluem entrevistas, escritora-fantasma, posts em blogs e não-ficção criativa. Erin é uma nerd por SEO e todas as mídias sociais. Ela se formou na Fairfield University com uma M.F.A. em Escrita Criativa. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Artigos Relacionados

  • O que Seu Cão Está Tentando Lhe Dizer

    As palavras podem ser importantes para os humanos se comunicarem, mas os cães transmitem emoções por meio da linguagem corporal e dos sons. Embora seu cão pareça entender suas palavras, especialmente se você se esforçar para adestrá-lo com comandos simples como “sente”, “venha” e “fique”, você também precisa trabalhar para entender e traduzir a linguagem corporal canina.
  • Ansiedade de Separação e Seu Cão

    180680638 Aprender sobre o comportamento do seu cão e por isso a ansiedade de separação em cães adultos podem tornar-se um sério problema para os proprietários de animais de estimação.
  • Why Does My Dog Eat Grass?

    If you
  • How to Handle Your Puppy in Season

    180680638 If your female puppy hasn

Produtos Relacionados