Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Basenji

Um cão indiferente e muito afetuoso, o Basenji pode ser ferozmente protetor de sua família. Eles se dão bem com outros cães mas às vezes podem ser argumentativos.

Basenji Num piscar de olhos
The Basenji Dog Breed

Basenjis s]ao renomados por sua visão aguçada e excelente olfato.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 9,53-10,88 kg 

Fêmea: 9,53-9,98 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 43,18 cm

Fêmea: 40,64 cm

Características:

Orelhas eretas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia

Nível de Energia: Altamente enérgico

Faixa de Longevidade: 12-14 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Baixa

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para:

Caçar

Pelagem:

Comprimento: Curto

Características: Liso

Cores: Vermelho-castanho, preto, preto e castanho, rajado, todos com patas, peito e ponta da cauda brancos

Cuidados com a Higiene: Baixo

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Cães de caça e presa

Classificação do UKC: Hounds de Visão e Cães Primitivos

Prevalência: Mais ou menos

Basenjis são um dos menores cães de caça, variando em altura de 16 a 43,18 centímetros e em peso de 10 a 11 quilogramas.

Eles têm grandes orelhas eretas e pregas juntas na testa quando estão alertas. Algumas pessoas acreditam que as orelhas grandes podem ajudar a dissipar o calor. A cabeça levada alta da raça, patas longas, dorso curto e cauda bem curvada contribuem para o contorno quadrado.

As patas longas em relação ao tamanho geral contribuem para a velocidade e agilidade do basenji. Embora seja conhecido como um cão que não late, o basenji "canta tirolês" e rosna, então ele não é mudo.

A pelagem é uniformemente curta e macia. As cores podem ser vermelho, preto, preto e castanho ou rajado, todos com manchas brancas. Patas grandes e patas são comuns, geralmente com uma mancha branca e colarinho.

Personalidade:

O basenji pode ser um cão indiferente; muito afetuoso com sua família, mas não extrovertido com estranhos. Originalmente caçavam em bandos e costumam ser bons com outros cães se forem socializados enquanto jovens. Entretanto, alguns podem ser argumentativos com outros basenjis.

Basenjis tendem a ser cães espertos, mas não fáceis de treinar. Eles precisam de tratamento criativo e paciente para exporem suas melhores qualidades. Conforme mencionado, eles não latem, mas o canto à tirolesa certamente faz bastante barulho. Se deixados por conta própria eles podem mastigar e cavar.

Criadores e donos de basenji costumam se referir a eles como "parecem gatos," pois eles se limpam bastante com lambidas e são quietos. Eles também parecem gostar de subir em lugares altos; talvez para verificar seus reinos dali.

Morando Com:

Basenjis são cães ativos que precisam de uma boa brincadeira ou corrida todos os dias. Gostam de praticar agility e correr atrás de iscas artificiais. Basenjis não são mais tanto usados para caçar, mas são bons cães de família e vivem até aproximadamente 13 anos de idade.

Basenjis podem ser ferozmente protetores com suas famílias. Eles precisam de muita socialização desde cedo com outras pessoas para serem companheiros ideais. Uma característica incomum nos basenjis é que as fêmeas quase sempre só têm um cio no ano que ocorre entre agosto e novembro. E é claro, fazem o famoso som de "canto tirolês".

Basenjis são bem fáceis de cuidar e manter limpos, com uma passada rápida de pano ou escova uma vez ou duas por semana. Basenjis passam a maior parte do tempo se limpando e lambendo cuidadosamente o pelo assim como um gato.

História:

Basenjis são cães antigos da linhagem dos cães primitivos aos Egípcios e passando por cães de caça para as tribos no Congo. Correndo em matilhas silenciosas (eles fazem barulho, mas não o latido normal), os Basenjis ousavam sinos para alertar seus parceiros humanos de seu paradeiro na mata fechada. Eles eram, e ainda são, famosos por sua visão aguçada e olfato excelente.

O basenji conseguiu seu nome de uma Sra. Burn na Inglaterra por volta de 1936. Conhecido até então como o cão do Congo ou Congo derrier, a palavra "basenji" significa "cão do arbusto" naquela região da África. A raça foi colocada na categoria hound pois é claramente um cão de caça, mas se pertence realmente aos hounds de visão ou aos hounds de faro ainda está sendo debatido. Basenjis são permitidos em corridas com isca artificial (um esporte de cão de visão) mas algumas pessoas acham que eles deveriam pertencer ao grupo terrier.

Nos anos 1980 vários basenjis foram importados para os Estados Unidos do Zaire e adicionados ao pool genético do AKC para ajudar a combater alguns problemas de saúde. Essas novas adições também introduziram o padrão de cor rajado ao basenji ocidental. Basenjis são considerados cães bastante primitivos do ponto de vista genético e de desenvolvimento. Ao contrário da maioria dos cães domésticos, eles têm apenas um cio por ano.

Artigos Relacionados