Socialização e Apresentação do Seu Novo Filhote

Published by
min read

Parabéns! Está na hora de levar para casa o seu novo cãozinho. Seus primeiros passos incluem testar sua casa para filhotesencontrar um veterináriocomprar uma ração para filhotes saudável, mas provavelmente você está mais empolgado com a socialização dos filhotes. Você adora passar o tempo fora de casa, então socializar seu filhote para se comportar enquanto você estiver fora é muito importante para você.

Animal Humane Society afirma, “A maior janela de aprendizado na vida de um cão começa... por volta das 3 semanas de idade e se fecha entre 16 e 20 semanas”. Muitas vezes, os filhotes são adotados para suas casas para sempre entre 7 e 12 semanas de idade. Quando seu filhote é exposto a humanos e outros animais antes que ele chegue em sua casa para sempre, ele está preparado para se socializar.

Large brown dog lying down next to a Chihuahua at the park.

Socialização do Filhote em Sua Casa

A socialização começa em casa. Quando você adotar seu cão pela primeira vez, espere um período de adaptação. Seu filhote pode ficar nervoso sozinho se estava acostumado a passar tempo com outros animais e humanos. Limpe sua agenda para passar tempo com seu novo cão em casa, mas incentive-o a brincar sozinho também. Parte do adestramento de socialização é promover a independência para que seu cão não se sinta ansioso quando você não estiver por perto.

Se você tem outros animais de estimação, tenha cuidado ao apresentar seu novo cão a eles em um ambiente seguro. Nunca force uma relação entre animais. Permita que eles cheirem um ao outro - literal e figurativamente. Limite suas interações no começo, mesmo que elas pareçam se dar bem desde o começo, e as alongue com o tempo. Isso ajudará seu novo filhote a saber que ele pode escapar quando estiver se sentindo apreensivo, além de ensiná-lo que você está no comando. Também ajuda a aliviar qualquer estresse que seus outros animais possam estar apresentando com um novo filhote em casa.

Há muitos itens em sua casa que seu cão nunca experimentou antes. Ao enfrentar medos em casa, você está preparando melhor seu cão para se socializar fora de casa. Se seu cão parecer apreensivo ou assustado com alguma coisa, como o aspirador de pó, desligue-o e permita que seu filhote explore o aspirador de pó enquanto você não estiver usando. Então, enquanto ele estiver à vista, mas não perto dele, ligue-o para que seu cão possa ver sua função. Ao lidar com os medos de maneira segura, seu cão não terá ansiedade sobre novas experiências.

Uma vez que seu filhote se sentir confortável em sua casa e com sua família e animais de estimação, convide amigos, familiares e até mesmo os animais de estimação deles! Um cão socializado não deve ser territorial, então convide novas caras mais cedo. Só permita comportamentos que você esperaria de um cão bem-educado quando chegam visitantes. Não permita que seu animal de estimação pule em hóspedes ou lata para os carros na garagem. Ajudar a “adestrar” seus amigos ou familiares para não incentivar maus hábitos também é uma boa ideia. Por exemplo, não permita que eles lhe deem comida humana para que ele não espere que isso tome uma proporção maior.

Socializando Seu Filhote na Comunidade

É muito importante trazer seu filhote de cachorro para fora de casa e em novos ambientes. Você não quer que seu cão tenha medo em multidões ou seja agressivo quando abordado por humanos ou outros animais. Ao apresentá-lo a locais tranquilos e movimentados, ele se sentirá à vontade em diferentes lugares quando adulto.

Considere a idade dos humanos que seu cão tem acesso. Se os convidados em sua casa forem adultos, é importante apresentar seu novo filhote a crianças em público, mesmo que indiretamente. Passeie com seu cão no parque enquanto as crianças brincam, para que ele possa testemunhar sua energia e entusiasmo. Apenas lembre-se de manter uma distância segura até que seu filhote tenha completado com sucesso o programa de adestramento canino. As aulas de obediência em grupo também são um ótimo lugar para ajudar seu cão a interagir com outras pessoas e cães em um ambiente controlado.

Quando seu cão estiver pronto para conhecer novas pessoas, ensine-o a maneira apropriada de cumprimentar novas pessoas. Primeiro, veja se o seu cão tem espaço suficiente para se movimentar. Você não quer que ele se sinta confinado ao conhecer estranhos. Em seguida, certifique-se de que ele está calmo e sentado antes de permitir que uma pessoa o cumprimente. Semelhante ao adestramento do seu cão, também é apropriado “ensinar” aos estranhos a maneira apropriada de cumprimentar seu cão. Não permita que ninguém corra para o seu cão, o que pode fazer com que ele se sinta ameaçado, e mantenha estranhos longe do rosto dele. Leve petiscos com você nos passeios para que estranhos possam compartilhá-los com seu cão quando ele estiver calmo. Recompensá-lo quando ele se comportar bem ajudará a reforçar o bom comportamento.

Seu cão vai aprender a socialização rapidamente, se você sempre promover um ambiente calmo e seguro. Lembre seus amigos, familiares e estranhos para nunca forçarem uma interação com seu cão, e ele eventualmente se sentirá confortável e feliz em fazer novos amigos.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de estimação que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar e até mesmo transformar seu público-alvo. Seus textos podem ser encontrados em toda a internet e impressos. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

Artigos Relacionados

Produtos relacionados