Uma raça obediente e multi-talentosa, o Pastor-belga pode ser difícil de controlar se o dono for inexperiente.
O Pastor-belga se destaca em uma série de trabalhos de pastoreio e aplicação da lei até apoio a idosos.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 24,95-34,0 kg
Fêmea: 18,14-27,21kg
Altura na Cernelha:
Macho: 60,96-66,04 cm
Fêmea: 55,88-66,04 cm
Características:
Orelhas eretas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia
Nível de Energia: Altamente enérgico
Faixa de Longevidade: 10-12 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Moderada
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada
Criado Para:
Pastoreio
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Variável
Cores: Preto, fulvo, marta
Cuidados com a Higiene: Moderado
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Pastoreio
Classificação do UKC: Pastoreio
Prevalência: Mais ou menos
O Pastor-belga é um cão elegante, bem proporcional, natural, de porte médio e quadrado.
Ele dá a impressão de robustez elegante. É resistente, desenvolvido para resistência, e acostumado a viver ao ar livre com uma pelagem feita para resistir a climas úmidos. Sua elegância e expressão denotam grande força de caráter. O Belga é um cão estusiasmado e rápido que demonstrar uma tendência natural a estar em movimento. Os machos têm 58,42 a 60,96 centímetros de altura e pesam de 25 a 34 quilogramas. As fêmeas têm 55,88 a 60,96 centímetros e pesam de 18 a 27 quilogramas.
O pelo preto deve ser farto e denso dando boa proteção contra umidade e frio. O subpelo também é denso.
Esse cão pastor é uma raça de pelagem dupla e costuma trocar de pelo duas vezes por ano. Dar banho quando estiver sujo, escovação uma ou duas vezes por semana e cortar as unhas irá manter o seu cão em ótimas condições.
Personalidade:
O Pastor-belga é uma raça multi-talentosa. Ele se destaca não apenas em pastoreio, obediência e rastreamento, mas também como cão de guarda; detecção de drogas, bomba e gás; busca e socorro; trenó; agilidade; e assistência terapêutica a deficientes, doentes ou idosos. Este é um cão exigente e precisa de um dono experiente. Um Pastor-belga pode ser difícil de controlar, a menos que o dono saiba como lidar com ele. Cães pastores têm uma ampla variedade de temperamentos e agressividade. São voltados para as pessoas e querem estar com suas famílias. Essa preferência torna o Belga inadequado como cão de canil porque eles podem ficar hiperativos, com latido excessivo e cavar até escapar.
Morando Com:
O Pastor-belga é esperto e obediente. Tem um forte instinto protetor e territorial. Precisa de extensa socialização desde uma tenra idade e treinamento firme, mas não rude. A não ser que você esteja trabalhando em um esporte de proteção, você não precisará fazer nenhum treinamento de proteção com o seu Belga pois isso vem naturalmente para eles.
Pastores-belgas são excelentes animais de estimação para os lares corretos. Eles prosperam com companhia e amor. Os Belgas mostram instintivamente comportamento de pastoreio como perseguir e circular, se movimentar por horas sem esforço e beliscar o calcanhar das pessoas. São bons para trabalho e em competições de obediência, mas não para crianças pequenas que correm e gritam. O Belga vai tentar manter a criancinha em um só lugar.
O Pastor-belga consegue viver em apartamento se for suficientemente exercitado. É moderadamente ativo dentro de casa e fica melhor com um quintal de tamanho pelo menos médio. Ele prefere climas frios mas se adapta bem a outros.
História:
O Pastor-belga, também conhecido como o Groenendael, é uma de quatro variedades de Belgas, todos nomeados em homenagem a vilarejos belgas: Groenendael, Laekenois, Mechelar (Malinois) e Tervuren.
Pastores-belgas remontam a 1880 quando esses cães (com os pastores alemães, franceses e holandeses) eram chamados de cães pastores continentais. Em 1891, o Belgian Shepherd Dog Club foi formado. Os juízes determinaram que o cão pastor nativo era quadrado e de porte médio com orelhas triangulares. Esses cães diferiam apenas na textura, cor e comprimento do pelo.
As variedades Malinois e Groenendael foram as primeiras a aparecer nos Estados Unidos no início dos anos de 1900. O Belgian Sheepdog Club of America foi formado (o Malinois, Groenendael e Tervuren eram todos a mesma raça naquela época) e a raça começou a aparecer em eventos do AKC no início dos anos 1950. Em 1959 os Belgas foram separados nas três raças reconhecidas pelo AKC hoje, Pastor, Tervuren e Malinois.