Um cão brincalhão, porém gentil, o bichon frise não precisa de muito espaço para brincar e é adequado para viver em apartamento. A raça não é conhecida por latir.

O bichon frise requer um tempo considerável para cuidados com a pelagem. Precisam de escovação, banho e cortes regularmente.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 3,17-5,44 kg
Fêmea: 3,17-5,44 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 30,48 cm
Fêmea: 30,48 cm
Características:
Orelhas Caídas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Moderado
Faixa de Longevidade: 12-15 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Moderada
Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Alta
Criado Para:
companhia
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Crespo
Cores: Branco com tons de creme, amarelo-claro ou damasco
Pelagem Menos Alergênica: Branco com tons de creme, amarelo-claro ou damasco
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: companhia
Classificação do UKC: Cão de Companhia
Prevalência: Comum
Bichons são semelhantes aos poodles em termos de sua pelagem powder-puff, que consiste de uma camada externa sedosa, mas crespa, e subpelo macio. Eles são branco, branco e amarelo-claro, creme, damasco ou cinza.
O comprimento do bichon é um pouco maior do que a altura. A cauda emplumada é portada sobre o dorso. Bichons possuem cabeça bem proporcional ao corpo, e orelhas caídas. A trufa é pronunciada e preta.
Machos e fêmeas da raça têm no máximo 30,48 centímetros e pesam de três a seis quilogramas.
Personalidade:
O bichon frisé é considerado um ótimo animal de estimação para todos os fins e é um cão brincalhão, porém gentil. Bichons se dão bem com outros animais de estimação. Em geral são considerados muito bons com crianças. Em uma pesquisa, tiveram classificação alta em se irritar com crianças, mas é preciso ter cuidado sempre que cães e crianças pequenas estão juntos. Na mesma pesquisa, foram considerados fáceis de ensinar a usar o banheiro e treinar, mas alguns donos discordam desse rótulo
Morando Com:
Bichons são cães ativos, mas porque são pequenos, não precisam de muito espaço para brincar e são adequados para viver em apartamentos. Bichons não são conhecidos por latir, o que é uma grande vantagem para residentes urbanos, mas também não conte com eles para guardarem sua casa.
Eles precisam de um tempo considerável para cuidar da pelagem. Precisam de escovação, banho e cortes regularmente. Bichons são uma das poucas raças recomendadas para pessoas com alergias que querem um cão, mas tenha cuidado. Algumas pessoas com alergias leves podem ter menos problemas de alergia com um bichon comparado com outros cães, mas não há garantias. Consulte seu alergista e passe um tempo considerável perto de bichons adultos antes de decidir viver com um.
História:
Acredita-se que o bichon frise seja um descendente do cão d'água americano e era conhecido na região do Mediterrâneo desde a Idade Média. Alguns historiadores acreditam que a raça teve origem de fato nas Ilhas Canário e foi trazida para a Europa por marinheiros. Bichons há muito tempo foram reconhecidos como bons cães de companhia, sobretudo por causa de seu temperamento alegre e equilibrado. Eram bem populares com a nobreza Europeia, na corte Inglesa durante o reinado de Henrique II, e foram até incluídos nas pinturas de Goya.
No século XIX, sua popularidade havia declinado. Viraram cachorros de rua e alguns foram usados em trupes circences. Sua popularidade voltou a crescer depois da Primeira Guerra Mundial. A raça foi trazida pela primeira vez para os Estados Unidos em 1956 por uma família francesa chamada Picault. A raça foi reconhecida em 1973 pelo American Kennel Club como um cão não esportista.
Nos últimos anos, bichons se tornaram mais populares à medida que as pessoas aprenderam sobre as características desejáveis da raça.