Os dálmatas são cães altamente enérgicos, brincalhões e sensíveis. Eles são leais à família e bons com crianças, embora alguns especialistas em dálmatas alertem que a raça pode ser muito enérgica para crianças muito pequenas.
Esses cães são inteligentes, podem ser bem treinados e são bons cães de guarda.
Alguns dálmatas podem ser reservados com estranhos e agressivos com outros cães; outros são tímidos se não forem bem socializados, e outros ainda podem ser tensos. Esses cães são conhecidos por terem “memórias” especialmente boas e dizem que se lembram de qualquer maus-tratos durante anos.
Os dálmatas prosperam com a companhia humana e, se forem deixados sozinhos por muito tempo, podem se tornar destrutivos ou farão beicinho e ficarão deprimidos. Este cachorro é para quem quer passar um tempo com um animal de estimação.
Os dálmatas também precisam de muito exercício para dissipar energia ilimitada. Provavelmente não são adequados para moradores de apartamentos, a menos que a família esteja comprometida com longas caminhadas ou corridas diárias. O Dálmata é mais adequado para viver onde possa brincar e correr.
A raça tem sido objeto de popularidade da moda devido à exposição em filmes. Muitas vezes, isso levou à reprodução excessiva de espécimes pobres e a lares que não são adequados para a raça. A raça também apresenta alta incidência de surdez, o que pode levar a problemas de comunicação. Muitos dálmatas acabam resgatados porque não agem como os cães dos filmes.
Quando a maioria de nós vê um dálmata vistoso e malhado, pensamos em um mascote do corpo de bombeiros ou nas estrelas dos “101 Dálmatas” da Disney, mas a raça tem uma história mais variada, embora evasiva.
Ninguém sabe ao certo a origem da raça, mas os dálmatas têm o nome da Dalmácia, uma área costeira que há muito tempo fazia parte da Áustria. Acredita-se que os cães sejam descendentes do ponteiro.
Os dálmatas se tornaram populares em 1800, quando eram usados como cães de carruagem para trotar ao lado de carruagens e protegê-los e aos cavalos de outros cães e ameaças. Eles também foram sentinelas de guerra, artistas de circo e caçadores, bem como mascotes dos bombeiros. Os dálmatas que conhecemos hoje são principalmente animais de companhia.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.
Está preparado para adotar um animal de estimação? Utilize estas ferramentas para se certificar de que está pronto para o compromisso.