Podengo Ibicenco Num piscar de olhos
Exceto pelas orelhas grandes, o Podengo ibicenco é como se fosse uma versão atenuada do galgo.
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 20,41-24,95 kg
Fêmea: 18,15-22,68 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 26
Fêmea: 25
Características:
Dolicocefálico (cara longa), orelhas eretas (naturalmente)
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 40 minutos/dia
Nível de Energia: Médio
Faixa de Longevidade: 12-14 anos
Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa
Tendência a Latir: Moderada
Tendência a Cavar: Moderada Necessidade Social/de Atenção: Baixa
Criado Para:
Perseguir coelhos
Pelagem:
Comprimento: Curto
Características: Flat
Cores: Branco, vermelho, sólido ou em qualquer combinação
Cuidados com a Higiene: Baixo
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Cães de caça e presa
Classificação do UKC: Hounds de Visão e Cães Primitivos
Prevalência: Raro
O podengo ibicenco tem uma estranha semelhança com o deus egípcio Anubis. Da família dos cães de visão, a raça foi construída sobre as linhas gerais do galgo, com longas patas esguias, corpo relativamente estreito, lombo ligeiramente arqueado, cintura estreita e cauda longa. Exceto pelas orelhas grandes, o Podengo ibicenco é como se fosse uma versão atenuada do galgo.
Além das orelhas marca registrada, o podengo tem várias características bastante incomuns para um cão de visão: o peito é extremamente profundo, e os ângulos dos ombros não são particularmente agudos. A marcha é de passos altos, e a cauda costuma ser portada bem alta quando o cão está trotando.
Embora seja rápido, os verdadeiros pontos fortes do podengo são sua agilidade e habilidade de pular. Esses cães possuem a elegância de um cervo que fica mais evidente quando estão correndo e pulando em terreno irregular. O podengo é um cão de médio a alto, variando de 57,15 a 69,85 centímetros de altura, e peso entre 20,42 a 24,95 centímetros. A pelagem costuma ser curta e rente; a raça também vem em uma grande variedade, nas quais a pelagem é áspera e com cerca de uma a 7,62 centímetros de comprimento. As cores são variações de vermelho ou fulvo, com ou sem branco. De fato, alguns cães são quase totalmente brancos com uns poucos pontos vermelhos.
Personalidade:
Podengos ibicencos são uma mistura de realeza nobre com caçador selvagem. Gostam de ser mimados, mas trocariam imediatamente uma cama macia por uma chance de correr e caçar. São quietos dentro de casa.
Uma característica incomum é que tendem a latir durante a perseguição. Estão entre os cães mais gentis e fáceis de conviver, e se dão bem com outros cães e crianças. São reservados com estranhos, e até um pouco reservados com sua família.
Como todos os cães de visão, obediência não é seu segundo nome e são aptos a correr e não retornar até que queiram. Não têm malícia e não fazem ideia que deveriam proteger você ou a sua casa de pessoas más.
Morando Com:
Podengos ibicencos ficam infelizes se não tiverem uma chance de correr todos os dias. Eles gostam especialmente de brincar de caçador e vão perseguir qualquer animal pequeno que se mexer, mesmo no horizonte, então você deve escolher com cuidado onde vai deixar um deles sem coleira. Em muitas áreas, nenhum lugar é seguro o suficiente para tirar a coleira de um Podengo ibicenco.
Em casa eles gostam de cama macia e raios quentes de sol. Passam boa parte do tempo relaxando e, desde que se exercitem o suficiente, são agradáveis e quietos dentro de casa.
História:
Como o nome sugere, o podengo ibicenco vem da ilha mediterrânea de Ibiza onde a raça era usada tradicionalmente para caçar coelhos. A história registrada acaba ali, e o mistério começa. Como uma raça com cara de quem acabou de sair de uma tumba Egípcia acaba sendo descoberta milhares de anos depois e a milhares de quilômetros de distância?
É possível que comerciantes fenícios tenham trazido esses cães para Ibiza e ilhas vizinhas ainda em 800 AC. Aqui eles foram mantidos em reclusão, mantidos e criados especificamente por sua habilidade de caçar mamíferos pequenos com a visão, olfato e até audição. As condições duras deixaram pouco espaço para o sentimentalismo, e os menos adaptados não foram mantidos ou cruzados —circunstâncias que sem dúvida contribuíram para a robustez da raça hoje. Em sua terra nativa, a raça é chamada de Ca Eibisenc.
Foi só nos anos 1950 que a raça foi exportada e começou sua nova encarnação como companheiro e cão de exibição. Entre as raças mais raras, o Podengo ibicenco é novamente venerado por aqueles com quem ele vive.
A pelagem curta basta lavar e secar. A variedade de pelagem em cerdas é um pouco mais trabalhosa, porque precisa ser penteada ocasionalmente e os pelos mortos arrancados algumas vezes por ano. A poeira cai das cerdas, então exceto pelas cerdas de pelo ao redor da boca que são um pouco mais longas e devem ser lavadas regularmente, pouca manutenção é necessária.