A natureza brincalhona e afetuosa com necessidade mínima de treinamento faz do Keeshond o animal de estimação ideal. Por causa da pelagem espessa do Keeshond não se recomenda climas quentes e úmidos.
O Keeshond parece maior do que realmente é por causa de sua pelagem cheia e espessa
Tamanho:
Faixa de Peso:
Macho: 15,87-20,411 kg
Fêmea: 15,87-20,411 kg
Altura na Cernelha:
Macho: 18
Fêmea: 17
Características:
Orelhas eretas (naturalmente).
Expectativas:
Necessidade de Exercícios: 20-40 minutos/dia
Nível de Energia: Médio.
Faixa de Longevidade: 12-14 anos
Tendência a Babar: Baixa. Tendência a Roncar: Baixa.
Tendência a Latir: Moderada.
Tendência a Cavar: Baixa. Necessidade Social/de Atenção: Alta.
Criado Para:
Cão de guarda de barcas
Pelagem:
Comprimento: Médio
Características: Pelagem dupla, lisa
Cores: Mistura de cinza, preto e creme
Cuidados com a Higiene: Alto
Reconhecimento do Clube:
Classificação do AKC: Não Esportista
Classificação do UKC: Raças do Norte
Prevalência: Comum
O Keeshond é uma raça de pelagem dupla. Essa pelagem consiste de subpelo lanoso e pelo de proteção mais longo. O subpelo é cinza pálido ou cor de creme e os pelos da camada protetora externa são uma mistura de cinza e preto com pontas pretas. Duas vezes por ano, os Keeshonds "mudam," ou trocam o subpelo completamente. Esse período de queda intensa pode durar até três semanas. Keeshonds parecem maiores do que realmente são por causa de sua pelagem cheia e espessa.
A altura média de um Keeshond maduro (acima de 2 anos de idade) é 17" para fêmeas e 18" para machos. O peso é idealmente entre 16,33 e 18,15 quilogramas. Exceto durante a época de troca de pelo, a pelagem do keeshond é bem fácil de cuidar. Escovação diária é ideal, mas uma ou duas vezes por semana ajuda a manter a pelagem limpa e remover o subpelo solto.
Além de sua linda pelagem, os Keeshonds são reconhecidos por sua expressão alerta e sorridente e os "óculos" distintivos, que são linhas ligeiramente sombreadas inclinadas para cima a partir da porção exterior do olho até o canto inferior das orelhas.
Personalidade:
As tendências naturais do Keeshond são tais que geralmente nenhum treinamento especial é necessário para eles agirem como um cão de guarda alerta. Entretanto, eles raramente mordem, e uma vez que a pessoa é recebida em casa, o keeshond vai aceitá-la prontamente.
O keeshond é amigável por natureza com pessoas e outros cães. Sua demanda de afeto é alta, e eles preferem ser incluídos na família ao invés de serem deixados sozinhos do lado de fora. Keeshonds latem e "falam." O keeshond alerta dá um latido de aviso de que há um estranho por perto, mas raramente praticam latido incômodo.
Morando Com:
Keeshonds são cães lindos e inteligentes com uma personalidade encantadora. Sua natureza brincalhona e afetuosa faz deles animais de estimação ideias para as famílias. Ao contrário de outras raças do norte, os Keeshonds são relativamente fáceis de treinar.
Eles raramente praticam latido incômodo, mas latem para dar o alarme que tem um estranho por perto. Um keeshond é mais feliz quando pode viver em casa com a família, sua "matilha." A situação ideal, claro, é aquela em que o cão pode entrar e sair da casa por conta própria, através de uma porta para cães.
Keeshonds podem ficar para fora no tempo frio, mas é preciso providenciar abrigo adequado. Por causa de sua pelagem espessa não é recomendável um clima quente e úmido.
História:
O keeshond é uma raça antiga usada há séculos como cão de companhia e guarda. Muitos Keeshonds eram encontrados vivendo em barcas e fazendas na Holanda onde seus donos dependiam deles para controlar a população de pragas além de forncener companhia leal.
O residente de longa data na Holanda, o Keeshond se tornou o símbolo do Partido Patriota no século XVIII. O nome vem do líder do grupo, Kees De Gyselaer. Essa é a base para o nome da raça ser "Cahorro de Kees", que em Holandês seria "Kees hund.”
O Keeshond original provavelmente descende das mesma linhagens do Ártico que produziram o samoyeda, spitz e Elkhound norueguês cinza. A gentileza e devoção deste cão sugerem que ele nunca teve a intenção de ser um cão de caça, mas sim um companheiro.
Hoje, o Keeshond continua sendo considerado um animal de estimação leal da casa e um "cão que gosta de pessoas" extrovertido.