Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Pequinês

 

Com necessidade limitada de exercício e o mínimo de comida para manter a saúde, o Pequinês é uma raça fácil de cuidar. Entretanto, ele prospera com atenção e gosta de ser um cão de colo.

Pequinês Num piscar de olhos
The Pekingese Dog Breed

Pequinêses parecem estar cientes que são um cão de descendência real e podemos ver uma indiferença e dignidade neles.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 3,17-5,44 kg 

Fêmea: 3,17-5,44 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 20,32 cm

Fêmea: 17,78 cm

Características:

Braquicefálico (cara achatada), membros curtos e arqueados, orelhas caídas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: <20 minutos/dia

Nível de Energia: Descontraído

Faixa de Longevidade: 13-15 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Alta

Tendência a Latir: Moderada

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Baixa

Criado Para:

Cão de Colo

Pelagem:

Comprimento: Longo

Características: Pelagem dupla, lisa

Cores: Todas as cores e padrões são permitidos

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Toy

Classificação do UKC: Cão de Companhia

Prevalência: Comum

O Pequinês é um membro do grupo toy, variando em altura de 15,24 a 22,86 centímetros e em peso de 2,72 quilogramas o menorzinho a 3 a 6 quilogramas o mais pesado.

Pequinêses são cães de corpo longo e baixo com os membros um pouco curvados. O corpo é robusto apesar de seu tamanho pequeno, e a estrutura contribui para uma marcha em "rolamento".

O Pequinês é facilmente reconhecível pelo focinho achatado, olhos grandes e proeminentes e ruga em "v" na trufa entre o focinho e os olhos. As orelhas pendem longas para fora da grande cabeça redonda, e a cauda é portada majestosa sobre o dorso.

A cereja do bolo do Pequinês é a pelagem farta. O pelo é longo e liso, idealmente com textura áspera e subpelo macio abundante. Tem bastante franja nas orelhas, cauda e nos membros. Todas as cores são aceitáveis; uma máscara preta, contorno preto nos olhos e cor preta nas orelhas é desejável.

Personalidade:

O Pequinês parece estar ciente que é um cão de descendência real. Uma indiferença e dignidade podem ser vistos nele, embora ocasionalmente eles "desmanchem o penteado" para brincar. Eles são pequenos cães de guarda muito alertas e soam um latido de alerta muito maior do que o seu tamanho.

O Pequinês em geral é bom com outros cães e animais de estimação, mas devem ser socializados cedo e sempre para aceitarem muitas pessoas. Podem ser indiferentes com estranhos, embora sejam devotadas a suas famílias. Embora sejam bastante espertos, são cãezinhos independentes e seu treinamento requer paciência e criatividade.

O Pequinês não tem tendência a se entregar a mastigação ou a cavar, mas pode ser teimoso sobre aprender coisas novas.

Morando Com:

O Pequinês é um cão muito fácil de manter e precisa de pouca comida para se manter saudável. Excesso de petiscos pode causar obesidade. Embora seja bastante ativo, o Pequinês não precisa de caminhadas longas para se exercitar. Uma brincadeira curta dentro de casa ou ao ar livre no tempo bom será suficiente. Com a cara achatada, o Pequinês não lida bem com tempo quente ou úmido. O focinho mais curto também aumenta a tendência a roncar!

O Pequinês precisa de muita companhia humana para ser feliz. Eles prosperam com atenção e latem na tentativa de proteger sua casa e sua família. Ficam felizes por serem cães de colo na maior parte do tempo. A maioria dos Pequinêses se dá bem com crianças mais velhas. A socialização com muitas pessoas desde cedo é importante.

Os cuidados com higiene são uma consideração importante. Um cão com a pelagem completa requer atenção diária extensa. A maior parte dos Pequinêses domésticos tem pelagem um pouco mais curta e fácil de cuidar, mas ainda precisam de uma escovada diária rápida. Deve-se tomar o cuidado de manter a face limpa, especialmente ao redor da ruga do focinho. Verifique se o pelo longo ao redor do reto para garantir que também esteja limpo.

História:

O Pequinês é outra raça chinesa antiga. Esses cães são conhecidos na China desde aproximadamente 700 DC e pelo menos um pouco de sua popularidade é atribuída ao crescimento do Budismo na China. Leões e, consequentemente, cães semelhantes a leões, era símbolos de Buda, e esses cãezinhos de juba exuberante certamente se encaixam na descrição. Intercruzamento com o Shih Tzu e o Lhasa Apso é certamente possível.

Nos anos 1800, o Pequinês era o queridinho da corte Imperial Chinesa. Vários eunucos eram responsáveis por um programa de criação especial desses "cães de manga," e o Pequinês era verdadeiramente um cão de luxo. Na ocupação de Pequim pelos Britânicos em 1860, apenas uns poucos Pequinêses sobreviveram, dos quais pelo menos um chegou à Inglaterra e se tornou o queridinho da Rainha Vitória. Mais uma vez, a preferência da realeza aumentou a popularidade e o Pequinês nunca se arrependeu.

A maior parte dos Pequinêses modernos é maior do que os verdadeiros "cães de manga," mas ainda são companheiros muito amados e cães de guarda alertas.

Artigos Relacionados