Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Rhodesian Ridgeback

 

Embora dê a impressão de ser um cão de caça grande e preguiçoso, o Rhodesian Ridgeback conquistou admiradores por suas qualidades inatas. É gregário, com um temperamento tranquilo e gentil e é um excelente companheiro.

Rhodesian Ridgeback Num piscar de olhos
The Rhodesian Ridgeback Dog Breed

O Rhodesian ridgeback, também chamado de Leão da Rodésia, é nativo da África do Sul.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 36,29-40,82 kg 

Fêmea: 29,48-34,02 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 66,04 cm

Fêmea: 63,5 cm

Características:

Orelhas caídas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia

Faixa de Longevidade: 10-13 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Baixa

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para:

Caçar animais grandes, guarda

Pelagem:

Comprimento: Curto

Características: Plano

Cores: Trigo claro a vermelho

Cuidados com a Higiene: Baixo

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Cães de caça e presa

Classificação do UKC: Hounds de Visão e Cães Primitivos

Prevalência: Comum

A marca registrada desta raça é a crista nas costas.

Esta é formada por pelos que crescem na direção oposta do restante da pelagem. Começa logo atrás dos ombros e continua até o começo do quadril. No início dessa crista ficam duas coroas idênticas (espirais) diretamente opostas uma à outra.

O Rhodesian ridgeback é um cão forte, musculoso, equilibrado e atlético. É capaz de grande resistência com uma boa velocidade. A altura dos machos varia de 63,5 a 68,58 cm (38 quilogramas) e da fêmeas de 60,96 a 66,04 centímetros (32 quilogramas). Conhecidos pelo temperamento equilibrado e digno, o ridgeback é devotado e afetuoso com seu mestre e reservado com estranhos.

A cor de um Rhodesian ridgeback varia de trigo pálido a trigo vermelho. Um pouco de branco no peito e nos dedos é permitido, mas o excesso de branco nessa área, no ventre ou sobre os dedos não é desejado.

Personalidade:

O Rhodesian ridgeback conquistou muitos admiradores por suas qualidades inatas. A raça possui muitas das características geralmente associadas com os Hounds, mas é um pouco mais durona do que as raças típicas de cães de caça. O ridgeback tem um temperamento tranquilo e gentil e raramente late.

Embora passe a impressão de ser um cão de caça grande e preguiçoso, o Rhodesian ridgeback pode ser uma presença ameaçadora. Este cão foi criado para caçar e ser um protetor da família. O ridgeback é facilmente treinado e sua facilidade de manejo é acima da média.

Por causa de suas habilidades inatas como guardiãos, ridgebacks não devem ser treinados como cães de proteção. Seu instinto natural de proteção deve ser submetido a treinamento elementar de obediência para controle.

Morando Com:

Rhodesian ridgebacks são cães extremamente tolerantes e excelentes companheiros. Ridgebacks são animais gregários e apreciam a companhia de outros cães; mas as famílias devem ter cuidado sobre ter vários cães machos em uma residência, porque isso pode levar a lutas por dominância. Esses cães podem ser bons com gatos se crescerem juntos.

Eles são bons com crianças, mas tanto a criança quanto o cão devem aprender a se comportar perto do outro. Por causa do seu tamanho, ridgebacks mais jovens e excitáveis podem derrubar crianças pequenas por acidente. Ridgebacks são protetores com as crianças e outros membros da casa. São excelentes cães de guarda e protetores da família naturalmente, mas eles precisam saber que o cuidador é quem está no comando.

Ridgebacks não são de latir, mas ficam alerta a qualquer coisa fora do comum. Cães atléticos, conseguem escalar e você pode ver sua curiosidade natural assumir quando tem alguma coisa interessante do outro lado da cerca! Não são cavadores por natureza, mas podem, contudo, criar umas "cavernas" de verão bem legais no seu quintal se forem deixados sem supervisão.

Rhodesian ridgebacks são cães extremamente limpos, com pouco odor e mínima troca de pelo. Podem ser considerados "fáceis de manter" quando se trata de comida, mas você pode precisar monitorar a ingestão de calorias para evitar que eles comam demais e fiquem obesos.

História:

O Rhodesian ridgeback, também chamado de Leão da Rodésia, é nativo da África do Sul. A história da raça remonta ao século XVI quando os primeiros europeus exploraram o interior do Cabo da Boa Esperança. Ali eles descobriram as tribos Hotentotes vivendo com um cão semi-domesticado que tinha pelos no comprimento da coluna — crescendo para o outro lado. É isso que hoje nós chamamos de crista, ou "ridge."

O Rhodesian ridgeback foi criado pelos fazendeiros Boers para atender sua necessidade de um cão de caça nas áreas selvagens da África. Eles precisavam de um cão que pudesse espantar a caça, derrubar um animal grande ferido e proteger a fazenda de animais selvagens rondando à noite. Os fazendeiros também precisavam de um cão que pudesse resistir aos rigores da vegetação africana, lidar com as mudanças drásticas de temperatura do calor do dia para as temperaturas congelantes à noite, ter pelo curto para evitar carrapatos, e que pudesse ficar sem água por 24 horas. Esse cão também deveria ser companheiro e protetor para a esposa e os filhos do fazendeiro.

Em 1922 um grupo de criadores do Zimbábue definiu um padrão para o Rhodesian ridgeback que está praticamente inalterado até hoje. Vários exemplares excelentes foram trazidos para os Estados Unidos no início dos anos 1950 e, em 1955, o Rhodesian ridgeback foi a 112ª raça admitida no American Kennel Club.

Artigos Relacionados