Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Saluki

 

Conhecidos por se contentarem em relaxar por horas, o Saluki ainda precisa de exercícios diários. O saluki, um cão dedicado, mas não um cão que demonstra emoções, é gentil com crianças e aprecia sentar ao seu lado.

Saluki Num piscar de olhos

The Saluki Dog Breed

Salukis acreditam que os carros vão parar para eles. Assim, deixar um saluki solto em uma área não cercada é arriscado.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 20,41-29,48 kg 

Fêmea: 15,87-20,411 kg

Altura na Cernelha:

Macho: 68,58 cm

Fêmea: 60,96 cm

Características:

Dolicocefálico (cara longa), orelhas caídas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: >40 minutos/dia

Nível de Energia: Descontraído

Faixa de Longevidade: 10-15 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Baixa

Tendência a Cavar: Alta Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para:

Perseguir gazela e lebre

Pelagem:

Comprimento: Curto/Longo

Características: Liso, plano

Cores: Branco, creme, fulvo, dourado, vermelho, grisalho, preto e castanho, tricolor, qualquer uma delas sobre branco

Cuidados com a Higiene: Moderado

Reconhecimento do Clube:

Classificação do AKC: Cães de caça e presa

Classificação do UKC: Hounds de visão 

Prevalência: Mais ou menos

Embora os indivíduos variem bastante na forma, todos os salukis possuem uma construção geral que lembra o galgo, combinando patas longas, esguias, um corpo relativamente estreito, peito bem profundo, lombo um pouco arqueado, cintura pequena e cauda longa.

O saluki é mais leve, mais fino e um pouco mais angular do que o galgo. Os ossos do quadril do saluki costumam ficar aparentes, assim como as três últimas costelas e um par de vértebras. O saluki é feito para velocidade e resistência e é o corredor de longa distância da família dos cães de visão.

A ampla variação de estilos é refletida na variação de alturas aceitáveis: 58,42 a 71,12 centímetros para machos, embora a maioria dos salukis de hoje estejam próximos do topo. O peso pode variar de cerca de 15,87 quilogramas para uma fêmea pequena até 16 a 30 quilogramas para um macho grande.

Salukis emplumados têm pelo longo e sedoso em suas orelhas, embaixo da cauda, entre dos dedos e às vezes na parte de trás dos membros e abaixo da garganta, com o resto da pelagem curta e macia. Embora a maioria das pessoas considere o padrão emplumado distintivo como marca registrada da raça, o saluki também vem na variedade lisa, na qual o pelo é curto e lustroso. Todas as cores são permitidas, e quase todas as cores podem ser encontradas na raça.

Personalidade:

O saluki é decididamente um cão de uma família, tendendo a ser indiferente, ou até mesmo tímido, com estranhos. Esta é uma raça dedicada, mas não particularmente que demonstra emoções, que aprecia sentar ao seu lado, não em seu colo. Salukis são quietos em casa, extremamente gentis com crianças, e bons com outros cães. São cães de guarda adequados, mas péssimos cães de proteção.

Salukis devem ter uma chance de correr, e correr muito, todos os dias. Dada essa chance, são moderadamente obedientes, desde que por acaso queiram a mesma coisa que você quer.

Salukis gostam de relaxar e amam correr, mas vivem para perseguir. Não se engane, este ser quieto, gentil, etéreo de grandes olhos inocentes é um grande caçador na essência.

Morando Com:

Salukis precisam ter seus confortos: uma cama macia (de preferência a sua) e um quarto quente estão no topo da lista. Nessas condições, se contentam em relaxar por horas. Ainda assim, precisam sair e se esforçar até o limite pelo menos uma vez ao dia. Sua incapacidade de dizer não quando o assunto é correr atrás de vida selvagem, combinada com sua relutância de vir quando é chamado e sua firme crença de que todos os carros vão parar para ele, tornam deixar um saluki solto em uma área não cercada uma prática arriscada.

Salukis são naturalmente magros, e muitos são bastante exigentes com a comida. Se você não suporta estranhos o acusando de não alimentar seu cão o suficiente, não tenha um saluki.

A manutenção da variedade emplumada consiste de escovar as longas plumas duas vezes por semana; caso contrário podem se formar nós nas orelhas e entre os dedos onde o pelo também cresce longo.

Cães com plumagem de orelha muito longa podem precisar usar uma meia de orelha (rede) quando estiverem comendo para manter as orelhas fora da comida. Salukis emplumados são cães de pelagem longa geneticamente. Salukis castrados costumam ter crescimento de pelo longo no corpo e podem precisar de corte para manter a aparência do saluki.

História:

O saluki é uma das raças que podem remontar suas origens de volta aos antigos Egípcios. Foi valorizado desde a antiguidade pela sua capacidade de caçar, derrubar gazelas, lebres e outras presas rápidas na areia quente do deserto, fornecendo esporte para reis e comida para nômades. Numa cultura que considerava os cãos impuros, apenas o saluki tinha permissão para compartilhar as tendas dos Beduínos e era chamado "El Hor" ("o nobre").

O cruzamento com não salukis era estritamente proibido, uma prática que permitiu que o Saluki permanecesse praticamente inalterado por milhares de anos, embora sempre tenha exibido uma ampla variedade de estilos. Parte dessa variedade vem da ampla distribuição da raça pelo Oriente Médio, com tribos diferentes favorecendo cães que eram melhor adaptados para caçar presas diferentes em terrenos diferentes.

Quando o Saluki chegou à Inglaterra no início dos anos 1900, apreciadores da raça garantiram que o padrão permitisse todas as variações na raça. Até hoje, o saluki vem em muitos estilos diferentes, todos eles igualmente corretos. O teste de fogo sempre foi o da habilidade de perseguição, e tanto os salukis criados para exibição quando aqueles diretamente do deserto ainda são adaptados para a captura de lebres, embora a maioria dos salukis seja ainda mais talentosa na captura de corações.

Artigos Relacionados