Informações Sobre a Raça e Características da Personalidade do Xoloitzcuintli

 

Inteligente, equilibrado, afetuoso e brincalhão, o Xoloitzcuintli é mais conhecido como o Mexicano calvo. Esse animal de estimação doméstico, primeiramente adequado para climas quentes, precisa apenas de exercício moderado.

 

Xoloitzcuintli At a glance
The Xoloitzcuintli Dog Breed

O Mexicano calvo precisa de protetor solar quanto é exposto ao sol.

Tamanho:

Faixa de Peso:

Macho: 4,54-13,61 kg  

Fêmea: 4,54-11,34 kg 

Altura na Cernelha:

Macho: 43,18 cm

Fêmea: 38,1 cm

Características:

Orelhas eretas (naturalmente)

Expectativas:

Necessidade de Exercícios: <20 minutos/dia

Nível de Energia: Médio

Faixa de Longevidade: 10-12 anos

Tendência a Babar: Baixa Tendência a Roncar: Baixa

Tendência a Latir: Moderada

Tendência a Cavar: Baixa Necessidade Social/de Atenção: Moderada

Criado Para:

Caçar, esquentar

Pelagem:

Comprimento: Sem pelo/Curto

Características: Liso

Cores: Carvão escuro sólido, ardósia, cinza avermelhado, fígado, bronze, rosa ou pintas cor de café

Cuidados com a Higiene: Alto

Reconhecimento do Clube:

Classificação do UKC: Cão de Companhia

Prevalência: Raro

Há dois tamanhos de Mexicano calvo — um tem 30,48 a 50,8 centímetros de altura e o menor, variedade miniatura, tem menos de 30,48 centímetros.

O Mexicano calvo maior pode pesar até 30 ou 35 libras (13 a 16 quilogramas).

Quando as pessoas nos Estados Unidos se referem ao Mexicano calvo, eles geralmente querem dizer o Xoloitzcuintli tamanho miniatura. Mas a Federacion Canofila Mexicana, A.C., o registro mexicano para todos os animais de estimação, considera os dois tamanhos como Xoloitzcuintli ou Mexicano calvo, e os diferencia como tamanho standard ou miniatura.

O Mexicano calvo tem cabeça compacta com orelhas de morcego alertas e em pé. O focinho é mais longo do que o crânio. Seu peito é considerado profundo e o estômago é musculoso e levantado. Seu dorso é reto e termina em uma garupa arredondada. A cauda é longa e fina. As patas do cão são como as de uma lebre.

Exceto por um tufo de pelo áspero sobre o crânio, o Mexicano calvo é de fato sem pelo. Consequentemente, o cão não solta pelo. Sua pele é macia, lisa e quente ao toque. Esses cães são cinza, cinza-preto ou bronze escuro, e alguns têm pintas rosa ou marrom.

Ao contrário de outros cães, o Mexicano calvo transpira pela pele, incluindo embaixo dos braços, e raramente arfa depois de exercício físico. Este cão também pode não ter todos os dentes, embora a maioria tenha os dentes da frente e os molares.

A expectativa de vida é de cerca de 10 a 12 anos.

Personalidade:

O Mexicano calvo é considerado inteligente, equilibrado, afetuoso e brincalhão. O cão também é protetor e late para intrusos.

Alguns Mexicanos calvos tremem facilmente, o que pode estar relacionado com nervosismo ou falta de calor.

Por causa do tamanho pequeno do cão, particularmente a variedade miniatura, ele pode não se dar bem com crianças que brincam de maneira bruta.

Morando Com:

O Mexicano calvo é um animal de estimação doméstico mais adaptado a climas quentes. Ele pode suportar caminhadas rápidas em tempo fresco se estiver protegido por agasalho ou capa.

Quando exposto ao sol, é preciso aplicar protetor solar para proteger sua pele. Alguns criadores de Mexicano calvo aconselham aplicar uma loção não oleosa após o banho para evitar o ressecamento da pele.

Ele tem necessidade moderada de exercício; brincar pela casa e caminhadas rápidas são o suficiente.

O Mexicano calvo geralmente consegue comer ração normal, embora não tenha todos os dentes.

História:

O Xoloitzcuintli é uma raça rara e antiga e às vezes é confundida erroneamente com o Crista chinês, outro cão sem pelo. Exceto pela falta de pelos, contudo, as duas raças são bem diferentes.

De acordo com as mesmas fontes, o Mexicano calvo foi trazido através do Estreito de Bering com os primeiros povos que vieram da Ásia para habitar o continente Americano.

Entretanto, crânios de cães que lembram o Mexicano calvo e datados de 3.300 anos foram encontrados no México. Isso levanta a possibilidade de que os Chinêses podem ter conseguido os seus sem cães pelo do México e que o Mexicano calvo se originou de fato no continente Americano. De fato, especula-se qu o Crista chinês pode ter sido originado do cruzamento do Mexicano calvo com o Chihuahua.

Os cães Mexicano calvo eram usados pelos povos antigos para uma variedade de propósitos incluindo companhia, caça e proteção. Também acreditavam que os cães tinham poderes de cura para males como a artrite. De fato, eles trocam mais calor corporal do que que cães que têm pelos, e cães com pelos são bolsas de água quente perfeitas. Hoje, eles são cães de companhia.

Artigos Relacionados