10 Dicas para se Preparar para Adotar um Cão

Published by
minuto ler

Adotar um cão pode ser arrebatador se você não souber por onde começar, mas levar para casa um filhote também é divertido e excitante! Esse marco é o primeiro momento de vínculo entre você e seu novo amigo fofo. Para ajudar a aliviar esse estresse, aqui estão dez coisas que você pode fazer para garantir uma transição suave para todos.

1. Reúna os Suprimentos Dele

Pegue tudo que você precisa para deixá-lo seguro e confortável antes de levá-lo para casa. Além do básico - uma coleira e guia, bem como tigelas de comida e água - você também precisará de uma cama de cachorro, um portão para animais de estimação, brinquedos, guloseimas e acessórios para higiene. Também é uma boa ideia ter almofadas de adestramento e limpador enzimático à mão para acidentes nos estágios iniciais do adestramento em casa.

2. Prepare Sua Casa

Parecido com preparar a casa para um bebê, é sempre uma ideia inteligente e segura preparar seu espaço antes que seu cãozinho chegue em casa. Caminhe pela casa e guarde itens que possam ser prejudiciais a filhotes pequenos ou excessivamente curiosos e pegue os itens que você não quer que sejam mastigados.

Você deve preparar o resto da família também: Discuta quais membros da família irão alimentar, passear e adestrar. Se outros animais já vivem na casa, certifique-se de que suas vacinas estão em dia para a segurança de todos. E se você tem gatos, você deve ter uma área livre de cães designada, onde eles podem se retirar, dando-lhes uma maneira de se acostumar com a excitação da nova chegada em seu próprio tempo. Isso pode parecer um exagero para alguns, mas esta preparação ajuda a manter seu cão seguro e facilita o processo de transição de todos.

3. Atribua um Espaço Seguro para Ele

Assim como você faria para animais de estimação existentes, faça o mesmo espaço privado para o novo. Alguns tutores têm uma aversão a caixas de cães, mas a organização sem fins lucrativos Best Friends sustenta que os cães de fato as veem como seu próprio quarto para descansar, como uma toca. Elas também servem como um lugar para se sentir seguro enquanto se adaptam. Se você preferir não usar uma caixa, é claro, use um portão para animais de estimação para bloquear um cômodo só para ele. Você pode visitá-lo lá para ajudar no processo de criação de vínculo, mas mantenha as crianças e outros animais de estimação fora por enquanto.

4. Planeje Como (e Quando) Trazê-lo para Casa

Se possível, tire alguns dias de folga do trabalho ou planeje pegar seu cão em um fim de semana quando tiver tempo livre. Mas não o pegue no começo de umas férias longas; se ele se acostumar com você constantemente em casa, ele pode desenvolver ansiedade de separação quando você voltar ao trabalho. Peça para outra pessoa levar você para buscá-lo ou ande junto para ajudar a confortá-lo enquanto você dirige. Não se esqueça de pegar a coleira e a guia e levá-lo direto para casa sem fazer nenhuma parada para distrair.

5. Mostre a Casa ao Seu Cão

Mantenha-o na coleira enquanto o deixa explorar e farejar dentro de casa. Mostre-lhe sua comida, cama e brinquedos e deixe-o saber o que está fora dos limites com comandos curtos, mas firmes, como “não” ou “saia”.

6. Explore o Quintal na Coleira

Cães adotados devem ter bastante tempo e espaço para farejar o novo ambiente. Se você designou um espaço em seu quintal para que ele faça as necessidades, leve-o até ele e recompense-o com um petisco quando ele usá-lo com sucesso.

7. Apresente a Família

A Animal Rescue League of Boston recomenda levar familiares e outros cães um de cada vez para conhecer o novo cão. Mantenha outros cães em suas coleiras e supervisione suas interações, tendo em mente que uma apresentação muito pesada pode fazer com que eles se tornem territorialistas com a nova chegada. Impeça que as crianças (e outros tutores) beijem ou abracem o cão (por mais fofo que ele seja), mas eles podem fazer amigos com uma fungada e um petisco.

8. Troque a Ração do Seu Cão Lentamente

Se você puder, inclua um pouco da ração que o abrigo ou criador estava alimentando e gradualmente troque a ração do seu cão para a marca que você pretende servi-lo regularmente, a fim de evitar problemas de digestão devido a uma mudança muito rápida.

9. Comece o Adestramento Imediatamente

Mesmo os cães adultos que foram previamente domesticados exigirão um pouco de adestramento em casa. Se você planeja treinar seu cão com a caixa, coloque-o na caixa imediatamente e pratique deixá-lo dentro dela - com um brinquedo - por curtos períodos enquanto você sai da casa para deixá-lo se acostumar. Interessado em adestramento de obediência formal? Você ainda vai querer começar a trabalhar com ele para estabelecer as regras desde o primeiro dia.

10. Leve-o para Ser Examinado por um Veterinário

Dentro de uma semana depois de trazê-lo para casa, você deve visitar um veterinário para fazer uma verificação de saúde e ter certeza de que ele receba todas as vacinas.

Adotar um cão é uma grande transição para o cão e sua família. Cobrir esses princípios básicos ajudará seu novo cão a se sentir seguro em seu novo ambiente e facilitará a ligação com seu novo amigo de focinho molhado.

Contributor Bio

Jean Marie Bauhaus Contributor Photo

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é autora de ficção e escritora e editora freelance que vive em Tulsa, Oklahoma. Ela escreve com frequência sobre animais de estimação e saúde de animais de estimação em seu escritório em casa, onde é assistida por uma colônia cheia de bebês peludos.

Artigos Relacionados

  • Os Prós e Contras de Adotar Dois Cães

    Você sempre quis um animal de estimação e como está preparando sua casa para receber um cão em sua vida, você não consegue decidir se deve adotar um ou dois cães.
  • Cercados para Cães: Como Manter Seu Cão em Uma Área Segura

    Você está procurando uma maneira de manter seu cão seguro e protegido? Há muitas opções de cercos para cães e é importante saber o que procurar antes de investir em um sistema de contenção de cães em sua casa.
  • Transporte e Viagens

    180680638 Como um membro bem comportado da sua família, seu cãozinho pode ser convidado a participar de reuniões de família ou a participar de um churrasco na casa do vizinho.
  • Evitando Devolver um Cão ao Abrigo de Animais

    Levar para casa um cão de um abrigo é sempre um dia emocionante. Afinal, você quer que o cão seja um companheiro íntimo por muitos anos. Mas, infelizmente, para alguns cães e donos adotivos, o relacionamento não dura.