Os Cães Podem Ser Veganos?

Publicado por:
minuto ler

Existem muitas controvérsias sobre alimentação vegana para cachorro. Enquanto algumas pessoas afirmam que seus cães possuem boa qualidade de vida com dietas veganas, muitos especialistas se preocupam se esse tipo de dieta realmente atende todas as necessidades nutricionais para que um cachorro vegetariano seja verdadeiramente saudável. Então, qual dos lados é o correto? Os cães realmente podem ser veganos?

Os Cães Podem Ser Veganos?

Bullmastiff puppy chewing on a carrotA resposta mais curta e simplista é sim. Tecnicamente falando, os cães podem viver bem com uma dieta vegana ou vegetariana, como afirma o Centro Médico Veterinário Cummings, na Universidade Tufts (site em Inglês). Embora seja comum acreditar que os cães são carnívoros como seus ancestrais lobos, e que, portanto, devem comer carne para sobreviver, essa informação está incorreta. Apesar de serem membros da ordem Carnivora (que, diga-se de passagem, também inclui o panda gigante - espécie que se alimenta, quase que exclusivamente, de bambus)  os cães são na verdade onívoros. O sistema digestivo desses animais é capaz de digerir e absorver nutrientes de frutas e vegetais de maneira muito eficaz. Além disso, alguns cães são alérgicos a algumas proteínas de origem animal e, nessas situações, os veterinários e especialistas em nutrição animal prescrevem dietas sem a inclusão de carne, especialmente formuladas para esses pets.

Apesar desses pontos levantados, a Universidade Tufts alerta que uma dieta para cães desprovida de gorduras e proteínas de origem animal é potencialmente perigosa e nunca deve ser instituída sem a supervisão de um profissional. 

Por Que Uma Dieta Vegana Pode Ser Perigosa Para Um Cão?

Formular dietas vegetarianas e veganas para cães que contenham todos os nutrientes necessários é uma tarefa extremamente difícil, até mesmo para um veterinário especialista em nutrição, diz a Universidade de Tufts. Embora seu sistema digestivo utilize fontes vegetais de forma satisfatória, fontes animais ainda são mais fáceis de serem processadas pelos cães. Frutas e vegetais são bons provedores de vitaminas e antioxidantes, mas não tem as quantidades necessárias de gordura e proteína. Proteínas derivadas de fonte de origem animal, como colágeno, elastina e queratina - que são essenciais para a saúde da pele, músculos e articulações - são difíceis, ou até impossíveis, de serem obtidas através de uma ração vegana. Para exemplificar como é difícil formular adequadamente uma dieta sem ingredientes de origem animal, em 2019 foi publicado um estudo científico que verificou todas as dietas veganas disponíveis no mercado brasileiro de petfood e concluiu-se que todas elas possuíam deficiências de um ou mais nutrientes essenciais em sua composição¹. No fim das contas, podemos dizer que, a menos que a dieta seja formulada com muito cuidado e por um veterinário especialista em nutrição, fornecer uma dieta vegana para seu cão pode comprometer sua saúde e deixá-lo mal nutrido.

Como Alimentar Seu Cão Se Você É Vegano?

O que fazer quando você é vegano? Se as motivações que levam a seu estilo de vida vegano são relacionadas à saúde, é importante dizer que os benefícios que você obtém com uma dieta vegana não se estendem ao seu cão. Esse impasse pode ser ainda mais difícil caso você seja vegano por razões éticas. Se você está tentando encontrar um equilíbrio entre alimentar seu pet com uma dieta mais saudável e permanecer fiel aos seus princípios, seguem algumas dicas que podem ajudar:

  • Converse com seu veterinário sobre suas preocupações. Ele pode direcioná-lo para algumas dietas de qualidade que substituam carne por ovos ou laticínios, além de ajudar com quaisquer dúvidas e pensamentos sobre como alimentar seu cão.
  • Considere alimentar seu cão com uma dieta a base de peixe.
  • Compre dietas de alta qualidade que utilizem ingredientes de origem ética.
  • Se você está absolutamente determinado a alimentar seu cão com uma dieta vegana, consulte um veterinário especialista em nutrição para desenvolver uma ração vegetariana nutricionalmente adequada.

Apesar de, teoricamente,  poderem existir cães veganos, como vimos ao longo do texto, esse questionamento pode ser muito mais complexo. Sabemos que esse tipo de dieta está longe de ser ideal e pode ser até perigoso em alguns casos. Ainda que seja de extrema importância se preocupar com o bem estar dos animais e com questões éticas pessoais, quando se trata da alimentação do seu melhor amigo, a vida e saúde dele devem estar em primeiro lugar.

Contributor Bio

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma mãe de estimação, blogueira e romancista de animais de estimação de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de um colo de bebês peludos.

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados