Como Alimentar Sua Cadela Grávida ou que Está Amamentando

Published by
minuto ler

A gravidez de uma cadela dura em média 63 dias, e a amamentação continua por mais algumas semanas. Este pode ser o momento mais importante na vida do seu cão quando se trata de nutrição precisa. Para uma cadela grávida ou amamentando, a desnutrição pode levar a sérios problemas de saúde e comprometer a saúde de seus filhotes.1 Fale com seu veterinário sobre as necessidades específicas da sua cadela e mantenha essas considerações nutricionais críticas em mente:

  • A ração para cadelas grávidas ou que estão amamentando deve incluir calorias suficientes para atender às necessidades crescentes de energia para a produção de leite e o crescimento dos filhotes
  • Aumento no teor de gordura ajuda a satisfazer a maior demanda por calorias
  • Alta digestibilidade é importante para ajudar a maximizar a ingestão de calorias de pequenas quantidades de ração
  • A produção de leite pela mãe e o crescimento ósseo de seus filhotes exigem mais cálcio e fósforo
  • Mais proteína é necessária para nutrir o desenvolvimento saudável dos filhotes
  • DHA para o desenvolvimento do sistema nervoso dos filhotes

 

Perguntas frequentes sobre gravidez, amamentação e nutrição

O que é digestibilidade e por que isso importa?

A alta digestibilidade se traduz em uma absorção mais eficiente dos nutrientes pelo organismo de uma cadela grávida ou que está amamentando. É importante porque ajuda uma cadela a maximizar a nutrição em cada bocada que ela come. Isso pode ser crucial porque há menos espaço no abdômen de uma cadela grávida.

Por que mais energia e gordura?

As cadelas grávidas e que estão amamentando têm necessidades energéticas muito elevadas. Na verdade, as cadelas que estão amamentando têm 4-8 vezes os requisitos de energia de cães adultos saudáveis. O aumento da gordura na nutrição precisamente equilibrada ajuda a fornecer mais energia.

Como devo alimentar minha cadela enquanto ela está grávida e amamentando?

Recomendamos alimentá-la com a ração Hill’s® Science Diet® Filhotes o mais cedo possível. Estas fórmulas apresentam nutrientes essenciais em quantidades suficientes e ajudam os filhotes em desenvolvimento a ter um ótimo começo de vida. Peça ao seu veterinário para recomendar uma destas rações para cães da Science Diet®:

 

Existem instruções especiais para alimentar minha cadela grávida ou que está amamentando?

Alimente a sua cadela grávida com a quantidade sugerida na embalagem da ração e continue alimentando-a com a ração para filhotes até que seus filhotes tenham terminado o desmame. Pergunte ao seu veterinário se você deve disponibilizar a ração para ela o tempo todo depois que os filhotes nascerem. Isso pode ajudar a desmamar os filhotes para uma refeição normal e você terá paz de espírito sabendo que as necessidades de energia de sua mãe estão sendo atendidas.

Quando devo desmamar meus filhotes?

A maioria dos filhotes começa a comer alimentos sólidos com 3-4 semanas de vida. O desmame deve ser efetivamente concluído em 6-7 semanas de vida.2 Você então precisará considerar qual ração para filhotes é apropriada para seus filhotes com base na raça e no tamanho esperado do seu corpo quando seus filhotes se tornarem cães adultos.

Quando devo ver o veterinário?

Visite o seu veterinário semanalmente, se possível, durante a gravidez e amamentação para verificar a condição da sua cadela e verifique se suas necessidades nutricionais estão sendo atendidas. É importante que você estabeleça um cronograma específico com seu veterinário para determinar com que frequência sua cadela deve ser examinada durante a gravidez e depois que os filhotes nascerem.


Comece os cuidados com os filhotes do jeito certo.


Manter um registro do peso, desenvolvimento e atividade de seus filhotes a cada 1 ou 2 dias2 pode ser muito útil para as avaliações de rotina de seu veterinário no primeiro ano de vida.

1.Small Animal Clinical Nutrition, 4th Edition. Normal Dogs; Pregnancy in Dogs; p. 238
2.Small Animal Clinical Nutrition, 4th Edition. Growing Dogs: Weaning Period; p. 247

Artigos Relacionados

Produtos Relacionados