Dicas de Adestramento para Ensinar Seu Filhote a Usar o Banheiro e Evitar Acidentes em Casa

Published by
minuto ler

Adestrar seu filhote para usar o banheiro é uma das primeiras coisas que você vai fazer para ajudá-lo a se familiarizar com sua nova casa e há muitas maneiras de fazer isso. Experimente estas sete sugestões para que você e seu cãozinho tenham sucesso.

1. Escolha Um Lugar para o Banheiro

Antes de começar a adestrar seu novo amigo sobre o banheiro, decida onde gostaria que ele "fosse" do lado de fora da casa. Você tem um quintal? Direcione-o para um local que seja rápido para chegar da porta. Os cães que moram em apartamentos também devem ser capazes de identificar um terreno natural, de fácil acesso, que não atrapalhe o tráfego de pedestres - ou carros.

Depois de determinar onde levará seu cão durante essa fase do adestramento, lembre-se de levá-lo para a mesma área toda vez que ele sair para fazer suas necessidades. Os cães podem cheirar seu território, então a consistência é importante quando você está adestrando um filhote para usar o banheiro.

2. Aprenda os Sinais da Necessidade de Ir

Seu novo filhote pode não falar a mesma língua, mas ele está tentando lhe dizer que ele precisa ir ao banheiro. Felizmente existem certos sinais para os quais você pode vigiar. Traga o seu cão imediatamente para o seu lugar especial quando ele estiver:

    West Highland White Terrier waiting at the front door of a home
  • Cheirando suas partes traseiras
  • Andando em círculos
  • Latindo ou arranhando a porta
  • Cheirando o chão
  • Agachando-se.

Ele pode mostrar o último sinal um pouco tarde demais, mas esteja pronto para abrir a porta de qualquer maneira para que ele saiba que sua área usual está disponível antes que ele vá para o lugar errado.

Você precisará levar seu cão rapidamente para fora quando vir qualquer um desses sinais, então planeje com antecedência. Mantenha uma coleira à porta, permitindo que você o leve para fora o mais rápido possível. Uma vez  que ele descobre onde sua área especial fica, ele vai voltar lá por conta própria. Apenas não se esqueça de escolher o mesmo lugar toda vez que seu cão precisar se aliviar.

3. Faça os Horários das Refeições no Mesmo Horário

Ao adestrar um filhote para usar o banheiro, mantenha todos os horários de refeição e lanches programados. Isso é útil por dois motivos: primeiro, as refeições programadas ensinam seu cão quando ele pode comer durante o dia. Em segundo lugar, se você estiver alimentando seu cão em horários específicos, você pode acompanhá-lo e levá-lo ao seu lugar para fazer suas necessidades com a expectativa de que ele estará pronto para ir logo depois que terminar de comer.

4. A Tigela de Água

Se o seu cão é um bebedor de água intenso, é provável que ele também seja um urinador frequente. Para descartar qualquer acidente, leve seu filhote para fora logo após beber durante a fase de adestramento do filhote, para que ele esteja no lugar certo na hora certa.

5. Vá Lá Fora Com Frequência

Se você quer ter certeza de que seu cão mantém o penico do lado de fora, você terá que trazê-lo para fora regularmente. Como regra geral, é uma boa ideia levar seu filhote logo pela manhã, depois de comer, e sempre que você vir alguma pista que ele precise ir. Para filhotes realmente jovens, é sempre uma boa ideia tirá-lo de hora em hora para evitar acidentes até que você tenha uma ideia melhor da frequência com que ele faz suas necessidades. Então, ao longo do tempo, você pode prolongar o tempo entre as viagens para fora até que esteja confiante de que ele lhe dirá quando ele precisa sair sozinho. Você também deve trazer o seu cão para fora antes de ir dormir - às 3:00 da madrugada você será grato por isso. Os cães devem ser levados para fora dentro de trinta minutos após cada mamada para estimular a evacuação.

6. Elogiar Ajuda

Todo mundo gosta de saber quando está fazendo um bom trabalho e seu filhote irá prosperar com esse reforço positivo. Não importa se você o elogia com petiscos ou diga "bom trabalho" enquanto o acaricia. Apenas certifique-se de que ele sabe que você aprecia os esforços dele para fazer as coisas da maneira certa.

7. Aborde os Acidentes Com Calma

Quando seu cão faz as necessidades dentro de casa, fique calmo e tranquilo ao abordar a situação. Redirecione-o para fora em seu lugar designado imediatamente, mas entenda que os acidentes são uma parte natural do processo de adestramento para usar o banheiro. Tenha paciência e não desista! Nunca castigue um cão por acidentes, pois isso pode agravar a situação e resultar em mais acidentes em casa.

A coisa mais importante que você pode fazer é limpar a área o mais rápido e melhor possível. Se o seu cão cheirar urina ou fezes em sua casa, ele ficará confuso e achará que não há problema em se aliviar no futuro. Enquanto ele souber onde marcar seu território, ele terá menos problemas. Ao limpar o local sujo, certifique-se de usar produtos de limpeza seguros para animais de estimação e mantenha-o longe da área enquanto seca.

8. Preparando-se para Situações Variadas

Há uma série de situações que podem surgir durante a fase de adestramento do seu cão para o qual você vai querer estar preparado. Abaixo estão alguns cenários para se preparar contra:

Apresentando Seu Filhote a Novas Pessoas e Lugares

Depois de receber um novo filhote, você provavelmente vai querer mostrá-lo para amigos e familiares. A emoção de saudar qualquer novo estranho às vezes pode ser demais para a bexiga do seu cão. Saber disso com antecedência pode ajudá-lo a se preparar para evitar acidentes. Certifique-se de levá-lo para fora antes de apresentá-lo a alguém novo durante a fase de adestramento do banheiro; isso inclui tanto em sua própria casa ou em um novo lugar.

Além disso, se você levar seu filhote para a casa de um amigo ou membro da família com outros cães, ele pode farejar e tentar marcar seu território, então fique de olho  e leve-o para fora com frequência. Ele pode marcar quantos arbustos quiser fora de casa.

Viajando com um Filhote em Adestramento para Usar o Banheiro

Só porque você tem um novo cãozinho não significa que você tenha que colocar sua vida em espera. Você ainda pode ser atraído para fazer uma viagem para encontrar melhor clima e emoção. Se este for o caso, você precisa decidir se vai levá-lo com você ou se alguém cuidará dele enquanto você estiver fora. Se você decidir levá-lo com você, é importante que você o leve lá fora antes de sair e pare a cada duas horas para deixá-lo fazer suas necessidades. Ninguém no carro vai querer lidar com um carro que cheira a urina de cachorro toda a viagem... ou pior. Se você decidir hospedar seu cão ou se um membro da família/amigo vai cuidar do seu cão, certifique-se de informá-lo de que ele está no meio do adestramento para o uso banheiro. Dê-lhes instruções passo-a-passo sobre como você está trabalhando com ele para mantê-lo consistente. Há menos coisas mais difíceis para um cão entender do que quando não há consistência em seu adestramento.

Planejando-se para o Mau Tempo

Sem dúvida, você experimentará algum mau tempo em algum momento durante a fase de adestramento de banheiro do seu cão, então você vai querer estar preparado para isso. Se estiver chovendo, você não pode esperar que seu cão segure sua bexiga, então tenha certeza de manter um grande guarda-chuva perto da porta para manter você e seu cão secos. Além disso, ter uma toalha para secar os pés depois de sair ajuda a evitar ter que limpar um tipo diferente de acidente de patas enlameadas em tudo. Se nevar, seu novo filhote pode ficar um pouco confuso sobre o que é esse novo material branco que está por todo o chão. Não há problema em deixá-lo explorar e brincar um pouco, mas lembre-se de que os cães podem ficar resfriados como os seres humanos, então você vai querer limitar sua exploração e garantir que ele faça suas necessidades. Se ele tem um ponto comum para ir ao banheiro, você pode  pegar uma pá de neve e abrir caminho para que ele possa se aliviar de uma maneira mais familiar. Mais uma vez, a consistência é fundamental ao adestrar seu filhote.

Mudança

Quer o seu cão seja um filhote novo ou um cão adulto bem treinado, a decisão de mudar de um lugar para outro pode, às vezes, causar um estresse adicional ao seu cão. Tenha isso em mente, pois ele desejará explorar seu novo local e talvez até tente marcar seu território. Para ajudá-lo a se aclimatar ao novo ambiente, leve-o imediatamente ao local onde você gostaria que ele se aliviasse como fez em sua casa anterior. Leve-o para fora com frequência para este local, e recompense-o com elogios ou mimos quando ele for ao banheiro aqui para reconstruir sua associação com um bom comportamento. Também pode ser uma boa ideia restringi-lo a pequenas áreas da nova casa até que ele comece a se familiarizar mais com sua rotina de banheiro. Você não quer acabar encontrando uma surpresa em uma parte da casa em que você não sabia que ele tinha acesso.

Seja qual for a situação, a melhor coisa que você pode fazer é tentar manter a calma de seu melhor amigo peludo. Cães empolgados, estressados ou assustados são mais propensos a acidentes em casa, mesmo que sejam o cão mais bem adestrado.

9. Problemas Maiores

Finalmente, se o seu adestramento não parece funcionar com o seu cão,  uma visita ao veterinário poderá valer a pena. Urinar ou defecar com frequência na casa pode ser um sinal de um problema de saúde maior. Se isso é algo que você suspeita, entre em contato com o consultório do seu veterinário imediatamente e informe sobre sua preocupação. Eles podem simplesmente recomendar uma simples mudança na sua rotina de adestramento ou uma mudança na ração dele, mas, para problemas maiores, você ficará feliz em ligar mais cedo do que mais tarde.

Biografia da Colaboradora

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode informar - e até mesmo transformar - seu públicoalvo. Seus textos podem ser encontrados em toda a internet e impressos e incluem entrevistas, ghostwriting, posts em blogs e não-ficção criativa. Erin é uma nerd por SEO e todas as mídias sociais. Ela se formou na Fairfield University com M.F.A. em Escrita Criativa. Encontre-a no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela emhttp://erinollila.com.

Artigos Relacionados