Como um Cão de Família se Tornou um Cão de Terapia Certificado

Published by
min read

Quando você pensa em cães de serviço, você pode imaginar cães altamente treinados criados desde filhotes para realizar tarefas especializadas para pessoas com deficiências físicas. Você pode se surpreender ao saber que os cães de serviço vêm em muitas formas e tamanhos e oferecem uma grande variedade de serviços. Você pode ser ainda mais surpreso ao descobrir que treinar um cão de serviço é muitas vezes realizado por tutores como você. Continue lendo para descobrir se o seu cão pode ter o que é preciso para se tornar um cão de serviço qualificado - e se você tem o que é preciso para ser um treinador de cães de serviço.

Um Novo Melhor Amigo

Man and woman pose for picture holding their shih tzu

Joy and Billy Carr were still grieving the recent loss Joy e Billy Carr ainda estavam lamentando a recente perda de seu companheiro peludo de longa data, Bubba, quando um novo teste entrou em suas vidas: Billy precisou de cirurgia para remover um tumor no cérebro. Felizmente, a cirurgia correu bem e, após Billy receber alta do hospital, o casal sabia que tinha chegado a hora de ter um novo cão. Eles visitaram um evento de adoção em sua cidade natal de Tulsa, Oklahoma naquele mesmo dia. Billy sentou-se para descansar enquanto sua esposa examinava os filhotes disponíveis e, quando voltou, descobriu que Billy já havia feito amizade com um shih tzu mestiço de dois anos de idade em um canil próximo. "O cão estava quieto e calmo em meio a todo o caos de pessoas e cães latindo e chorando", diz Joy. "Billy pediu para ver o cão, e quando voltei para ele, [eles] já eram melhores amigos. Sherman era o cara. [Ele] estava do lado de Billy nas semanas em que Billy tinha que ficar em casa como parte de sua recuperação da cirurgia".

Um Cão de Serviço Nascido

Joy,  bibliotecária da Tulsa Public Schools, envolveu-se com uma campanha de doação para a Tulsa SPCA, em dezembro de 2014. Durante o passeio, ela aprendeu sobre o programa Pets are Love (PAL), um programa voluntário em que cães de terapia qualificados fazem visitas a residentes de instalações de vida assistida. À medida que ela aprendeu sobre os requisitos do programa, ela sabia que Sherman seria um excelente ajuste. "Sherman é incrivelmente social", diz Joy. "Ele gosta de conhecer pessoas! Ele também é muito sensível às nossas emoções; ele sempre parece vir para o nosso lado quando estamos tristes ou estressados. Achamos que seria benéfico para ele ser uma espécie de cão de terapia." Então, ela começou a se tornar uma treinadora de cães de serviço.

Obtendo Certificação

Para os Carrs, treinar um cão de serviço para servir como cão de terapia era menos envolvido do que se poderia esperar. Para se tornar certificado, Sherman primeiro teve que passar por um "Teste de Bom Cidadão", que envolveu ser abordado por um grupo formado por crianças e adultos. Um testador escondido no grupo colocou Sherman em uma série de testes projetados para avaliar seu temperamento e como ele reagiria em situações estressantes. Estes incluíam puxar o rabo de Sherman, gritar, abrir um guarda-chuva na frente dele e jogar uma lata de refrigerante cheia de pedrinhas na frente dele. "Parece um teste brutal", diz Joy, "mas é absolutamente necessário saber como os cães reagirão [sob estresse] ... Sherman fez um ótimo trabalho!"

Vida Com Um Cão de Serviço

Segundo Joy, Sherman gosta de conhecer os residentes assistidos e o sentimento é mútuo. "Muitos deles compartilham conosco histórias sobre animais de estimação que tiveram no passado ou que tiveram que deixar para trás quando chegaram ao centro de convivência." Quanto aos tutores de Sherman, eles adoram poder iluminar a vida dos moradores e, ao mesmo tempo, enriquecer a vida de seu cãozinho querido. “Mesmo assim, eles estão atentos às necessidades e limites de Sherman." Ele adora ver todo mundo, mas como nós, humanos, ele chega a um ponto no qual está acabado e precisa de um descanso."

Embora os Carrs pretendam continuar trazendo Sherman em visitas mensais aos centros assistidos, pode haver uma oportunidade de expandir seus serviços no futuro. Uma jovem bibliotecária da biblioteca do condado de Tulsa, Joy acredita que Sherman pode ser uma boa combinação para um evento de leitura mensal em sua biblioteca que permite que as crianças se sentem e leiam com um cão de terapia certificado. "Eu adoraria ver isso acontecer!" diz Joy. "Seria ótimo poder tê-lo no trabalho comigo também".

Se você acha que seu cãozinho pode ter o que é preciso para ser um cão de terapia, visite o site do American Kennel Club para uma lista de organizações de certificação de cães de terapia que podem fornecer informações sobre o treinamento de um cão de serviço.

Fonte da Imagem: Joy e Billy Carr

Biografia da Colaboradora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é mãe de estimação, blogueira e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde ela geralmente escreve sob a supervisão de uma colônia cheia de bebês peludos.

Related Articles

  • Ensinando Seu Filhote a Não Sujar a Casa

    Os princípios fundamentais do treinamento doméstico de um cão são muito simples. Você quer ensinar o filhote a fazer suas necessidades em um local ou superfície específicos, prevenindo simultaneamente o hábito de sujar áreas ou superfícies proibidas.
  • Treinamento: Reforços Positivos Para seu Cão

    Mesmo que seu cão não seja mais um filhote, nunca se esqueça de uma regra muito importante: "Nunca parta do princípio de que os bons comportamentos ocorrem naturalmente."
  • Introdução a Adestramento e Comportamento

    Você pode transformar seu filhote fofo e indisciplinado em um super-cãozinho, basta dedicar algum tempo para moldar os comportamentos e a personalidade que você quer que ele tenha quando adulto.
  • Cinco Dicas para Ajudar a Adestrar Seu Filhote

    Trazer para casa um novo filhote é um momento emocionante para vocês dois, mas quando vocês não estiverem ocupados seu novo animal de estimação precisa aprender qual comportamento é aceitável.