saúde digestiva para cães

Quais são os problemas digestivos dos cães?

Um distúrbio digestivo é qualquer situação de saúde que impeça seu cão de digerir adequadamente os alimentos ou altere a taxa de passagem dos alimentos pelo trato digestivo. Não ignore os sinais! Se o seu amigo peludo estiver apresentando sintomas de distúrbios digestivos, procure orientação imediata do seu veterinário.

Mulher com cobertor amarelo acariciando um cachorro pequeno no sofá

Conheça os sinais de aflição

Alguns sinais dos problemas digestivos do seu cão são fáceis (e nojentos) de detectar. Certifique-se de consultar o seu veterinário se o seu cão apresentar algum destes sinais:

  • Vômito
  • Diarreia ou fezes moles
  • Mudança de apetite
  • Flatulência
  • Barulho gorgolejando
  • Constipação
  • Inatividade repentina ou depressão
  • Coceira na pele/orelhas

O que causa problemas digestivos em cães?

Os distúrbios digestivos podem ocorrer por vários motivos, e qualquer um deles pode fazer com que seu cão não se sinta muito bem. Aqui estão algumas das causas mais comuns de problemas estomacais em cães.

 

Golden Retriever em uma mesa veterinária ao lado do veterinário
  • Gastroenterite aguda

    Esta é a causa mais comum de dor de estômago em cães. Geralmente consiste em vômito e diarréia que começa repentinamente, mas também pode ser apenas diarréia. Pode ser causado por muitas coisas, como comer algo desagradável (os cães adoram fazer isso!), Parasitas, vírus e corpos estranhos.

  • Enteropatia crônica ou doença inflamatória intestinal

    As enteropatias crônicas aparecem mais lentamente e tendem a durar muito tempo. Diarréia e perda de peso são sinais comuns. Novamente, pode ser causado por muitas coisas diferentes, como reações adversas a alimentos e genética.

  • Colite

    O cólon faz parte do intestino grosso e, quando inflama, é chamado de colite. A maioria dos cães apresenta os mesmos sinais: parecendo que precisam ir embora com urgência, podem se esforçar, mas não sai muito. Um dos sinais clássicos de colite é sangue fresco e/ou muco nas fezes.

  • Pancreatite

    Esta é uma condição séria em cães e pode ser fatal. Os sinais comuns de pancreatite incluem vômitos repentinos, depressão e falta de apetite. É também uma condição muito dolorosa, por isso o seu cão pode ficar inquieto e adotar a posição de “reverência” para tentar aliviar a dor. Se você tiver alguma dúvida de que seu cão possa ter pancreatite, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

  • IPE (insuficiência pancreática exócrina)

    Este nome que parece complicado descreve uma condição em que os cães carecem de certas enzimas necessárias para a digestão. O pâncreas produz alguns deles e, quando faltam, o alimento passa direto sem absorver os nutrientes. Cães com IPE tendem a ter muita fome, mas ainda assim perdem peso e parecem estar em más condições. Como não digerem bem a gordura, suas fezes podem ter uma cor acinzentada. Algumas raças, como os pastores alemães, são mais propensas a isso do que outras.

  • Alergias a comida

    Os cães podem reagir mal a certos alimentos por uma série de razões, chamadas reações alimentares adversas. As verdadeiras alergias alimentares são mais raras do que as pessoas pensam e tendem a ser causadas por proteínas em alimentos como carne bovina e frango. As alergias alimentares podem causar vômitos, diarréia e também problemas de pele como coceira.

  • Constipação

    Quando os cães estão constipados, eles acham difícil fazer cocô e podem ir ao banheiro com muito menos frequência. A constipação pode ser causada por muitas coisas, como comer ossos, desidratação ou intestino lento, tornando as fezes secas e difíceis de serem eliminadas.

Como você pode ajudar?

Primeiro, se você suspeitar que seu cão está sofrendo de um distúrbio digestivo, converse com seu veterinário sobre os tratamentos que podem ajudar. Você pode ajudar ainda mais seu cão ajudando a reduzir a quantidade de gatilhos de estresse em seu ambiente com algumas dessas sugestões:

 

Cão pequeno feliz sendo acariciado no quintal

Fique com uma rotina

Cães adoram previsibilidade. Saber que eles podem antecipar quando você chegará em casa, quando as refeições aparecerão e quando é hora de passear ajudará a reduzir ao mínimo a ansiedade do seu cão.

Veja Dicas

Cão da raça Dachshund com arnês vermelho

Acessórios

Há uma variedade de produtos no mercado destinados a ajudar a acalmar seu cão. Peça ao seu veterinário uma recomendação que possa ajudar a lidar com a resposta ao estresse do seu cão em situações indutoras de ansiedade.

Saber mais

Cão olhando para a tigela do chão da cozinha

Considere sua nutrição

Alimentos feitos com ingredientes altamente digeríveis podem ser suaves para dores de barriga. Pergunte ao seu veterinário sobre como trocar a comida do seu cão e como fazê-lo sem perturbar ainda mais o estômago do seu cão.

Ver opções

Centro de Cuidados com Animais de Estimação da Hill

Visite o Hill s Pet Care Center para obter mais informações e artigos sobre como você pode ajudar seu cão ou gato a se manter saudável.