O que são distúrbios digestivos caninos?

Um distúrbio digestivo é qualquer condição que impeça a digestão adequada ou altere o ritmo no qual os alimentos passam pelo trato digestivo do seu cão. Problemas digestivos em cães são uma das causas mais comuns de consultas nas clínicas veterinárias.

Conheça os pontos de atenção

Cachorro com seu dono

Alguns sinais de problemas digestivos do seu cão são fáceis de detectar. Certifique-se de consultar o seu veterinário se o seu cão apresentar algum destes sinais:

  • Vômito
  • Diarréia ou fezes moles
  • Mudança de apetite
  • Flatulência
  • Barulhos intestinais
  • Constipação
  • Inatividade ou depressão

O que causa  problemas digestivos em cães?

Os distúrbios digestivos podem ocorrer por vários motivos, e qualquer um deles pode fazer com que seu cão não se sinta bem. Aqui estão algumas das causas mais comuns de problemas digestivos e estomacais em cães.

Cachorro fofo no ombro do dono
Cachorro comendo na tigela de comida

Sensibilidade Alimentar

A sensibilidade alimentar é uma reação aos ingredientes dos alimentos que o organismo do seu cão não tolera. Também é conhecido como Reação Adversa a Alimentos, ou RAA. Esse problema comum pode ser uma reação imunológica ou não. 

As sensibilidades alimentares são um problema individual, e embora cada cão seja diferente, a maioria das sensibilidades alimentares envolve ingredientes comuns aos quais seu cão foi exposto anteriormente, como: carne bovina, frango, laticínios ou trigo. Se o seu cão tem diarréia regularmente e vomita principalmente após comer, ele pode ter sensibilidade alimentar.

Estresse em cães

Assim como as pessoas, alguns cães são mais sensíveis à mudança do que outros. Estresse crônico ou ataques frequentes de estresse a curto prazo, podem causar uma série de reações negativas, incluindo distúrbios digestivos.

As causas incluem:

  • Mudança na rotina diária (exposição a novas pessoas, lugares ou coisas, um novo bebê, hóspedes, mudanças nos horários domésticos)
  • Ruídos altos (como fogos de artifício ou trovoadas)
  • Mudança de ambiente (mudança para uma nova casa ou viagem de férias)
  • Invasão de espaço pessoal (perturbação do descanso ou muitos abraços)
  • Separação dos membros da família.
Filhote de beagle olhando para fora

Outras Causas

Inflamação do estômago

Inflamação e irritação no estômago do seu cão (gastrite)

Inflamação do estômago

Inflamação do intestino delgado ou grosso do seu cão (enterite, colite)

Inflamação do estômago

Crescimento excessivo de bactérias no intestino do seu cão

Inflamação do estômago

Inflamação do pâncreas do seu cão (pancreatite) ou enzimas digestivas insuficientes

Como você pode ajudar?

Primeiro, se você suspeitar que seu cão está sofrendo de um distúrbio digestivo, converse com seu veterinário sobre os tratamentos que auxiliam a reduzir a quantidade de gatilhos de estresse em um ambiente com algumas dessas sugestões:

Cachorro feliz senta no colo do dono

Defina uma rotina

Cães adoram previsibilidade. Saber que ele pode prever quando você chegará em casa, quando as refeições aparecerão e quando é hora de caminhar, ajudará muito a encontrar ordem e paz em seus dias.

Garotinho de pijama toca violão para cachorro

Socializar

Quando os cães são bem socializados, eles não apenas foram expostos a uma grande variedade de pessoas, animais, visões, sons e situações, mas também têm associações positivas com esses eventos. Garantir que os passeios sejam experiências agradáveis para o seu cão ajudará a mantê-lo relaxado.

Cachorro e dono tocam o nariz em uma caminhada

Acessórios

Existem vários produtos destinados a reduzir o estresse em cães, como coletes de acupressão. Esses produtos não atuam na raiz do problema, mas podem ajudar a aliviar o estresse imediato.

Pergunte ao seu veterinário sobre como a ciência pode ajudar no cuidado digestivo

Prescription Diet Gastrointestinal BIOME

Cuidando do seu cão

anchor