Por Que o Seu Gato Gosta de Se Esconder em Espaços Estreitos Escuros

Published by
minuto ler

Não é segredo que quando as coisas saem do controle na sua casa, os gatos buscarão o lugar mais sossegado e mais recluso para fugir do caos. Mas por que o seu gato está se escondendo no canto mais longe do guarda-roupa do seu quarto? Por que de modo geral os gatos gostam de se esconder?

Tudo isso é parte do comportamento instintivo do seu amigo felino. Embora ele seja domesticado, os seus ancestrais buscavam espaços reclusos para parir filhotes e procurar abrigo contra predadores, de acordo com a VetStreet. É por isso que aquela caixa de papelão despretensiosa, na qual chegou sua última compra pela internet se torna o lugar perfeito para o seu gatinho se esconder. Ele adora a segurança que aquelas quatro paredes fornecem. Poderá haver momentos em que o seu bebê peludo irá se esconder por estar estressado, diz a PetMD. No entanto, geralmente ele está só de boa em um desses fabulosos esconderijos para dar um tempo em seu dia agitado. Aqui seguem alguns dos esconderijos mais comuns:

Dentro da Caixa

O esconderijo mais comum é uma simples caixa de papelão (seja uma caixa de sapatos ou caixa de refrigerante). Ela oferece um espaço tranquilo para o seu companheiro felino e quanto menor, melhor. Além do calor gerado pelo isolamento do papelão, as quatro paredes da caixa dão a segurança e conforto que ele almeja. Fora isso, ele pode espiar você – e qualquer outra pessoa que invada o seu território – ao olhar para cima e para todos os lados. “Para evitar uma guerra por território”, aconselha a Petcha, “tenha pelo menos uma caixa para cada gato da casa e então adicione mais uma caixa.” Colocar diversas caixas de diferentes tamanhos de modo estratégico pela casa aumentará também a hora de brincar do seu amigo felino. As caixas também são legais porque fornecem um lugar próprio para o seu gato arranhar sem danificar nada seu de valor.

Debaixo da cama

Gato cinzento com olhos amarelos, embrulhado em lençóis xadrez azul.

Debaixo dos lençóis da cama ou debaixo dos travesseiros da cama. Sejamos francos: Os gatos simplesmente amam o conforto da cama de seu dono tanto quanto você, algo que você já sabe se for um dono de gato. Ao dar uma festa em sua casa, você tipicamente encontrará o seu gatinho debaixo da cama por ser um espaço escuro, sossegado e muito estreito para caber um humano. Em outras palavras, é perfeito para os momentos em que estiver se sentindo tímido.

Dentro do Cesto de Roupas

Gato cinzento enrolado em um cesto de roupa branca.

A afeição por se esconder sobre, dentro ou debaixo de uma cama se transfere pelo amor por cestos de roupas, de preferência repleta com roupas limpas, secas, acabadas de sair da máquina de levar, pois o seu guarda-roupa oferece o mesmo conforto que os lençóis da cama. Se você encontrar o seu gato escondido dentro do cesto, você pode mesmo culpá-lo? Afinal, não é muito diferente do que uma pessoa que se aconchega debaixo de cobertores quentes. Este pode ser um hábito que você queira interromper, pois por melhor que seja colocar uma roupa quentinha, acabada de sair da máquina de lavar, pode não ser tão bom se coberta de pelos de gato.

Dentro do Guarda-Roupa

O que não amar em um guarda-roupa escuro? Os gatos amam este espaço por terem pelo menos duas paredes resistentes para segurança e grande quantidade de tecido macio para se aconchegar. Outra vantagem de um guarda-roupa é que o espaço fechado bloqueia grande parte dos sons emanados do resto da casa, assim, o seu gatinho poderá tirar a soneca do dia. Este é um ótimo esconderijo para o seu gatinho quando você dá uma festa ou se ele estiver se escondendo de você por ser a hora de amparar suas unhas ou hora do banho. Apenas certifique-se de estar preparado. Ver alguns olhos espiando no escuro enquanto você troca os sapatos poderá dar um baita susto.

Dentro da Pia

Chita preta e laranja, deitado na pia do banheiro.

Você poderá ficar espantado na primeira vez que você pegar o seu gato relaxando dentro da pia do banheiro, mas na verdade é um ótimo lugar. Para os principiantes, a pia do banheiro é do tamanho certo para caber o seu amigo peludo e oferece o abrigo que ele precisa, semelhante à caixa de papelão. Além disso, ele acha o frescor da pia confortável e a proximidade da água corrente para brincar é um bônus. Não fique surpreso se ao puxar a cortina do banheiro você encontrar o seu gato sentado na banheira. Embora seja uma estrutura muito maior, a banheira também é um esconderijo de quatro paredes incrível.

Portanto, não jogue fora aquelas caixas vazias, nem guarde as roupas lavadas tão cedo, nem arrume o guarda-roupa. Oferecer ao seu gato coisas que ele precisa para criar o esconderijo de gato perfeito ajudará a mantê-lo calmo e sem estresse.

Fontes da imagem: Christine O'Brien

Contributor Bio

Christine O'Brien

Christine O'Brien

 

Christine O'Brien é escritora, mãe e dona de gato de longa data, os seus dois azuis russos dominam a casa. O seu trabalho também pode ser visto em Care.com, What to Expect, e Fit Pregnancy, onde ela escreve sobre animais domésticos, gravidez e vida de família. Encontre e a siga no Instagram e Twitter @brovelliobrien.

 

Artigos Relacionados

  • O Que o Miado do Seu Gato Realmente Significa

    O ‘miado’ de um gato não é simplesmente um som felino. Na realidade, é um método de comunicação surpreendentemente sofisticado. Os hábitos de vocalização e a voz do gato são individuais assim como a voz de uma pessoa. Você pode ter um gato que mal sussurra ou um que seja extremamente falante. Diferentes raças terão também diferentes sons de miado.
  • Sinais Que Seu Gato Está de Luto e Como Você Pode Ajudar

    Pouca atenção é dada ao assunto sentimento de luto em gatos, principalmente por que muitas vezes eles são vistos como animais independentes que retêm muito da sua natureza ‘selvagem’. No entanto, os gatos de fato exibem mudanças comportamentais após a perda de um outro gato e às vezes eles podem ser difíceis de entender.
  • A anatomia especializada de seu gato

    Compreender o funcionamento do organismo de seu gato é essencial para lhe oferecer o melhor tratamento. Dedique um minuto para examinar seu animal da cabeça à cauda e descobrir como funciona seu corpo.
  • Arranhando corretamente

    Os gatos arranham e escalam para demarcar o ambiente com seu cheiro e marcações visuais, afiar as garras e alongar-se.

Produtos Relacionados